Sustentabilidade no condomínio: 7 dicas para colocar em prática

Muito mais que um modismo, uma necessidade, a preocupação com a sustentabilidade vem alcançando todos os ambientes e tornando as pessoas mais conscientes quanto aos cuidados com o meio ambiente. Condomínios como locais de grande concentração de pessoas devem contar com uma correta gestão ambiental que trate com cuidado a sustentabilidade no condomínio.

 

Existem algumas ações simples de serem realizadas e que podem gerar grandes benefícios ambientais ao condomínio. Vamos ver algumas?

 

Sustentabilidade no condomínio: 7 dicas para colocar em prática

 

 

1. Coleta seletiva de lixo

sustentabilidade no condomínio coleta seletiva do lixo

 

Primeiramente, os moradores devem ser conscientizados para separar corretamente o lixo reciclável, lavando as embalagens e acondicionando o lixo em compartimentos distintos dos demais lixos.

O condomínio poderá promover palestras para introduzir esta consciência.

 

Coletores de lixo reciclável devem ser instalados para receber este material. O ideal é fazer uma parceria com uma empresa especializada em reciclagem para recolhimento e tratamento do lixo. Isto trará inclusive retorno financeiro ao condomínio.

 

2. Descarte do óleo de cozinha

sustentabilidade no condomínio descarte do óleo de cozinha

 

O prejuízo que o descarte incorreto do óleo de cozinha causa ao ambiente quando atinge um rio é muito grande. Esta é mais uma ação que exige conscientização e conhecimento por parte dos moradores.

 

O óleo, depois de frio, deve ser acondicionado em garrafas PET e o condomínio deve determinar um local para coleta dessas garrafas. Neste caso, também, o melhor é firmar parceria com uma empresa que faça o recolhimento e tratamento destes resíduos. Leia também:

 

3. Instalação de lâmpadas de LED

sustentabilidade no condomínio lâmpadas led

 

Além de benefícios ao meio ambiente, a instalação ou substituição das lâmpadas convencionais por LED, traz muita economia ao condomínio.

O investimento inicial pode ser um pouco alto, mas é rapidamente compensado pela queda no valor da conta de energia elétrica.

 

4. Sensores de presença

sustentabilidade no condomínio instalação de sensores de presença

 

Manter uma luz acesa dentro do elevador representa segurança para quem o utiliza, mas também um alto custo de energia elétrica. A substituição por lâmpadas de LED no interior do elevador proporciona um ganho na economia.

 

Além disso, a instalação de sensor de presença evitará que a luz fique acesa 24 horas e gerará uma economia ainda maior, pois a luz acenderá somente quando alguém estiver utilizando o elevador.

Este sensor pode também ser instalado em corredores, acessos e garagens, evitando que as luzes fiquem acesas durante toda a noite.

 

5. Diminuição do consumo com refrigeração

sustentabilidade no condomínio como diminuir os gastos com refrigeração

 

Estruturas que absorvem muito o calor do sol acabam deixando os ambientes aquecidos por muito mais tempo. No verão, isto significa aumento expressivo na conta de energia elétrica.

 

O condomínio deve buscar alternativas que diminuam este tipo de ocorrência, no caso de revestimentos e impermeabilizações.

Uma excelente alternativa é utilizar a Solução 100% Silicone da Fibersals que proporciona (na cor branca) a diminuição de até 35% no consumo de energia com refrigeração (além de acabar com as infiltrações, oferecendo garantia de 15 anos).

 

6. Controle hidráulico

sustentabilidade no condomínio controle hidráulico com hidrômetros individuais

 

Evitar desperdício de água faz parte da gestão ambiental. Por isso, é tão importante manter uma inspeção hidráulica constante no condomínio.

 

O relógio que controla o consumo deve ser verificado todos os dias para detectar qualquer alteração. Também devem ser observados e corrigidos de imediato quaisquer problemas de vazamentos, seja no interior das unidades ou nas áreas comuns.

 

A instalação de hidrômetros nas unidades também é uma forma de controlar e detectar eventuais desperdícios de água. Veja:

 

7. Evitar entulhos de reformas

sustentabilidade no condomínio evitar entulho de obras de impermeabilização

 

Obra normalmente traz algum tipo de desconforto. Quando o assunto é entulho, pior ainda. Além da sujeira e transtorno que traz ao condomínio, muitas vezes não é fácil encontrar quem faça coleta e tratamento deste tipo de material. Veja:

 

Uma solução é buscar por uma empresa que, em suas obras, utilize sistemas que não originem grandes quantidades de entulho, como por exemplo, os sistemas de impermeabilização oferecidos pela Fibersals. Com eles, não é necessário quebrar o piso para realizar a nova impermeabilização. Entenda:

 

Além disso, a Fibersals é responsável pelo lixo classificado gerado durante a impermeabilização, fazendo o descarte ambientalmente correto, sem que o síndico precise se preocupar com o descarte de resíduos químicos conforme o requerido pela legislação. Saiba mais:

 

Gestão ambiental na prática

Estas foram algumas dicas para realizar a gestão ambiental no condomínio.

Cabe ao síndico e moradores se unirem na busca por mais soluções que promovam a sustentabilidade, utilização correta de recursos e economia dentro do condomínio.

 

Com esses cuidados todos saem lucrando, o meio ambiente agradece e os condôminos ficam com a consciência de que, além de economia, estão tendo ganhos com a preservação da natureza.

 

Tem mais dicas de sustentabilidade no condomínio? Comente aqui e, aproveite para compartilhar este post com seus condôminos.

Comentários

Comments are closed.