Água de reuso em condomínios: onde usar?

Em tempos de economia e sustentabilidade é fundamental a preocupação com a utilização consciente dos recursos naturais. A água é um recurso que, pela sua escassez em alguns lugares e pela forma como vem sendo utilizada, merece atenção especial. A água de reuso pode ser utilizada de várias maneiras trazendo economia de água e outros benefícios ao condomínio.

 

De onde vem a água de reuso?

Em edifícios mais novos já estão sendo implantados sistemas para captação e reuso da água da chuva. Nas construções mais antigas é necessário avaliar a viabilidade de instalação, mas normalmente é possível.

 

Um sistema de captação eficiente consiste na utilização de cisternas para armazenagem da água que é captada através de tubulação própria para seu reuso, e separada da água potável e das provenientes de banheiros e cozinhas.

Isto é importante porque você nunca pode utilizar a mesma tubulação para água potável, água de reuso e águas geradas nos banheiros e cozinhas.

 

água de reuso em condomínios

Além da chuva, até a água que purga das mangueiras de ar condicionado pode ser aproveitada e captada para reuso. No caso de edificações maiores, onde existe torre de resfriamento para ar condicionado, a captação pode ser feita diretamente nestas torres.

A água proveniente dos aparelhos de ar condicionado pode ser incluída no sistema de tratamento de água pluvial para reuso nos condomínios.

 

Uma prática que até então vem sendo pouco usada, mas que é bastante fácil e gera muita economia, é a captação da água gerada na limpeza de piscinas. Instalando um reservatório na saída do sistema de limpeza ou simplesmente filtrando a água em uma peneira fina, esta água pode perfeitamente ser utilizada para regar jardins e lavar pisos.

 

Como no verão a limpeza e manutenção das piscinas são maiores, a economia de água e a redução do desperdício são proporcionalmente maiores também.

 

Economia de água e de dinheiro

Nos casos de condomínios que não foram projetados com sistema de captação e reuso da água, será necessário um investimento inicial para sua instalação. Sendo que isso inclui tubulação diferenciada da já existente, estação de tratamento e produtos para limpeza e tratamento da água.

 

O investimento se torna bastante vantajoso no longo prazo. Basta fazer as contas. A economia de água pode girar em torno de 30 a 40% do valor mensal gasto pelo condomínio.

 

A diminuição no valor mensal pago para as concessionárias de abastecimento é outro benefício gerado pelo reuso da água. Afinal, além de pagar pelo consumo, a água que sai pelo esgoto também é cobrada.

 

Onde usar a água de reuso?

Após passar pelo processo de tratamento e descontaminação, a água reutilizada pode ser aplicada em todas as atividades que não exijam água potável. Importante frisar que a água de reuso é imprópria para o consumo humano.

Como já dissemos, as torneiras e a tubulação utilizada para a água de reuso devem ser diferentes das usadas para água potável. Para garantir que não haja problema, o ideal é identificar tudo correta e claramente, para que os usuários e moradores não se enganem ao fazer uso desta água.

Mas, afinal, onde usar a água de reuso? A água captada, seja da chuva, da piscina ou dos aparelhos de ar condicionado, pode ser utilizada de várias maneiras. Sempre contribuindo para a conservação dos recursos naturais e gerando considerável economia.

 

água de reuso em condomínios

 

Veja agora, algumas outras oportunidades de utilização, além da irrigação de jardins e lavagem de pisos:

 

  • Descargas em vasos sanitários;
  • Espelhos d´água;
  • Sistemas de resfriamento;
  • Máquinas de lavar roupa.

 

A utilização de água de reuso deve ser uma prática implementada cada vez mais em condomínios, indústrias e shoppings centers, visando não só a economia financeira, mas, principalmente a conservação ambiental e dos recursos naturais. A água é um recurso finito que precisa ser usado com consciência.

 

Seu condomínio já utiliza água de reuso? Comente aqui a sua experiência e se gostou do texto, compartilhe.

Comentários

Comments are closed.