Reforma de quadra poliesportiva: como fazer?

De tempos em tempos, é necessária a reforma de quadra poliesportiva no condomínio, para quando chegarem as férias, quando são mais usadas, ela esteja pronta.

 

Junto com a reforma da quadra de esportes, é bom aproveitar a oportunidade e planejar também a reforma do playground, que geralmente se situa próximo à quadra e tem que estar sempre muito bem cuidado. Por ser utilizado por crianças, requer cuidados especiais.

Saiba mais:

 

Uma das grandes responsabilidades do síndico em um condomínio é a manutenção de todas as áreas comuns do edifício.

 

E uma delas, por estar geralmente sujeita às intempéries, se refere às quadras esportivas. Além das condições climáticas, são muito usadas pelos condôminos e nem sempre observadas as normas de uso para preservá-las.

 

Segurança e desempenho

Reforma de quadra poliesportiva do condomínio

 

As quadras poliesportivas têm que estar sempre muito bem tratadas, para assegurar a segurança e o desempenho de seus usuários.

Fissuras, desgastes na pintura, formação de poças d’água e acessórios como postes, redes, ralos e paredes deteriorados, podem ser fatores que aumentam os riscos de acidentes.

 

Geralmente de concreto ou piso asfáltico, as quadras esportivas possibilitam os esportes mais praticados como futebol, vôlei e basquete.

Por permitir que a superfície fique mais lisa, sem juntas e mais macia, o asfáltico é mais indicado. Ele garante mais conforto aos praticantes.

 

Mas sua manutenção é um pouco mais difícil em face ao concreto, que dura mais e é mais econômico. Porém, dada a sua composição e necessidade de juntas de dilatação, é mais propenso a causar ferimentos.

 

Reforma de quadra poliesportiva: O que levar em conta

Reforma de quadra poliesportiva do condomínio

 

A reforma de quadras deve ser efetuada não somente na superfície, mas também nas camadas inferiores e na fundação. Caso contrário, rapidamente aparecerão fissuras, rachaduras e desagregação de materiais.

 

Além do piso em si, todos os componentes devem ficar em perfeitas condições de uso e preservados. As linhas demarcatórias devem ser pintadas e as tabelas de basquete, conservadas.

 

Fique atento ainda a:

 

  • Traves do gol;
  • Redes: avalie se há rasgos;
  • Se os ralos estão devidamente desentupidos;
  • Grelhas limpas;
  • Postes de iluminação com lâmpadas de LED de que garantem maior economia e eficiência;
  • Pintura do piso deve ser feita com tinta acrílica, resistente aos raios Ultravioleta, garantindo maior durabilidade.

 

A importância da impermeabilização

Reforma de quadra poliesportiva do condomínio

 

Por estar sujeita às variações climáticas, a quadra esportiva invariavelmente sofre com infiltrações de água. Esta pode causar sérios problemas, ainda mais se a quadra estiver construída em cima das garagens, o que é bem normal em edifícios.

 

Leia:

 

Uma boa solução para isso e a impermeabilização, que protegerá o piso e principalmente o que estiver abaixo dele.

 

Igualmente à quadra, o playground também deverá estar sempre nas melhores condições de uso, necessitando sempre de manutenção e de tempos em tempos uma boa reforma.

Sempre aparecem no mercado materiais novos. São tintas com maior resistência, borrachas que resistem ao sol e a chuva e outros que garantem a segurança da criançada.

Veja:

 

Repetimos que é importante que essas reformas sejam feitas nas épocas de aulas escolares, para quando os equipamentos forem mais requisitados, ou seja, nas férias, tudo esteja em ordem.

 

Capacidade técnica comprovada

impermeabilizacao de quadra poliesportiva fibersals
Quadra poliesportiva impermeabilizada com o Sistema Fibersals

 

O síndico deve sempre procurar os serviços de restauração e manutenção de empresas especializadas, com capacidade técnica comprovada, para que os equipamentos e pisos fiquem com boa condição de uso e ótima aparência.

 

No caso de infiltração no piso da quadra, conheça a Fibersals, que executa a impermeabilização, oferecendo 15 anos de garantia. Trata-se de uma técnica aplicada diretamente sobre o piso, assegurando ótimo acabamento. Tudo sem quebradeira ou sobra de entulho. E a pintura da quadra é feita no próprio acabamento do Sistema de impermeabilização!

 

Para mais informações sobre manutenção e reformas em condomínios, leia nossos outros artigos!

Comentários

Comments are closed.