Como impermeabilizar laje para jardim?

Os telhados verdes estão cada vez mais presentes nas grandes metrópoles do mundo inteiro.

Também de jardins suspensos, lajes verdes, lajes de jardim, a presença de cobertura vegetal nas lajes e telhados é uma opção que tem a intenção de melhorar o isolamento térmico da edificação, ajudar a controlar as enchentes nas grandes cidades e melhorar a qualidade do ar.

 

É preciso, contudo, ter bastante cuidado com a impermeabilização dessas áreas, para evitar que ocorram infiltrações de água, especialmente em locais com esse tipo de presença de matéria orgânica.

Os métodos normalmente utilizados na impermeabilização de lajes de coberturas comuns não são os mais indicados para os telhados verdes.

 

O que é laje verde?

como impermeabilizar laje para jardim impermeabilização telhado verde

 

Lajes verdes também são chamadas de laje para jardim, telhado verde oou jardim suspenso.

São coberturas feitas geralmente com grama, e que tem a função de melhorar a qualidade do ar das grandes cidades, contribuir com a diminuição das ilhas de calor, além de melhorar o desempenho térmico das edificações e ajudar a controlar as enchentes.

 

Esse tipo de laje é classificada como extensivo, semi-intensivo e intensivo, dependendo do porte da vegetação que será cultivada, e consequentemente dos níveis de cargas aos quais esse elemento estrutural está sujeito.

 

Esse tipo de telhado requer manutenção minuciosa, e um cuidado para que não haja infiltração de água na estrutura.

Afinal de contas, há a presença de matéria orgânica e pode haver a proliferação de agentes nocivos ao concreto.

 

No Brasil, apesar de haver um movimento de incentivo de telhados verdes por parte de algumas cidades, o sistema ainda não possui uma norma técnica específica e ainda pode ser considerado como uma novidade para muitas pessoas.

Portanto, é essencial que sejam procuradas as empresas e profissionais experientes neste assunto, para evitar problemas maiores no futuro em decorrência de falhas de projeto, execução e manutenção.

 

A importância da impermeabilização de lajes para jardim

como impermeabilizar laje para jardim impermeabilização telhado verde

 

A maior preocupação quando se tem uma laje para jardim é, logicamente, a impermeabilização.

 

O concreto não é um material impermeável por si só, e a presença da umidade e matéria orgânica é extremamente prejudicial e perigosa em uma situação de elemento estrutural em que não há impermeabilização.

 

Contudo, não é possível utilizar qualquer tipo de impermeabilização.

No caso de cobertura vegetal, é preciso levar em consideração além de todos os fenômenos que qualquer elemento externo está exposto, com o processo de puncionamentos das raízes das plantas tentando crescer em direção ao elemento estrutural.

O sistema de impermeabilização deve ser capaz de resistir a esse fenômeno sem que haja falhas.

 

Sistemas não indicados

como impermeabilizar laje para jardim impermeabilização telhado verde

 

A manta asfáltica é o sistema de impermeabilização mais utilizado em lajes e coberturas convencionais, devido à sua facilidade de aplicação e preço competitivo.

Trata-se de um sistema flexível, sem resistência mecânica, por essa razão sendo necessário o revestimento superficial (contrapiso, argamassa, etc.)

 

Contudo, a manta asfáltica comum não deve ser utilizada para impermeabilização de telhados verdes porque não resiste ao puncionamento das raízes das plantas.

Além disso, como o sistema é feito com juntas e emendas, estes pontos estão mais sujeitos à falhas.

Para quem quer se utilizar de manta asfáltica, é preciso utilizar algum sistema de proteção e aditivos anti-raízes.

É preciso levar em consideração, também, que existe a possibilidade de novas espécies e pragas serem trazidas naturalmente até a laje, podendo estas novas plantas terem raízes mais profundas.

 

Sistemas rígidos, logicamente, também estão fora de questão por se tratarem de sistemas que não acompanham as movimentações da estrutura, a laje estando cobertura.

 

Os sistemas acrílicos e demais tipos de emulsões que não possuem qualquer tipo de resistência mecânica também não devem jamais serem utilizados como impermeabilização de lajes para jardim.

 

Sistemas indicados para impermeabilização de laje para jardim

como impermeabilizar laje para jardim impermeabilização telhado verde

 

Manta asfáltica

A manta asfáltica pode ser utilizada, mas não a convencional, que é uma das opções mais utilizadas no Brasil para impermeabilização de lajes de cobertura comuns.

 

É preciso que haja uma previsão para este tipo de aplicação, e proteções e aditivos extras sejam executados.

Neste caso um produto que inibe o crescimento das raízes é dispersado sobre a manta asfáltica.

 

É importante relembrar, contudo, que a manta asfáltica não permite reparos pontuais e caso haja presença de infiltração é necessário refazer todo o sistema, e esse processo incluir a retirada de toda o sistema preexistente para sustituir a manta asfáltica com defeito.

 

Geomembrana PVC

A manta de PVC é uma opção que pode ser utilizada como impermeabilização de lajes de jardim, possuindo grande maleabilidade e elasticidade, assim como resistência mecânica e soldagem de juntas através de termofusão.

A manta de PVC também tem excelente proteção contra o puncionamento das raízes.

 

Poliéster flexível

O Sistema Fibersals em poliéster flexível é ideal para utilização em lajes para jardim, garantindo alta durabilidade, resistência mecânica, resistência à ataques químicos e ao puncionamento de raízes de plantas.

 

O poliéster flexível é um material nobre, moldado in loco, sem juntas, emendas e dobras, que são pontos mais suscetíveis à falhas ao longo do tempo.

Este sistema também é quimicamente inerte, portanto não há a preocupação de contaminação de solo ou ação prejudicial para as plantas de um telhado verde.

 

Este sistema não necessita de adição de acabamento superficial, como contrapiso por exemplo, pois possui elevadas resistências mecânicas. Isso se traduz, na prática, em uma diminuição do peso que estará causando esforços nos elementos estruturais.

 

Além disso, é possível fazer, quando necessário, reparos pontuais, sem a necessidade de refazer todo o sistema de impermeabilização.

 

Ficou interessado? Faça um orçamento com a Fibersals e impermeabilize sua laje para jardim:

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização de laje para jardim com o Sistema Fibersals








Comentários

Comments are closed.