Barulho de obra: 10 dicas para incomodar menos

Imagine acordar assustado com o som de uma furadeira na parede? O barulho de obra é no vizinho, mas parece que está em seu quarto. Cada vez que vamos realizar reparos ou reformas, precisamos nos colocar no lugar de quem está ao nosso redor. Afinal, muito barulho faz mal para a saúde física e mental de qualquer pessoa.

 

Cuidados a serem tomados

barulho de obra

 

Nem toda construção possui isolamento acústico, uma opção utilizada nas estruturas para reduzir a passagem de som.

Por isso, é importante buscar alternativas para minimizar o barulho de obra e demais impactos (entulho, poeira). Tudo isso visando garantir o bom relacionamento e a convivência sadia com a vizinhança e seu próprio bem-estar.

 

Obras e reformas são necessárias e, às vezes, fica difícil adiá-las. No entanto, é preciso ter alguns cuidados nesta empreitada.

Alguns deles são escolher pessoal adequado e ter até diplomacia com os vizinhos. Eles precisam saber do que se trata a obra. E também ser avisados sobre a data do início, bem como da previsão de duração e término.

 

barulho de obra

 

Certifique-se de que sua obra ou reforma estejam dentro das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), principalmente as que tratam da estrutura do prédio. E demandam laudo técnico de um engenheiro ou arquiteto.

Essa norma busca prevenir acidentes e as punições dos órgãos municipais, caso ocorram. Já os pequenos reparos, como pintura, não se enquadram às exigências da ABNT.

 

Confira:

 

A recomendação é que, antes de começar as obras, você faça um bom planejamento e elabore um cronograma com os profissionais envolvidos. Desse modo, você pode se organizar mais, além de economizar com materiais e evitar os contratempos.

E, ainda, controlar o barulho de obra.

 

10 Dicas para minimizar o barulho de obra e demais incômodos

barulho de obra

 

Em condomínios ou fora deles, sempre vai ter um ou mais casas, apartamentos, escritórios, lojas e galpões de empresas que estão passando por reforma, seja na rede elétrica, no encanamento ou em toda a sua estrutura. E essas obras sempre causam bastante sujeira e barulho.

 

Veja o que fazer para que o transtorno seja reduzido:

 

  1. Contrate um profissional especializado para projetar a obra, a fim de preservar a estrutura do edifício;
  2. Analise a planta do imóvel: verifique onde há vigas, colunas, dutos de eletricidade e tubulações de água, evitando que eles sejam danificados;
  3. Feche os registros, tampe os ralos e vede as portas (pode ser com um pano);
  4. Procure sempre fazer as atividades em horário comercial, de segunda a sexta. Para não ter problemas, siga as determinações do regulamento interno de seu condomínio, se for o caso. Lembre-se também que há uma lei geral do silêncio que deve ser respeitada por todos, não apenas em seu condomínio;
  5. Comunique o síndico sobre a obra e período provável de execução e apresente o laudo técnico-legal caso a reforma seja de grande porte;
  6. Informe-se sobre os horários de limpeza, a preparação das áreas comuns que poderão ser afetadas pela reforma;
  7. Impermeabilize toda a obra de maneira correta, evitando infiltração de água, manchas, bolores e problemas para o seu apartamento e demais unidades. A impermeabilização sela, veda ou colmata materiais porosos e suas possíveis falhas. Mas fique de olho nos produtos qualificados e empresas que possuam atestados de capacidade técnica. O sistema de impermeabilização Fibersals, por exemplo, é aplicado diretamente sobre o piso existente, formando um novo piso. Não há quebradeira nem entulho e, muito menos, barulho de obra. Você ainda pode escolher cor e textura;
  8. Confira se os maquinários estão bem regulados, evitando assim forçar o motor, além de economizar na reposição de peças;
  9. Verifique se as serras em máquinas de cortar estão bem presas e se os parafusos estão bem apertados;
  10. Dependendo do material que será utilizado na obra, procure já contar com ele cortado, como o aço. Assim, você evita o uso de serras e desperdício de material.

 

Nem toda obra é sinônimo de dor de cabeça. Nada melhor do que um bom planejamento para começar a viver essa experiência. Por falar em obras, leia nosso artigo com 9 coisas para fazer antes de começar a reforma.

Comentários

Comments are closed.