Vai fazer obras em condomínio? Veja 10 regras de etiqueta

Toda construção ou reforma em condomínio pode trazer aborrecimentos, por conta do barulho, excesso de poeira, alta rotatividade de prestadores de serviço, entre outras alterações na rotina do ambiente. Portanto, fazer obras em condomínio requer algumas regras de etiqueta para minimizar esses incômodos com os vizinhos e com o síndico.

 

Impossível agradar todo mundo, mas é imprescindível que o morador que vai fazer obras em condomínio procure agir com responsabilidade, respeitando os dias e horários, limpeza das áreas comuns, despejo de entulho e outras normas internas.

 

As boas práticas para realizar obras em apartamentos também podem ser aplicadas nas obras de casas. Claro que em casas, a liberdade é um pouco maior. Porém, é preciso manter um relacionamento amigável com a vizinhança nas duas situações e em obras de pequeno ou grande porte. Basta se colocar no lugar do outro.

Vai fazer obras em condomínio? Veja 10 regras de etiqueta

 

1. Antes de mais nada, faça um bom planejamento

obra em condomínio

 

Faça um detalhamento do projeto das obras em condomínio.

Em seguida, consulte a norma interna do empreendimento para evitar advertências ou multas. E sem causar grandes desconfortos aos demais moradores do local.

 

2. Comunique o síndico

obra em condomínio

 

Você sabia que todas as obras em condomínio e modificações devem ser oficialmente comunicadas ao síndico? Isso mesmo! Em síntese, a Norma Brasileira ABNT 16.280 determina que todas as obras em condomínio passem pelo aval do síndico. E, em alguns casos, de um engenheiro ou arquiteto.

 

Para isso, os condôminos devem entregar ao síndico uma série de documentos antes de iniciar obras em condomínio, mesmo que seja somente nas respectivas unidades. Isso porque até pequenos reparos podem causar problemas na estrutura.

 

O objetivo da norma é evitar o risco de causar problemas na estrutura do prédio, garantindo dessa forma maior segurança para todos os envolvidos.

 

3. Simplifique suas obras em condomínio, minimizando impactos

obra em condomínio

 

Se for possível, use a criatividade para as obras em seu apartamento ou casa, evitando quebradeiras, barulho e gastando menos material.

 

Por exemplo, você sabia que é possível realizar uma impermeabilização sem quebrar o piso do terraço? E que é possível pintar os azulejos sem trocá-los com bons resultados estéticos?

 

4. Informe os vizinhos sobre a obra

obra em condomínio

 

Se não puder conversar com cada vizinho separadamente, imprima um bilhetinho amigável informando o que será feito em sua unidade, adiante suas desculpas pelo transtorno e garanta que está seguindo rigorosamente as normas internas. Assim, você ganha a simpatia e tolerância dos moradores.

 

5. Não se descuide da segurança

obra em condomínio

 

Fique atento aos profissionais da obra que receberá em sua moradia. Informe o porteiro ou a administração do prédio os nomes de quem participa das obras no condomínio e avise quais os materiais entregues no local.

 

6. Respeite os horários de silêncio

obra em condomínio

 

Consulte o Regulamento Interno do condomínio sobre os horários permitidos para obras. Assim, você evita multa. Se a reforma for em casa, valem as leis de silêncio de sua cidade.

 

7. Destine corretamente o entulho gerado

obra em condomínio

 

O dono da obra deve se responsabilizar pela contratação de caçamba, a fim de fazer a destinação correta do entulho gerado pelas obras em condomínio. Consulte a lei de sua cidade para saber como proceder corretamente.

Respeite, ainda, os horários permitidos para a operação de retirada do lixo.

 

8. Providencie a limpeza das áreas comuns

obra em condomínio

 

Proteja hall, escadas, elevadores e todas as áreas comuns do condomínio da sujeira. Limpe sempre que for necessário.

Normalmente, o condomínio dispõe de forros para os elevadores que carregam materiais de construção. Não permita que os profissionais da obra ocupem as áreas sociais do prédio sem necessidade.

 

9. Contrate mão de obra especializada

obra em condomínio

 

Contar com bons profissionais é fundamental para que a sua obra seja realizada com segurança, sem erros e atrasos. Por isso, selecione bem a equipe de trabalho.

 

10. Repare possíveis danos

obra em condomínio

 

Por mais cuidados que se tenha ao realizar obras em condomínio, corre-se o risco de causar algum dano. Se isso acontecer, repare imediatamente o erro, providenciando o conserto e pagamento de tudo que foi causado.

 

Se você gostou deste artigo, leia também tudo sobre o uso de martelete em reforma de apartamento.

Comentários

Leave a Reply