Como organizar uma obra? Veja o passo a passo

A organização de uma obra depende diretamente de um planejamento perfeito.

Para isso, é importante avaliar e definir todas as etapas envolvidas, coordenando para que tudo dê certo, tanto no papel, como no decorrer da execução.

 

Com algumas dicas de como organizar uma obra, é possível planejar e executar tudo direitinho para alcançar plenamente os objetivos.

 

Como organizar uma obra? Veja o passo a passo

 

Horários

como organizar uma obra organização de obra

 

 

  • É aconselhável programar para que pessoas não diretamente envolvidas não atrapalhem a obra. E vice-versa, ou seja, que quem estiver trabalhando não atrapalhe os demais;

 

  • Estabeleça detalhadamente os horários de entrada e saída dos funcionários e não se esqueça das paradas necessárias para refeições, descanso, etc;

 

 

Cronograma

como organizar uma obra organização de obra

 

  • Tenha também um cronograma detalhado sobre as diversas fases do trabalho para ser acompanhado pelo “gerente” da obra;

 

 

Materiais

como organizar uma obra organização de obra

 

  • Defina o que, como e onde serão comprados os materiais necessários para cada estágio da obra. Nada de abrir uma conta em depósito de materiais de construção e autorizar os envolvidos no trabalho a retirar o que está faltando a cada momento, seja por esquecimento ou erro de cálculos. Faça os cálculos mais exatos possível e o mesmo vale para as quantidades e tipos de materiais.

 

  • Mais uma dica sobre materiais. Numa reforma, por exemplo, às vezes, é mais fácil e produtivo ao invés de raspar, fechar trincas e pintar com duas demãos uma parede, colocar um papel de parede. Há materiais muito interessantes que, além de você economizar tempo e dinheiro com a obra, ainda tem um resultado diferenciado e bonito.

 

Piso

como organizar uma obra organização de obra

 

  • O piso merece uma consideração especial, tantas são as opções disponíveis no mercado. Vão desde porcelanato e pedras, passando por madeira e até carpete ou piso laminados. Se no seu caso for piso para apartamento, veja algumas dicas.

 

  • Mas antes de escolher o tipo, é preciso programar a colocação. O empreiteiro deverá fazer o serviço por partes. Supondo que a obra será em todos os ambientes, pode-se colocar o piso em meia sala por exemplo. Mas o ideal é começar sempre pelas áreas de maior passagem, cozinha, banheiro, corredor e sala.

 

Limpeza

como organizar uma obra organização de obra

 

  • Limpeza e organização são fundamentais numa obra. Muita sujeira e resto de entulhos por toda parte só atrapalham e causam riscos à segurança de todos. Combine com seu empreiteiro a retirada de todo material não usado ao fim de cada dia e, no mínimo, uma boa varrida nos ambientes;

 

  • Ainda quanto à limpeza, para evitar que resíduos de entulho se depositem definitivamente nos ambientes, recomende que se coloquem panos úmidos nos vãos das portas e, se necessário, até nas janelas;

 

 

Móveis e decoração

 

como organizar uma obra organização de obra

 

  • Todos os móveis, objetos de decoração e utensílios que, eventualmente, estejam no espaço onde haverá a obra, devem ser retirados e colocados em outro local. Móveis mais pesados e maiores devem ser embalados com papelão e plástico por cima, para maior segurança. Também pode-se embrulhar louças ou objetos mais delicados com plástico bolha. Dependendo do tempo e da complexidade da obra, vale a pena analisar a possibilidade de colocar tudo isso num guarda-móveis.

 

Como a organização de uma obra evita imprevistos

como organizar uma obra organização de obra

 

Com a boa organização de uma obra e um planejamento bem feito, fica muito mais fácil todo o trabalho que vem depois já que não serão necessários improvisos, revisões ou mudanças de rota repentinas.

 

Um plano de serviços com prazos bem estabelecidos apresenta muito menos riscos de imprevistos desagradáveis como impactos devido às mudança climáticas, entregas atrasadas de materiais, quebra de algum equipamento ou máquina, etc.

É preciso pensar em tudo, inclusive no melhor sistema de impermeabilização.

 

Gostou deste artigo? Então, fique sabendo também de quem é a responsabilidade em caso de infiltração na fachada do prédio.

Comentários

Comments are closed.