Pensando em fazer algumas alterações na estrutura de sua residência? Mas qual a sua intenção, restaurar ou reformar? Sim, porque existe diferença entre reformar e restaurar.
Embora pareçam conceitos idênticos reformar e restaurar são coisas bem diferentes e para que você possa identificar melhor o que deseja fazer em sua casa, hoje vamos ver o que são reforma e restauro.
Reforma e restauro: O que está por trás de cada conceito
Vamos por partes para que você entenda no que implica a reforma e o restauro:
-
Reforma
Quando você quer fazer uma mudança na estrutura da sua residência, retirar uma parede, mudar uma janela, alterar a fachada, ou seja, alterar a aparência do imóvel, criando um espaço novo, isso é uma reforma.
Na reforma você não precisa ter o cuidado de manter o estilo ou utilizar técnicas de conservação de algum elemento histórico.
O que você precisa estar atento é quanto a segurança, para não fazer alguma alteração que possa comprometer a estrutura do imóvel.
-
Restauro
Aqui o conceito é bem diferente. No restauro de um imóvel ou mesmo de um móvel, é preciso respeitar a originalidade do que se quer restaurar. Ou seja, você vai consertar ou reparar algo que o tempo desgastou.
Geralmente o restauro é realizado em um bem histórico com a intenção de manter a identidade, as características e a autenticidade de uma época, preservando a cultura histórica.
A restauração serve para preservar um patrimônio original, fazendo as mudanças ou consertos que são necessárias para que ele funcione e mantenha o bom estado.
Diferença entre reformar e restaurar
Como já dissemos, a restauração deve manter as características originais do imóvel, preservando sua identidade. Portanto, as mudanças devem ser as mínimas necessárias.
A restauração é bastante aplicada em imóveis tombados cuja função é a de preservar a história e cultura de determinado local.
Estes imóveis demonstram o estilo da época em que foram construídos e são objetos de estudos de história e sociologia. Por isso, requerem cuidados específicos para manter a tradição.
Em casas ou apartamentos mais antigos, normalmente são feitas restaurações na fiação elétrica e na instalação hidráulica. Alguns casos comuns são os de residências que possuem tacos ou assoalhos de madeira já desgastados e que podem ser retirados, restaurados e recolocados, mantendo a originalidade.
A reforma proporciona maior liberdade.
A preocupação em manter a originalidade do imóvel não se faz presente. Você pode mudar aquilo que desejar, desde que não coloque a estrutura da construção em risco.
Continuando com o exemplo do piso, se você quer trocar o piso por um mais moderno, mais resistente e não tem a intenção de preservar o que já está instalado, você vai fazer uma reforma no piso.
Na reforma tudo pode ser alterado a seu gosto, desde a aparência até a funcionalidade do seu imóvel. Você pode trocar aberturas, alterar fachada, construir ou remover paredes e o que mais lhe convier.
Cuidados na hora de reformar e restaurar
Agora que você já conhece a diferença entre os conceitos reformar e restaurar, já pode decidir entre o que quer realizar e procurar pelo profissional adequado para as obras.
Tendo em vista que a restauração requer técnicas diferenciadas da reforma, você deve procurar por um restaurador. Alguém que possua conhecimento histórico aliado aos métodos e materiais que devem ser utilizados em uma obra de restauro.
Já para a reforma, você pode contar com um arquiteto e com uma equipe especializada em realizar as obras desejadas. Tome sempre o cuidado de contratar uma empresa que seja de confiança e que apresente garantia nos serviços prestados.
Veja:
- O que exigir ao escolher uma empresa de reforma
- Reforma: onde começar?
- 6 dicas para uma reforma rápida