Reforma de banheiro em apartamento: 5 dicas para evitar problemas

Quando moramos em casa, as reformas são trabalhosas tanto quanto em apartamentos e exigem a contratação de um profissional de qualidade que seja envolvido na concepção, execução, acompanhamento e conclusão da obra.

Porém, quando se trata da reforma de banheiro, os prédios requerem maior cuidado, afinal, qualquer vazamento ou infiltração provocada pela obra pode ser um problema não somente para você, mas também para o seu vizinho. Se você ainda não viu, vale a pena conferir nosso post sobre vazamento em banheiro entre apartamentos.

E aí, lá se vão muitas discussões e custos sem necessidade. Afinal, com um bom planejamento e tomando os cuidados necessários, é possível enfrentar uma reforma de banheiro sem dor de cabeça.

 

Veja abaixo 5 dicas que vão lhe ajudar a percorrer a jornada de reformar banheiro com menos estresse e mais qualidade

 

1. Qual a necessidade da obra?

reforma de banheiro em apartamento como fazer

Se o objetivo da obra é atualizar a decoração ou mesmo melhorar a estética do banheiro, existem algumas intervenções que você mesmo pode fazer, sem envolver grandes obras ou muitos profissionais.

O uso de adesivos, novos objetos de decoração, armários e outros móveis que tragam mais opções de armazenamento e mais funcionalidade ao banheiro, troca de espelhos, etc. são todas formas de mudar seu banheiro com menos custos e sem quebra-quebra.

Mas, se a necessidade envolve mais trabalho tais como: pintura, troca de metais, louças ou dos revestimentos, vale consultar um profissional para um projeto detalhado da obra. Para saber mais sobre os pisos mais adequados para o banheiro, veja este post.

 

2. Arquiteto e memorial descritivo sempre formam uma boa dupla

reforma de banheiro em apartamento condomínio

Ao contratar um arquiteto para desenvolver o projeto e acompanhar a execução da obra, é preciso que você lhe entregue o memorial descritivo do prédio. Nele, ele vai encontrar onde estão localizadas as instalações hidráulicas e elétricas do prédio e evitar aborrecimentos como um vazamento repentino ao atingir um cano ao furar uma parede.

Caso você não tenha esse documento, solicite ao síndico. Vale conversar com o síndico para saber se o documento está atualizado ou se houve alguma alteração na infraestrutura.

Entenda os benefícios de ter acompanhamento de um arquiteto em sua obra.

 

3. Considere as regras para reforma em seu condomínio

Além da legislação vigente, como as regulamentadas pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também das Normas Brasileiras (NBRs), vale consultar o estatuto do condomínio para obras.

Mas, voltando à legislação, você sabia que a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil responsável pela obra é obrigatória? Isso vale para as reformas que envolvam instalações elétricas, hidráulicas ou de gás; troca de revestimentos, impermeabilização e alteração nas portas e janelas.

Isso falando somente das reformas que são possíveis no banheiro. E, embora a pintura e o gesso não estejam contemplados na lista, em geral, sua execução pode envolver quebra de paredes e, por isso, deve ser comunicada ao condomínio e ter um profissional capacitado envolvido. Veja nosso post detalhado sobre o assunto.

 

4. A execução é tão importante quanto o planejamento

reforma de banheiro em apartamento dicas

A avaliação dos locais onde há instalações hidráulicas e elétricas é feita pelo arquiteto e levada em consideração no projeto antes da obra começar. Mas, às vezes, o descuido na execução da obra pode gerar entupimentos e obstrução dos canos.

Uma situação que acontece com frequência é o descuido na proteção dos ralos do banheiro durante a reforma. Com o quebra-quebra, os resíduos acabam se concentrando próximo ao ralo e, somados ao acúmulo de água, eles podem descer e causar a obstrução do cano.

 

5.Durante a reforma, que tal uma revisão?

Aproveitar o momento da obra para verificar os encanamentos e a impermeabilização do banheiro é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Assim, se houver alguma instalação inadequada ou que precise ser refeita, isso já pode ser incluído na reforma do banheiro.

 

Se você tem dúvidas sobre reformas em apartamentos, veja nossos outros posts sobre o assunto. Para não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

Comentários

Comments are closed.