Principais lugares onde a infiltração pode aparecer na sua casa

Manchas, rachaduras e mofo formados nas paredes, no chão ou teto, na laje, no reservatório de água. Todos são indícios frequentes para você descobrir infiltração ou vazamento de água na sua casa ou apartamento

 

A infiltração é causada pelo excesso de umidade nos imóveis e podem causar muitos problemas se não forem resolvidas logo. A mais comum é observada em banheiros e em outros ambientes molhados. No entanto, podem surgir também em qualquer cômodo da casa. 

 

Geralmente, as infiltrações geram mofo, podendo causar alergias ou outras enfermidades. E ainda ocasionar problemas com os vizinhos.

Em estágios mais avançados, elas podem comprometer a estrutura do prédio, devido ao grande volume de água acumulado no subsolo, danificar revestimento de paredes e pisos. 

 

Sem falar da probabilidade de curto-circuitos. Por isso, sempre é bom estar atento aos sinais mais comuns de vazamentos ou infiltrações.

 

Quais as principais causas e os tipos de infiltração?

 

As principais causas da infiltração são:

infiltração na sua casa

 

  • Falha na impermeabilização da laje;
  • Infiltração de água da chuva por rachaduras e fissuras;
  • Impermeabilização inadequada da fundação;
  • Vazamento de tubulações;
  • Infiltração originária de construções vizinhas;
  • Instalação inadequada da caixa d’água. 

 

Os tipos de infiltração podem ser assim classificados:

infiltração na sua casa laje

 

  • Por pressão negativa: ocorre quando a umidade existente no solo se infiltra nas paredes. Este tipo é comum em locais muito chuvosos ou que se localizam próximos de um lençol freático;
  • Por pressão positiva: quando a água entra nas estruturas de cima para baixo ou de dentro para fora, como ocorre em falhas na impermeabilização de lajes, terraços, reservatórios e piscinas, por exemplo;

 

  • Por intempéries: pode aparecer quando a chuva bate nas paredes, janelas e telhados encontrando frestas ou rachaduras, se acumulando com o tempo no local;
  • Por condensação: acontece quando as partículas de vapor d’água entram em contato com uma superfície fria. E voltam ao estado líquido, muito recorrente em banheiros, principalmente;
  • Ascendente por capilaridade: o problema é o resultado de uma impermeabilização mal feita em materiais usados em pisos e alicerces. Ocorre quando a umidade penetra na argamassa e no concreto, fazendo com que os materiais sofram dilatação e formem rachaduras.

 

Como identificar

infiltração na sua casa teto

 

É importante ficar alerta aos sinais como baixa pressão de água, poças d’água, goteiras, bolores ou mofos, rachaduras, bolhas ou estufamentos e descoloração na parede.

 

Observe também se a sua conta de água vem aumentando sem razão. Isso pode indicar que há algum tipo de vazamento de água em sua casa.

 

As infiltrações mais fáceis de identificar são aquelas que surgem da parte de cima da edificação, devido a telhas quebradas ou problemas no revestimento.

No entanto, se as manchas ou o descolamento do revestimento aparecerem nas paredes ou no piso, é possível que o problema esteja na tubulação hidráulica. O vazamento (quando proveniente de problemas na tubulação) costuma estar no local onde a mancha é mais forte.

 

Principais lugares onde a infiltração pode aparecer na sua casa

 

Lajes

infiltração na sua casa laje

 

As lajes cobertas recebem parte do volume da água que os telhados não conseguem vedar. Esse líquido pode acumular e demorar muito para evaporar, já que a cobertura da laje protege a casa da ação do sol e favorece a condensação. 

 

Já as lajes descobertas ficam expostas a uma lâmina de água constante com alta capacidade de penetração. Nesse caso, é preciso utilizar um impermeabilizante flexível, de alto desempenho, para evitar essa ocorrência. Além disso, canos para dar vazão ao líquido acumulado  também precisam ser instalados. Realize, também, a manutenção constante das telhas.

Para saber tudo sobre impermeabilizar a laje da sua casa, veja este guia:

 

Telhados

infiltração na sua casa telhado

 

Os telhados favorecem o surgimento de infiltrações. Eles têm um plano horizontal acentuado e entram em contato direto com intempéries. Para prepará-los contra a infiltração e penetração de umidade é necessária a instalação de impermeabilizantes flexíveis, quando o material das telhas não for totalmente à prova de água ou favorecerem espaços entre as peças.

Veja também:

 

Janelas

infiltração na sua casa janela

 

Elas acumulam muita umidade favorecida pelas suas brechas sem vedação. O problema pode ser resolvido com selante impermeável para fixar as peças e preencher os vãos entre a janela e a parede.

 

Rodapés

infiltração na sua casa rodapé

 

Este é um dos piores lugares onde pode surgir infiltração na sua casa. Isso porque a solução costuma ser mais complicada.

Para te ajudar, preparamos este material sobre o assunto:

 

Reservatórios de água

infiltração na sua casa reservatório

 

As caixas d’água e reservatórios sofrem com problemas de infiltração quase sempre pela falha no sistema de impermeabilização. Os sinais mais comuns são:

  • Corrosão das armaduras (o aço se oxida com a presença da umidade);
  • Lixiviação (processo erosivo que resulta em manchas brancas do lado de fora);
  • Carbonatação (ocorre quando o gás carbônico entra em contato com as armaduras do concreto, favorecendo a corrosão).

 

Para saber tudo sobre o assunto, recomendamos a leitura deste artigo:

 

Conheça o Sistema Fibersals que garante a impermeabilização ideal para várias áreas da sua casa!

Comentários

Comments are closed.