Revestimento em bacia de contenção de produtos químicos: como fazer

Nem todas as empresas possuem a real dimensão das consequências que um vazamento de produtos químicos pode trazer a um negócio. Mesmo se tratando de um acidente, a legislação é bastante rigorosa e prevê penalidades pesadas que vão desde a aplicação de multas até a paralisação das atividades. O dano ao meio ambiente também obriga a empresa a repará-lo ou ainda indenizar o Poder Público em determinadas situações. Isso sem contar na responsabilidade criminal, que também pode trazer impactos altamente negativos não apenas para a empresa, como para os seus responsáveis.

Quem já enfrentou problemas com os órgãos de fiscalização e com o Ministério Público, sabe que um “simples vazamento” pode se transformar em um grande problema. Por isso, na hora de investir em segurança e prevenção, é melhor agir de forma planejada e inteligente.

Para prevenir e evitar vazamentos no setor industrial, uma das principais ferramentas utilizadas são as bacias de contenção. Essas bacias possuem inúmeras aplicações nas atividades industriais e agem como barreiras físicas, preservando o solo e o ambiente externo dos vazamentos.

Além de evitar a contaminação do meio ambiente, as bacias de contenção também evitam o desperdício, já que nem sempre o material ou substância armazenada nessas barreiras precisa ter como fim o descarte.

Em geral as bacias de contenção são fabricadas a partir de materiais bastante resistentes e recebem tratamento especial para que se tornem impermeáveis. Esse tratamento, além de tornar as bacias estanques, também pode evitar a proliferação de agentes biológicos como bactérias e fungos, que podem representar riscos ao produto e também aos funcionários que atuam na indústria. Para saber como funcionam esses revestimentos e como cuidar de tornar as bacias de contenção da sua indústria efetivamente estanques, confira!

 

Do projeto à instalação da bacia de contenção

As bacias de contenção são uma ferramenta bastante versátil para a indústria, pois além de permitirem o armazenamento, possibilitam o transporte do conteúdo armazenado para outras áreas do site.

Hoje já é possível encontrar bacias de contenção de diversos tamanhos e com capacidades de armazenamento diferentes, atendendo as mais variadas necessidades do setor industrial.

Por essa razão, o projeto para a instalação das bacias deve sempre ser realizado de forma customizada e inteligente, atendendo às necessidades específicas da empresa. Além do projeto ser realizado por profissionais capacitados, a instalação deve sempre considerar os grupos geradores presentes no site.

Antes mesmo da instalação das bacias, algumas informações importantes devem ser analisadas para o projeto. Características físico-químicas dos produtos armazenados, construção dos tanques e área de armazenagem, são apenas alguns dos dados que devem ser levantador durante a elaboração do projeto.

Além disso, as Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), planta do local para análise das distâncias entre os tanques e a área do processo, limites do site, local de passagem de pessoas, entre outros, também devem ser levados em consideração.

 

Revestimento em bacia de contenção

revestimento em bacia de contenção de produtos químicos para indústria

O revestimento em bacia de contenção é outro item importante a ser considerado, pois trata-se do elemento que impede a permeabilidade dos líquidos armazenados e, consequentemente, impede qualquer tipo de vazamento.

O material escolhido para o revestimento deve contar com algumas características importantes, além da impermeabilidade. É importante analisar a resistência para evitar a ação corrosiva de alguns agentes químicos de alto impacto. O material também deve ser flexível, de boa aderência e inibir a proliferação de fungos e bactérias especialmente em ambientes úmidos.

A instalação do revestimento em bacia de contenção precisa ser realizada por profissionais capacitados e treinados para a aplicação do material, atendendo à todas as normas de segurança.

 

Normas ABNT para a construção das bacias de contenção

A importância das bacias de contenção para grupos geradores é um assunto que vem sendo discutido tanto no Brasil quanto no exterior. Além da preocupação com meio ambiente ser cada vez maior, a questão do desperdício é um problema que também pode gerar altos custos para a indústria e, consequentemente, impactar a economia em grande escala.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) já publicou algumas normas visando regulamentar empresas que trabalham com grupos geradores. Essas diretrizes são importantes para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos no processo de produção, como a própria preservação do meio ambiente. É o caso, por exemplo, da NBR 17505 (2013) que trata sobre o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Essa norma é composta por sete partes e define critérios de construção e impermeabilização de bacias e diques de contenção em áreas de armazenamento de líquidos inflamáveis.

A bacia de contenção, de acordo com a NBR 17.505 (2013), deve ser adjacente a, no mínimo, duas vias diferentes. Estas vias devem ser pavimentadas ou estabilizadas e ter largura compatível para a passagem simultânea de dois veículos de combate a incêndio ou 5 m, devendo ser adotado o maior destes valores.

Segundo a norma, em instalações com capacidade de até 1.000 m³, é permitida a existência de apenas uma via para a passagem de um veículo de combate a incêndio ou 3 m. Também é importante destacar que não é permitido qualquer construção diferenciada de tanques e tubulações no seu interior, produtos aquecidos, sujeitos a ebulição ou óleos combustíveis.

 

Revestimento em bacia de contenção e segurança

Além das normas técnicas que tratam sobre as diretrizes para a construção das bacias, o empreendedor deve estar atento às diretrizes da legislação ambiental, que podem trazer consequências para a sua empresa.

Um dano ao meio ambiente pode causar a uma empresa a chamada tríplice responsabilidade, ou seja, além de sofrer as penalidades administrativas como a multa ou a suspensão das atividades, a empresa pode ser obrigada a reparar os danos ou indenizar o Poder Público, além de seus responsáveis responderem criminalmente.

As multas, na esfera administrativa costumam ser altas e podem variar entre R$ 500,00 a R$ 10.000.000,00. Os danos de um vazamento podem trazer gastos de enormes proporções e promover impactos altamente negativos para uma empresa e sua imagem.  Por isso, prevenir nesses casos, certamente é melhor do que remediar.

Ao fazer o projeto das bacias de contenção da sua empresa, certifique-se dos materiais utilizados e avalie o projeto com atenção. Cuidados com o revestimento em bacia de contenção são imprescindíveis e podem evitar grandes problemas no futuro.

 

Quer saber mais sobre revestimentos de qualidade para as bacias da sua indústria? Então conheça as soluções da Fibersals clicando aqui.

Comentários

Comments are closed.