Tubulação entupida: causas comuns e como resolver

Vazamentos na laje, no terraço ou em áreas comuns. Mau cheiro vindo de um apartamento vizinho. Água que começa a retornar do ralo da pia ou da área de serviço. Todos estes sinais podem indicar que há problemas na tubulação.

 

A preocupação com essa questão deve começar durante as obras. Ou seja, quando a construtora ou o morador devem dar preferência para o uso de materiais de boa qualidade. A contratação de equipe especializada é outro aspecto crucial para não causar dor de cabeça no futuro. 

 

Os encanamentos dos prédios são abastecidos por uma rede de encanamento horizontal e outra vertical.

 

A primeira é destinada ao encanamento de apartamento. É o morador que fica responsável pela sua manutenção.

Já a rede vertical serve para abastecer o encanamento do condomínio com água, inclusive a rede horizontal. E também conduz o esgoto para o local adequado. Esta fica sob a responsabilidade do síndico ou da administradora.

 

O fato é que o entupimento da tubulação pluvial é tão comum quanto desagradável. Dessa forma, conhecer as causas mais comuns é uma forma para enfrentar este tema.

E, mesmo se tomando os cuidados, você precisar de impermeabilização, escolha uma empresa conceituada para este trabalho.

 

Quais as causas mais comuns do entupimento da tubulação?

 

Dimensionamento incorreto

tubulação entupida

 

A primeira causa refere-se ao projeto hidráulico. Porque o dimensionamento incorreto da vazão é um dos grandes vilões do retorno de água em ralos de terraços, lajes e pias.

Por isso, antes de construir, é fundamental contratar um engenheiro de confiança para fazer o projeto hidráulico.

 

Falta de revisões periódicas da rede hidráulica da área comum do condomínio

tubulação entupida

 

Revisões regulares são uma maneira de identificar o entupimento e prevenir que ele evolua. 

 

Soda cáustica

tubulação entupida

 

Reconhecida como solução para desentupimentos, a soda cáustica é, na verdade, um dos grandes vilões da obstrução da tubulação.

Este produto solubiliza a gordura da tubulação, recuperando partes dela no curto prazo. No entanto, acaba aderindo na parede do tubo, e conforme a gordura é misturada, se transforma em uma “pedra”.

 

Descarte do óleo de cozinha na pia

tubulação entupida

 

Este resíduo deve ser direcionado para uma coleta especial, que ocorre em vários municípios. Isso porque, do contrário, pode potencializar o entupimento, na medida em que são formadas crostas nos canos pelo acúmulo do óleo e os demais materiais. 

 

Adicionalmente, esse descarte incorreto pode causar problemas ambientais, por conta da contaminação do solo.

 

Fios de cabelo, pelo e barba

tubulação entupida

 

Não tem jeito. Seja na pia, no ralo do banheiro ou no ralo de terraços, geralmente os principais vilões são cabelo, pelo e barba. Isso acontece porque as moléculas de cabelo, por exemplo, são constituídas, basicamente, de queratina. 

Essa proteína é muito dura. Por isso, precisa de um tempo maior para se dissolver. Sendo necessária a manutenção física para evitar o entupimento total do ralo ou do sifão.

 

Fio dental

tubulação entupida

 

De aparência inofensiva, o fio dental descartado na pia do banheiro causa entupimento da tubulação, justamente porque não é biodegradável.

 

Papel higiênico e absorventes

tubulação entupida

 

Tanto o sistema de esgoto brasileiro, quanto alguns vasos sanitários não estão preparados para receber papel higiênico e absorventes. Esses materiais não se dissolvem facilmente, impedindo o fluxo de esgoto ao seu destino final.

 

Produtos impermeabilizantes

tubulação entupida

 

Além de folhas e dejetos, a obstrução de ralos de terraços e lajes, por exemplo, pode ser causada por produtos impermeabilizantes. Sim, quando mal aplicados, esses produtos diminuem a vazão da água no ralo e facilitam o entupimento da tubulação pluvial.

 

Como evitar o entupimento da tubulação

tubulação entupida

 

  • Conscientizar os moradores para não jogarem resíduo ou gordura nos dutos, pois tudo isso se acumula facilmente nos canos;
  • Fazer vistorias regulares é uma ótima forma de evitar problemas;
  • Fazer manutenção preventiva em toda a rede de encanamento, tanto na horizontal, quanto na vertical. Dessa forma, é possível identificar antecipadamente o entupimento do encanamento. 
  • Nessa manutenção, todos os ralos do condomínio devem ser limpos, incluindo os dos apartamentos. O recomendado é que essa limpeza seja feita duas vezes por ano.

 

Ao lado de bons hábitos dos moradores, uma boa impermeabilização é fundamental para evitar e vazamentos. Veja, agora, em detalhes, como identificar vazamento em banheiros.

Comentários

Comments are closed.