Marquises estão presentes em várias construções. São estruturas cuja função é proteger a entrada da edificação contra a chuva e também é utilizada como recurso para projetar sombras. Em muitas ocasiões, as lajes podem estar em balanço: quando uma ou mais extremidades não estão apoiadas e a estrutura parece estar flutuando.
As marquises são estruturas bastante úteis na arquitetura, e no caso do Brasil, um país cujo clima em diversas regiões é de muito sol, intercalados com períodos chuvosos, são bastante populares.
Porém, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a marquise seja planejada e executada de maneira correta.
Da mesma forma, é preciso se atentar para manutenção dessa estrutura, para evitar maiores dores de cabeça no futuro devido à infiltrações.
Veja:
Neste texto, vamos conhecer um pouco melhor as marquises e quais são os problemas mais comuns que ocorrem nesse tipo de estrutura decorrentes da falta de impermeabilização, além dos principais riscos e de como evitar a infiltração.
Entendendo melhor como funcionam as marquises
Já sabemos que a marquise é uma cobertura, que se estende para além das paredes da edificação, com a função de proteção contra o sol e chuva.
Estruturalmente falando, as marquises são lajes em balanço, e devem ser projetadas com bastante atenção para o seu dimensionamento.
Para entender melhor como funcionam as lajes, é preciso entender o conceito de concreto armado.
Trata-se do concreto, material resistente à forças de compressão, reforçado com aço, também chamado de armadura, para atender aos esforços solicitantes de tração.
A armadura de aço precisa estar totalmente coberta pelo concreto, pois, como sabemos, trata-se de uma material que se oxida mais facilmente.
Sendo assim, no caso das marquises que são estruturas expostas às chuvas e outras intempéries, é preciso tomar bastante cuidado com a infiltração e umidade.
A importância da impermeabilização da marquise
Toda laje de cobertura precisa de um tratamento específico para protegê-la contra a umidade.
O concreto é um material poroso e a água pode percolar. A percolação de água por entre os poros nas estruturas de concreto armado deve ser evitada.
No caso das marquises, os problemas que podem ocorrer devido à falta de impermeabilização podem ser bem sérios.
Exposição das armaduras
Uma marquise que apresenta falhas no sistema de impermeabilização pode expor o concreto à umidade e o cobrimento das armaduras é comprometido.
A ação da água, ventos, chuvas, e demais fenômenos “lava” o concreto, e com isso as armaduras de aço ficam desprotegidas.
As armaduras que estão expostas sofrem o processo de corrosão.
A corrosão das armaduras compromete toda a estabilidade estrutural da laje.
Além de todo o aspecto visual negativo, podem aparecer fissuras e rachaduras cada vez maiores, ocorrem deformações na estruturas e que podem chegar, em um estágio crítico, até a ruptura e colapso total do elemento.
Entenda:
Manchas e bolor
Uma das consequências mais comuns de problemas na impermeabilização da marquise é o aparecimento de manchas e bolor.
A umidade se infiltra, e cria um ambiente propício para essa patologia.
O resultado estético é péssimo, e a laje fica com uma aparência visual terrível de descuido.
E é sempre bom lembrar que matéria orgânica, em geral, é extremamente prejudicial à qualquer elemento estrutural.
Além disso, a umidade causa o desprendimento de revestimentos, reboco e pintura.
E, uma intervenção para arrumar esses problemas se torna inútil quando o problema principal não é combatido.
Se o sistema de impermeabilização não for refeito, os problemas de mancha, bolor, descascamento de pintura e desprendimento de reboco logo retornarão.
Veja ainda:
Como evitar problemas de infiltração na marquise?
Problemas de infiltração são resolvidos com sistemas de impermeabilização eficientes.
No período de obra é sempre mais fácil fazer o procedimento, uma vez que os sistemas mais comuns no mercado não podem ficar expostos, e logo, precisam de algum tipo de revestimento.
A manta asfáltica é um dos processos mais utilizados para sistemas de impermeabilização de marquises.
É feita com compostos asfálticos e armado com materiais como poliéster ou fibra de vidro, e geralmente aplicada à quente. É uma solução eficaz, mas não dura para sempre, e eventualmente precisará de manutenção ao longo da vida útil da edificação.
Se a manta for do tipo que necessita de sobreposição de argamassa, pode ser necessário quebrar essa camada para refazer o mesmo sistema, já que uma nova aplicação do sistema de impermeabilização sobre o antigo, com nova camada de proteção, pode gerar sobrepeso.
Os benefícios do sistema poliéster flexível na impermeabilização de marquise
Existe hoje no mercado um sistema mais moderno, e que pode ser uma escolha bastante interessante para resolver problemas de infiltração nas marquises.
Ele é aplicado rapidamente, sem quebrar nada, sem gerar entulho nem sujeira.
O sistema poliéster flexível da Fibersals pode ser aplicado diretamente sobre a estrutura existente, sem adicionar sobrepeso.
Dessa forma, o problema é resolvido de maneira muito mais rápida, segura, e sem dores de cabeça para o usuário. Saiba mais:
O poliéster flexível é uma solução definitiva, e por poder ficar exposto, não sendo necessário um novo revestimento. Por ser moldado no local, não apresenta juntas, que são pontos críticos durante a movimentação do elemento estrutural.
Solução 100% Silicone para impermeabilização de marquises
Por serem áreas sem trânsito, as marquises podem ser impermeabilizadas com a nova solução 100% silicone. A Fibersals é a empresa pioneira no serviço de impermeabilização com silicone no Brasil, oferecendo 15 anos de garantia.
O silicone é um material nobre e com alto teor de sólidos.
Diferente do que ocorre com outros sistemas líquidos (como impermeabilizantes acrílicos, por exemplo), aquilo que é aplicado, é o que efetivamente fica para proteger o seu patrimônio.
Uma das maiores vantagens da Solução em Silicone é a manutenção de suas propriedades físicas e de sua flexibilidade por longos períodos de tempo, mesmo após exposição prolongada aos raios UV e às intempéries: o Silicone utilizado pela Fibersals mantém ótimo desempenho mesmo após 20 anos de exposição.
Além disso, é resistente à lâmina d’água e às agressões climáticas intensas.
Como todo sistema oferecido pela Fibersals, não é preciso quebrar nada.
A Solução em Silicone pode, inclusive, ser aplicada sobre outros sistemas de impermeabilização que falharam.
Ela está disponível nas cores branco, bege, cinza médio e cinza escuro.