8 maneiras de economizar energia na indústria

Com o constante crescimento da preocupação com a sustentabilidade, aumentam na mesma medida os esforços para a economia de energia na indústria. Com análises de retorno financeiro de médio e longo prazos, se constata que, por meio de mudanças de comportamento, pequenas reformas e troca de equipamentos, é possível um significativo ganho financeiro. Além disso, economizar energia na indústria contribui também para manter uma boa imagem da empresa diante de um mercado cada vez mais exigente. O planeta agradece!

Neste contexto, é importante que os tomadores de decisão dentro das empresas não caiam em algumas armadilhas. Por exemplo, gastar grande quantia de dinheiro investindo em um caro sistema de reuso de água e, por outro lado, manter um processo produtivo cheio de desperdícios.

 

Princípio da economia de energia na indústria

Os investimentos e as ações nas indústrias devem visar melhorar a eficiência do negócio, sendo que este objetivo passa, impreterivelmente, pela redução de custos. No mercado há várias consultorias e profissionais especialista nesse segmento que podem garantir o sucesso dos investimentos neste aspecto, inclusive coordenando as ações que devem ser implementadas.

 

No entanto, com um bom planejamento e empenho, o próprio gestor da empresa poderá, a partir das 8 dicas abaixo, iniciar um excelente plano de economia de energia. Vamos a elas?

 

8 Dicas para economizar energia na indústria

como economizar energia na indústria

 

1. Aproveite a iluminação natural.

Mudanças de lay out podem diminuir o espaço entre as áreas de trabalho e as janelas. Além de utilizar menos luminárias, haverá diminuição do uso de ar condicionado. Dê preferência para as salas maiores, com menos divisórias. Assim, o ar circula de maneira muito mais eficiente.

 

2. Transforme em “amigas”, partes da estrutura física da sua empresa, consideradas “inimigas”.

A cobertura do imóvel, que habitualmente é fonte de constantes vazamentos e reclamações, pode receber um revestimento 100% Silicone, que além de resolver definitivamente a ocorrência de infiltrações, é aplicado sem a geração de entulho.

Finalmente a alta propriedade de refração deste silicone de alto desempenho na cor branca diminui a temperatura da edificação. Logo, gasta-se menos com refrigeração e aumenta-se consideravelmente a capacidade de captação dos painéis solares eventualmente instalados na cobertura. Só a economia com refrigeração, quando comparada a um telhado preto comum no verão, pode chegar a 35%.

Saiba tudo sobre a Solução 100% Silicone.

 

3. Reaproveite a energia gerada pelo seu processo de produção.

Por exemplo: Se há um forno constantemente aceso, estude a possibilidade de instalar ao seu redor serpentinas metálicas com água. Por meio de encanamentos, essa água quente poderá ser distribuída para chuveiros, pias ou demais processos que a necessitem.

 

4. Fuja do horário de pico das concessionárias de energia elétrica.

Não realize, entre 18 e 21 horas, atividades do processo produtivo que consomem muita energia. Isso diminuirá significativamente as contas. Neste período, há maior fator de demanda, ou seja, para atender as necessidades de todo mundo, mais energia precisa ser gerada ao mesmo tempo, tornando-a assim mais cara.

 

5. Proteja as condensadoras do ar condicionado.

Instalar pequenas coberturas sobre elas diminui a incidência de luz solar. Assim, estando menos quentes, necessitarão de muito menos energia para resfriar o ar. Mas cuidado para não abafá-las ainda mais com coberturas muito fechadas – planejamento é essencial.

 

6. Promova a manutenção regular em seus equipamentos.

Agindo preventivamente, seu equipamento sempre trabalhará da maneira mais eficiente possível. Desta forma, os gastos desnecessários com paralisações não programadas serão evitados.

 

7. Substitua equipamentos elétricos mais antigos.

A simples troca de monitores, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e lâmpadas pode representar tamanha economia na conta, que o retorno do investimento se dará em poucos meses.

 

8. Instale sensores de presença para acendimento de luzes nas áreas de pouca circulação.

Com isso, as luzes só permanecerão acesas quando tiver alguém no local.

 

 

Dependendo da área de atuação da sua indústria, muitas outras ações podem ser tomadas, lembre-se de sempre registrar os resultados de cada uma delas para checar a eficiência do que foi implementado.

 

Torcemos para que nossas dicas possam ajudá-lo. Comente conosco qual delas você mais gostou – e conte se você tem outras dicas a compartilhar!

Comentários

Comments are closed.