Você tem dúvidas sobre como a impermeabilização funciona? Vamos te ajudar a entender um pouco sobre esse assunto que a princípio parece um bicho de 7 cabeças.
Mas fique tranquilo, se tudo for feito de acordo com as normas técnicas e considerando o emprego correto de cada tecnologia existente, a impermeabilização da sua casa ou prédio não lhe trará aborrecimentos.
Vamos iniciar explicando o que é a impermeabilização na construção civil:
Uma das funções de uma habitação é proteger os usuários das intempéries. Para tanto, deve estar preparada para as condições climáticas da região onde foi construída, ou seja, se há exposição a vendavais deve proteger dos ventos, se é uma região chuvosa deve proteger da chuva.
Como o assunto aqui é impermeabilização, vamos mostrar abaixo o que deve ser protegido por ela:
Lajes de piso e fundações
Todas as construções são apoiadas sobre o solo, que possui umidade entre seus grãos, vinda de lençóis freáticos ou da própria chuva. De acordo com a intensidade da precipitação, esses grãos ficam mais, ou menos encharcados. Portanto, sempre deve haver uma barreira entre a parte inferior da construção e o solo para impedir a entrada dessa umidade.
Essa barreira pode ser realizada: usando componentes hidrorepelentes nas argamassas e concretos da fundação, bem como, aplicando tintas cristalizantes nas superfícies que ficarão em contato com o solo.
Saiba mais:
Coberturas
Na parte de cima, deve ser pensado o sistema de escoamento da água das chuvas e principalmente como impedir a sua entrada na construção.
A aplicação de alguma barreira possibilita isso e leva o nome de impermeabilização.
Mantas asfálticas e telhados são muito difundidos, mas podem ser muito suscetíveis a constantes manutenções. Entenda:
- Reforma de impermeabilização: como funciona?
- Reforma de telhados: tudo que você precisa saber
- Os 7 pecados da manutenção de telhados
Dê preferência a sistemas modernos de impermeabilização, como os oferecidos pela Fibersals, que invariavelmente tem melhor desempenho.
Paredes
Não só a água das chuvas, mas a umidade carregada por alguns tipos de vento podem agredir severamente uma fachada. Dessa forma, a aplicação de acabamentos impermeabilizantes, tais como emboço, reboco e tinta acrílica impedem essa agressão. Leia:
Agora que você já entendeu para que serve a impermeabilização, já sabe que se ela não for utilizada corretamente, a edificação estará correndo muitos riscos.
Lembre-se que a existência de umidade dentro de uma construção, não coloca em risco apenas ela, mas principalmente a sua saúde. Entenda:
Todos os serviços referentes à impermeabilização devem ser supervisionados por um profissional capacitado. Qualquer imperfeição na sua aplicação pode virar uma porta aberta para a umidade.
Dicas importantes:
-
Dê especial atenção a seu guarda roupas
Se ele estiver encostado em paredes que possuam instalações hidráulicas não deixe de impermeabilizá-las.
Como ficam escondidas, você só perceberá a infiltração quando suas roupas estiverem com cheiro avançado de mofo, e acredite ele é tão nocivo, que muitas vezes a roupa e o móvel não têm salvação.
-
Proprietários de cobertura: atenção!
Se és proprietário de uma cobertura, a responsabilidade pela manutenção é sua. Então, diante de qualquer infiltração que venha a atingir apartamentos de andares inferiores, os custos do reparo recairão sobre você.
Veja:
Ter um seguro residencial, que custa barato, com cobertura para Responsabilidade Civil, pode significar um enorme alívio.
Apresentada a necessidade de ter uma impermeabilização e sobretudo os riscos de não tê la, não fique parado! Vá em frente e cheque se sua construção está preparada para impedir a entrada da umidade.