Reforma de apartamento antigo vale a pena?

A reforma de apartamento antigo pode ser a grande solução para quem almeja morar em uma boa localização da cidade e ainda precisa de espaço para acomodação de suas mobílias ou simplesmente gosta de morar em apartamentos espaçosos. No entanto, a dificuldade pode parecer maior se for necessária uma reforma de cobertura. Mas até para isso há solução. Não precisa abrir mão desta ideia. Acompanhe!

 

Pouco espaço e custos elevados

Cada vez mais raros, os espaços para as construções de prédios bem localizados nas grandes cidades, tornaram-se muito onerosos, elevando os preços dos metros quadrados dos apartamentos ou mesmo de escritórios, às alturas.

Com isso, as construtoras foram se moldando de forma a manter os preços a um nível suportável para os consumidores. Uma dessas formas foi reduzir consideravelmente as áreas úteis, criando plantas reduzidas e, por sua vez, os seus cômodos.

 

Aí, então, é que entra a opção de comprar um apartamento antigo com boa metragem, cômodos amplos e boa localização. E com um bom planejamento e mão de obra confiável, após uma reforma bem feita, ele ficará igual ou até melhor do que um novo, menor e (na maioria nas vezes) muito mais caro.

 

Com ganho de espaço e economizando no ato da compra, o gasto com a reforma do apartamento antigo será compensado pela valorização do imóvel. E ainda poderá deixar sua residência com os detalhes arquitetônicos que você sempre sonhou.

 

Ambientes integrados, móveis com as suas cores preferidas, revestimentos que traduzam os seus desejos. Quem resiste?

 

Reforma de apartamento antigo

reforma de apartamento antigo vale a pena

Detalhes que poderão ajudar na decisão pela reforma:

 

  • Normalmente, se comparados, os apartamentos mais antigos tinham pé-direito mais alto e as janelas maiores. Isso representa, além de um visual agradável, muita utilidade. Porque estes aspectos melhoram a iluminação do ambiente, proporcionando conforto e economia de energia;

 

  • O uso de material resistente e duradouro especialmente nos pisos (madeira, mármore, granilite) garante qualidade à obra, permitindo o bom uso e a devida valorização;

 

  • Geralmente a localização é boa já que os imóveis mais antigos ficam em regiões já consolidadas, com melhor infraestrutura e mais valorizadas. E o risco de você comprar apartamento antigo e, em seguida, ter uma vista da janela prejudicada por uma nova construção, por exemplo, é menor;

 

  • Vantagem na hora de negociação: Ao comprar um apartamento antigo, você tem mais argumentos para negociar um desconto. Esse é um argumento usado a seu favor para barganhar: “o preço deveria ser menor porque eu terei que contratar um arquiteto e investir em uma reforma”. Quanto maior o desconto, melhor. Se você for um bom negociante, conseguirá um desconto que cubra as despesas com a reforma e o arquiteto e ainda deixe uma margem.

 

Reforma de cobertura

Agora, então, melhorou! Quem nunca sonhou em morar em uma cobertura? Se a opção foi mesmo comprar um apartamento antigo e reformá-lo, melhor ainda a cobertura. Mas, também, se pensarmos bem, um dos grandes problemas desse tipo de imóvel é ou era o problema de infiltração de água da piscina e também da água da chuva no terraço.

 

  • Na grande maioria das vezes, o apartamento de cobertura é a maior unidade do prédio, agregando terraços e áreas privativas à sua metragem;

 

  • Como não há morador de cima, esqueça os ruídos habituais de um apartamento, tais como passos, descargas, animais de estimação correndo e crianças pulando. Além disso, em diversas coberturas, há churrasqueira, piscina e terraços exclusivos. Você terá um pequeno clube para chamar de seu.

 

Apesar dessas vantagens, atenção!

Normalmente nas cobertura há uma piscina e/ou maiores áreas expostas a chuvas, ficando assim mais vulnerável à ocorrência de infiltrações.

 

Não deixe que isso torne-se um impedimento. Caso você escolha uma cobertura e o imóvel tenha ficado muito tempo sem manutenção, também pode haver infiltrações – que são resolvidas definitivamente pelo Sistema Fibersals.

Trata-se de um único, eficiente, definitivo e indicado para todas as áreas da cobertura. Usando uma tecnologia de revestimento com poliéster de alto desempenho, é um sistema aplicado diretamente sobre o piso. Sem necessidade de retirada do antigo, resultando em um novo piso com espessura de 3 a 5 mm, já com acabamento personalizado.

 

Conheça um pouco mais sobre esta solução e tome sua decisão definitiva para não ter dores de cabeça em termos de infiltrações. Apenas desfrute de todo bem-estar que morar em uma cobertura permite.

 

Cuidados essenciais para qualquer reforma

reforma de apartamento antigo vale a pena

Se você já está convencido de que a reforma de um apartamento antigo pode ser a solução ideal, mas ainda tem medo da dor de cabeça causada pela reforma, aqui vão algumas dicas importantes:

 

 

  • Não dispense o projeto: especialmente em apartamentos antigos, o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto é essencial, já que, para a reforma, será exigida uma ART ou RRT. Além disso, obras com projeto costumam ser mais rápidas e previsíveis;

 

  • Siga as regras do condomínio: procure saber o horário permitido para obras no condomínio e siga-o para não ter problemas com os novos vizinhos. Além disso, é importantíssimo entregar a documentação adequada ao síndico e aos órgãos competentes para não ter a obra embargada.

 

Quer saber mais sobre reforma? Então veja todos os nossos posts sobre o assunto!

Comentários

Comments are closed.