Qual é e como escolher o melhor piso para banheiro?

Na hora de escolher o melhor piso para banheiro, é preciso levar em conta que este espaço deve oferecer tranquilidade, conforto, praticidade e beleza. E ninguém quer causar vazamento em banheiro de vizinho, certo? Por tudo isso, na construção ou reforma do seu apartamento, dedique um tempo para descobrir qual o piso ideal.

 

O banheiro é um local que exige limpezas frequentes. Então, este é o primeiro aspecto a considerar: o piso deve ser fácil de limpar.

Um segundo fator, não menos importante, é a sua segurança e de sua família. O piso mais recomendado é aquele não muito antiderrapante, mas não tão liso também.

E avalie, também, a resistência, a durabilidade, a funcionalidade e a beleza.

 

Veja a seguir alguns cuidados a serem tomados e também materiais que podem ser utilizados como revestimento em banheiros.

 

10 dicas para escolher o melhor piso para banheiro

como escolher o melhor piso para banheiro

 

1. Cores neutras

melhor piso para banheiro

Repare que a os pisos de banheiro geralmente são claros, neutros e com texturas discretas. Isso não é por acaso.

Estes tipos de revestimento provocam uma sensação de amplitude, dificilmente precisam ser trocados e não enjoam os moradores.

 

2. Leve em conta a decoração

melhor piso para banheiro

 

Ao escolher o piso, procure levar em conta toda a decoração do ambiente em questão.

O legal é quando o piso combina com o revestimento das paredes, com as louças, os armários e com o restante dos acessórios.

 

3. Piso antiderrapante: algumas considerações

melhor piso para banheiro

 

Se por um lado, os pisos antiderrapantes podem prevenir acidentes no banheiro, como escorregões, por outro, eles dificultam um pouco a limpeza.

Mas se tiver que optar por uma das duas coisas, segurança em primeiro lugar, principalmente se a casa tiver crianças ou idosos.

 

4. Porcelanato é uma boa opção…

melhor piso para banheiro

 

Entre os diversos pisos disponíveis no mercado, o porcelanato ainda é bem procurado por quem está buscando um bom material para revestimento do banheiro. Isso ocorre porque o porcelanato oferece alta resistência à abrasão, é durável, bonito, impermeável e pode ser instalado com facilidade.

E ainda: as placas de porcelanato podem ser encontradas em grande variedade de cores e formatos.

 

5. … mas requer cuidados

melhor piso para banheiro

 

Se você optar pelo porcelanato, o padrão mais liso, quando em contato com a umidade, pode ficar escorregadio.

 

6. Madeira não é indicada

melhor piso para banheiro

 

Já a madeira nunca deve ser opção para piso no banheiro. É um material que não combina com umidade. Em contato com a água ou vapor, ele se danifica rapidamente.

No entanto, para quem busca o aspecto, já existem diversas opções no mercado de porcelanatos que imitam madeira (e que podem ser usados até dentro do box), e também vinílicos e laminados com tratamentos especiais, que podem ser utilizados na área fora do box.

 

7. Pastilhas de vidro podem ser uma boa opção

melhor piso para banheiro

 

Para conviver bem com a molhadeira dos banheiros, as pastilhas de vidro – material para revestimentos bastante utilizado em paredes – são uma opção interessante.

Por serem pequenas, as pastilhas ajudam a causar uma impressão de amplitude. A variedade de cores é enorme, mas seu preço, quando comparado ao dos pisos tradicionais, é mais alto.

 

Se sua opção for esta, tome cuidado, também, com o rejunte. Este precisa ser bem aplicado de forma a evitar as indesejadas infiltrações.

 

8. Piso cerâmico é muito usado

melhor piso para banheiro

 

O piso cerâmico, com sua grande variedade de cores e estilos, é também uma ótima alternativa. Com ele, é possível dar um toque mais pessoal à decoração do ambiente.

Seu custo compensa. Uma desvantagem é que trata-se de um material mais temporal. Ou seja, marca uma época e em cinco ou sete anos pode parecer antigo demais.

 

9. Cimento queimado só fora do box

melhor piso para banheiro

 

O cimento queimado pode dar um contraste todo especial em uma decoração moderna. Trata-se de um produto barato e durável – desde que aplicado com bastante técnica, evitando trincas.

Quando em contato com a água, o cimento queimado fica liso. Portanto, não use-o dentro do box. Ele pode ser impermeabilizado quando utilizado no restante do piso do banheiro.

 

10. Ajuda profissional é sempre bem vinda

melhor piso para banheiro

 

Antes de decidir pelo piso que você vai comprar para o banheiro, consulte profissionais em decoração e peça sugestões de marcas de qualidade.

O decorador ou o arquiteto são os melhores especialistas para aliar suas necessidades ao seu bolso (para saber mais, veja nosso post que lista as vantagens de ter acompanhamento profissional na sua obra).

 

Piso para banheiro: Qual se adapta melhor ao seu caso?

melhor piso para banheiro

 

Reforma de banheiro parece ser uma coisa simples, mas quando o assunto é piso, começam a surgir algumas dúvidas.

São tantas as opções de piso para banheiro que fica difícil escolher qual oferece o melhor custo benefício e ainda deixar o ambiente mais bonito.

 

Para ajudar nesta escolha, listamos aqui algumas opções de piso com suas vantagens e cuidados exigidos.

 

  • Porcelanato Polido

melhor piso para banheiro

Independentemente do ambiente, o porcelanato polido é o queridinho do momento. Ele é bonito e valoriza a decoração por conta do brilho, além da grande opção de cores e formatos.

A limpeza também é um ponto forte já que é rápida e fácil.

 

A desvantagem, no caso do banheiro, é que ele é muito escorregadio quando molhado. Portanto, deve ser evitado principalmente na área do box.

 

  • Porcelanato Acetinado

melhor piso para banheiro

 

É uma opção que se adapta melhor ao banheiro. Não é tão escorregadio e tem menos brilho que o polido. Tem a vantagem de não refletir tanto as luzes, o que não cansa e deixa o piso mais aconchegante, além de oferecer maior resistência, principalmente aos riscos.

Como é menos escorregadio, pode ser instalado inclusive na área do box e continua sendo fácil de limpar.

 

  • Porcelanato Amadeirado

melhor piso para banheiro

Já que madeira e água não combinam, existe opção para quem quer que o piso do banheiro tenha cara de madeira. O porcelanato amadeirado reúne a resistência do piso e o aconchego da madeira. Alguns contam inclusive com as ranhuras da madeira, o que deixa o piso menos escorregadio. É de fácil limpeza. Porém, o custo é um pouco mais alto que os outros tipos de porcelanato.

 

  • Pastilhas

melhor piso para banheiro

 

São mais utilizadas em paredes, mas já aparecem também como opção de piso. O tamanho pode ser o maior diferencial uma vez que dá a impressão de ampliar o espaço. A diversidade de cores, de tipos e de estilos também proporciona várias opções de criações.

Também são um pouco mais caras em relação à outras opções de piso, além de exigir muito cuidado no rejunte. Em se tratando de limpeza, cuidado com rejunte branco, mais difícil de limpar.

 

  • Piso Antiderrapante

melhor piso para banheiro

 

Considerando que o piso será aplicado em uma área molhada, esta é a opção mais segura para evitar escorregões e quedas. O interessante é que existem várias opções para este tipo de piso, emborrachado, pedra, cerâmico e outros.

A limpeza dá um pouco mais de trabalho, principalmente quando se trata de piso cerâmico, por conta da sujeira que pode se acumular no acabamento áspero.

 

  • Porcelanato líquido liso

melhor piso para banheiro

 

Este tipo de piso é uma opção mais moderna de piso para banheiro. Fica lindo, pois além de não ter rejunte, amplia o banheiro, sem contar com a possibilidade de aplicar desenhos que dão um efeito 3D.

Como não tem rejuntes nem junções, é prático para limpar e a oferta de cores e estilos é enorme. Mas é liso e, por isso, deve ser evitado na área do box. O preço também pesa: é muito mais caro que as demais opções.

 

Reforma de Banheiro: Sem quebra-quebra

melhor piso para banheiro

 

O piso sobre piso é uma forma fácil e prática de reformar seu banheiro e evitar todo o transtorno causado pelo quebra-quebra e pela formação de entulho e poeira. Basta apenas que se escolha o material adequado e se faça a aplicação correta. O ideal, no entanto, é sempre ter o acompanhamento de um profissional durante a reforma, para auxiliar na escolha da opção mais adequada – principalmente para orientar a escolha do chamado piso sobre piso, já que vários fatores devem ser levados em consideração.

 

Vale ressaltar que poderá ficar um pequeno desnível nos rodapés e soleira da porta, mas que, dependendo da espessura do novo piso, poderão não comprometer visualmente.

 

As melhores opções de piso de sobrepor são o porcelanato, devido sua espessura mais fina, que facilita o assentamento. Os modelos Slim tem aproximadamente 4 mm de espessura e podem ser assentados também diretamente sobre o contrapiso.

 

A cerâmica é outra opção prática, durável, econômica e de fácil limpeza. Se o piso já existente estiver totalmente assentado e nivelado a sobreposição pode ser feita sobre porcelanato ou a própria cerâmica.

 

 

Gostou de conhecer as opções de piso para banheiro? Se ainda restou alguma dúvida, conte pra gente nos comentários!

Comentários

Comments are closed.