Laje ou telhado: como escolher?

Durante as definições do projeto e da construção de sua casa, uma infinidade de dúvidas surge. Quase todas impactam em qualidade, estética, e principalmente custo. Vamos falar sobre uma decisão super difícil de ser tomada e tentar te ajudar a decidir se a melhor opção para sua casa é usar laje ou telhado.

 

Laje ou telhado? Leve em conta a funcionalidade

laje ou telhado o que é mais barato? o que é melhor?

 

As casas construídas com cobertura em telhado demandam mais tempo para serem construídas. Apesar das telhas serem um mero sistema de encaixe, todas estão suportadas por um complexo sistema de madeira.

 

A mão de obra precisa ser especializada e qualquer um que suba nele para realizar algum tipo de manutenção no telhado precisa saber pisar. Caso contrário, o risco de quebrar uma telha e ocorrer um vazamento é muito grande.

 

Para os casos onde a laje seja exclusivamente impermeabilizada, precisa-se ponderar com seu engenheiro se o impacto extra de peso gerado pela proteção mecânica da manta asfáltica (se este for o sistema de impermeabilização escolhido) vai aumentar ou não as estruturas de apoio da laje.

O aumento no dimensionamento dessas peças pode justificar a implantação de um telhado simples.

 

Uma solução mais moderna seria a aplicação de um sistema de impermeabilização leve, que não necessite de proteção mecânica adicional. Entenda.

 

Quanto ao desempenho, desde que bem feita, uma laje impermeabilizada tende a te trazer bem menos aborrecimentos que um telhado. A sensação de segurança costuma ser maior em meio a vendavais, por exemplo.

 

Em ambos os casos, para se obter conforto térmico, são necessários trabalhos adicionais e complementares que proporcionem esse resultado. Há, no entanto, sistemas de impermeabilização que agregam alto índice de refletância solar, como a Solução 100% Silicone.

 

Arquitetura: qual agrega mais? Laje ou telhado?

laje ou telhado o que é mais barato? o que é melhor?

 

Esteticamente, existe o mito de que para a casa promover um visual aconchegante e ter “cara de casa”, ela precisa ter telhado.

 

A arquitetura se adaptou ao futuro e as casas projetadas nos dias de hoje sem telhado estão longe de parecer agência bancária ou concessionária de veículos.

 

É fato que os telhados proporcionam vasta possibilidade de estilos arquitetônicos, sendo assim protagonistas na definição do estilo de uma casa.

 

laje ou telhado o que é mais barato? o que é melhor?

 

Da mesma forma as casas cobertas apenas com laje impermeabilizada viabilizam o aproveitamento de espaços na cobertura, que podem possuir extremo valor arquitetônico, agregando à casa diferenciais charmosos e cobiçados, como uma laje verde por exemplo.

 

Existe ainda a possibilidade de mesclar as duas modalidades de cobertura.

Com equilíbrio e parcimônia o resultado final pode surpreender.

 

Custo: Laje ou telhado, o que é mais barato?

laje ou telhado o que é mais barato? o que é melhor?

 

Conforme dito anteriormente, há que se ter muito critério nessa escolha quando o custo é levado em consideração.

 

A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata.

No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado.

 

Da mesma forma, um telhado mais sofisticado, com muitos recortes e muitas águas, certamente custará muito mais que uma laje plana.

 

Alternativas

laje ou telhado o que é mais barato? o que é melhor?

 

Sistemas mistos podem ser muito interessantes, pois telhados apoiados em lajes impermeabilizadas associam a beleza e charme do telhado à segurança da laje impermeabilizada.

 

Existem no mercado empresas especializadas no tema, como a Fibersals, que proporcionam soluções que abrangem lajes com trânsito intenso (Sistema Fibersals) e lajes sem trânsito (com a Solução 100% Silicone).

Ambos são sistemas super versáteis, que ao mesmo tempo garantem a impermeabilidade da superfície e promovem excelente conforto térmico.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização para sua laje ou telhado


 

Após considerar estes fatores, fazer a casa dos seus sonhos, do jeito que você quer, vai te garantir muito prazer e bem estar. Esperamos que tenha gostado! Compartilhe com a gente qual foi a sua escolha!

Comentários

Comments are closed.