Tudo sobre laje gourmet

Sonho de muitos, a laje gourmet é um espaço aberto, similar a uma varanda, localizado em cima de uma laje. Portanto, superior ao nível do solo. Ela pode ser utilizada como área de lazer e descanso, em substituição do também conhecido terraço gourmet.

 

Tudo começou com a tendência das pessoas em trocar suas casas mais espaçosas por apartamentos que, muitas vezes, não oferecem um espaço para o lazer com churrasqueira e jardim ou mesmo um ambiente de trabalho mais isolado.

 

A partir disso, as construtoras começaram a oferecer apartamentos que contém em sua planta o espaço denominado varanda gourmet, onde se pode colocar uma mesa, cadeiras, churrasqueira e pia. Tudo para reunir a família e amigos.

 

A ideia de ter um espaço gourmet vem atraindo cada vez mais adeptos já que, sem dúvida, propicia algo bem mais íntimo do que o salão de festas do condomínio, por exemplo.

 

Laje gourmet: O que deve ser avaliado

laje gourmet dicas

 

Daí para o conceito de aproveitar a laje das casas também como uma área de lazer foi um pulo. Se você também está pensando em ter uma, este post é para você.

 

Antes de mais nada, ao elaborar um projeto para aproveitamento do espaço que uma laje oferece, é necessário e obrigatório a avaliação de sua estrutura.

Recomenda-se, portanto, a contratação de um profissional da área, para poder estudar as reais possibilidades de reforma para esse fim.

 

Isso é importante porque existem lajes que foram construídas apenas com a finalidade de cobertura e que não suportam peso extra, sob o risco de desabamento.

Veja também:

 

Após aprovação de utilização, devem ser estudados vários aspectos de como melhor aproveitar o espaço. O grau de insolação é muito importante, uma vez que o espaço tem que oferecer luminosidade e ventilação suficientes para uma ocupação prazerosa.

O espaço não será devida e totalmente aproveitado se for excessivamente quente ou frio. Ou com muito vento e, ainda, se a vista panorâmica também não for agradável.

 

Terraço gourmet: Opções de utilização

laje gourmet dicas

 

A definição do tipo de ocupação da laje deve levar em conta a finalidade da mesma.

Se a ideia for, por exemplo, usar o terraço gourmet para cultivar também um jardim, os cuidados aumentam. Ai será necessária uma impermeabilização específica contra infiltrações e também resistente a ação de raízes mais fortes das plantas ornamentais.

 

Recomenda-se, ainda, as plantas de pequeno porte para que não causem fissuras e infiltrações no ambiente abaixo. Ninguém merece teto e paredes úmidos e mofados, não é mesmo?

 

Esses ambientes extras em casa podem ser conseguidos a partir de uma pequena metragem de laje, como 10 ou 15 m², e com um bom projeto pode ser 100% utilizados.

 

As opções de uso vão desde colocação de mesa e cadeiras próximas a uma churrasqueira, como já dissemos, passando por forno a lenha, pia até um jardim ou horta. Podem ainda se tornar em ambientes mais sofisticados com um spa, academia, sauna e até piscina, desde que com uma base elevada e um deck de madeira.

 

Valorização do imóvel

laje gourmet dicas

 

Outra alternativa é fazer da laje um área de serviço ou lavanderia com bancada, tanque, espaço para máquina de lavar, secadora, etc.

O resultado, neste caso, é um perfeito espaço para colocação de varais nos quais, com certeza, suas roupas secarão rapidamente devido a exposição ao sol e ao vento.

 

Em todas estas situações, são necessários pontos de hidráulica, eletricidade e iluminação para o total aproveitamento da área em todos os horários, inclusive à noite.

 

Cuidado importante: Se for o caso de presença de crianças, garanta um gradil ou guarda-corpo suficientemente fortes para evitar acidentes. A dica aqui é usar vidro temperado ou laminado. Fica lindo!

 

O aproveitamento da laje como terraço gourmet para o lazer ou serviços promove um aumento de área do imóvel, valorizando-o financeiramente.

 

Para que não haja nenhuma chance de problemas devido à infiltração, conte com a solução de impermeabilização da Fibersals para sua laje gourmet!

Comentários

Comments are closed.