Piso para playground: como escolher opções seguras e divertidas

Um dos locais preferidos dos moradores dos condomínios é o playground, principalmente das crianças e seus pais. Da mesma forma que os cuidados com os brinquedos devem ser redobrados, a preocupação com o piso também deve ser total. Na hora de escolher ou reformar o revestimento, considere a segurança, a resistência à abrasão, a durabilidade, a praticidade da limpeza e a baixa necessidade de manutenção. Em tempo: aproveite, também, para dar ao piso um aspecto lúdico.

 

Quais as características ideias de um piso para playground?

Entre outras, é importante ressaltar que o revestimento deve ser antiderrapante para evitar que as crianças escorreguem. Já pensou na possibilidade de marcar o chão com algumas brincadeiras, como a amarelinha ou um labirinto, por exemplo? Veja nas nossas dicas a seguir, mais detalhes sobre isso e outros aspectos fundamentais sobre este tema.

 

8 dicas para escolher opções seguras e divertidas para o piso do playground

piso para playground com infiltração condomínio

 

1. Areia oferece absorção de impacto

Se o piso do playground for de areia, é necessário que ele tenha, no mínimo 30 cm de altura, para a devida absorção do impacto. Assim você garante que as eventuais quedas causem menos machucados possível.

 

2. Pisos emborrachados são boa opção

Se for de borracha, atente-se para a questão da segurança química. Os pisos emborrachados são uma grande tendência para playgrounds e podem ser usados em áreas internas ou externas. Eles oferecem grande resistência à abrasão, estabilidade química, fácil manutenção e tem bom desempenho na absorção de impacto. Um dos diferenciais do piso emborrachado é que ele é antiderrapante.

 

3. Grama necessita de manutenção periódica

Se você optar pelo piso de grama, programe manutenções periódicas para o playground não se tornar uma floresta cheia de perigos para a criançada.

 

4. Tatame para locais fechados

Se o local for fechado, uma opção de revestimento é o tatame, aquele tecido de palha entrelaçada, usado como tapete ou revestimento no piso tradicional japonês. Ele oferece segurança e conforto, mas exige uma limpeza mais específica e com alto grau de profundidade e, por isso tudo, mais cara.

 

5. Opção de aspecto lúdico

Os pisos que têm manta vinílica, além de imitarem os pisos de madeira, tem a variedade de motivos e desenhos como vantagem. Você pode optar por imagens de bichinhos ou desenhos para brincadeiras. A velha e boa amarelinha ou outros jogos interativos são algumas opções.

 

6. Norma ABNT

Você sabia que existe uma norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – para playground? Pois é. A NBR 16.071, de 2012, exige teste de atenuação do impacto por meio de um equipamento especial, o acelerômetro. O laboratório certifica o piso, conferindo garantia de segurança ao local. Portanto, exija essa especificação do fabricante do revestimento que você escolher.

 

7. Cuidado para evitar acidentes

Em caso de acidentes, o condomínio precisa estar preparado já que é responsável pela segurança do playground, uma área comum. Portanto, requisite e guarde todas as certificações e os documentos que comprovem as manutenções realizadas. Veja:

 

8. Plyaground com infiltração

Entre todas as opções que o mercado oferece, prefira os pisos antialérgicos, antitérmicos e, claro, que sejam antiderrapantes, evitando os riscos de escorregões. Nesta última característica, avalie a solução da Fibersals. Este sistema é ideal para áreas de playground com infiltração. Ele garante a impermeabilização do piso e é uma ótima opção como revestimento antiderrapante. Além disso, permite diversas marcações já no próprio acabamento. Veja um exemplo.

Entendeu como é importante escolher com cuidado o piso do playground do seu condomínio? Deixe nos comentários sua experiência com este tema!

Comentários

Comments are closed.