Piso sobre piso: tire suas dúvidas

Nos dias de hoje, contribuir com a diminuição da geração de resíduos é dever de todos. Imagine reformar a sua casa inteira, colocando pisos e revestimentos novos, sem  sujeira, sem barulho e, principalmente, sem entulho. Já faz algum tempo que o mercado vem desenvolvendo produtos que viabilizam a instalação de pisos e revestimentos novos sobre os existentes, o chamado piso sobre piso.

E, acredite, nunca estiveram tão bons!

 

No passado recente havia muita desconfiança sobre esse método. Porém, com o passar dos anos, e apesar de ainda haver alguma resistência, cada vez mais pessoas adotam essa ideia.

 

É fato que, para sua implementação, são necessários alguns pré requisitos, e todos referem-se basicamente às condições do piso existente.

Vamos falar um pouco sobre eles:

 

Pré-requisitos para instalação de piso sobre piso

 

Desnível

piso sobre piso

 

Em uma situação onde você queira aplicar piso sobre piso em uma cozinha ou banheiro e no restante da casa permanecer com o piso existente, é fundamental se atentar que a instalação do piso novo criará um desnível de pelo menos 1 cm entre esses pisos.

Essa diferença pode ser arrematada através da instalação de soleiras ou baguetes.

Além disso, as portas que abrem no sentido interno do ambiente a ser renovado precisarão necessariamente de ajuste na sua altura.

 

Aderência

piso sobre piso

 

Para o assentamento do piso novo sobre o antigo, esse último precisa estar perfeitamente aderido ao piso ou parede, sem partes ocas, ou estufamentos.

No caso de apresentar alguma dessas características, é preciso remover a parte com problema.

Muitas vezes, quando se remove uma peça todas ficam fragilizadas, não restando opção senão remover integralmente.

 

Caimento

piso sobre piso

 

O escoamento da água deve sempre ser feito por um ralo. Para isso acontecer, o piso precisa ter caimento direcionado para ele.

Infelizmente, muitas vezes, isso não recebe a devida atenção, e a água que deveria ir para o ralo acaba empoçando em um canto qualquer.

 

Para os casos mais graves, o piso e o contrapiso existentes precisam ser removidos para fazer um novo com o devido caimento.

Nos casos mais leves, o profissional consegue corrigir as imperfeições com a própria argamassa de assentamento, engrossando ou afinando sua camada.

 

Dicas importantes para adotar o piso sobre piso

piso sobre piso

 

  • Peça ao profissional para realizar uma análise criteriosa das condições dos revestimentos existentes.
  • Quando for às compras, lembre-se que a argamassa para o assentamento, a “cola”, como o pessoal costuma chamar, é específica para piso sobre piso e não adianta usar outra.
  • Quanto ao revestimento novo, não há restrições de escolha.

 

Outras soluções para reformas sem quebradeira já são realidade

 

impermeabilização sem quebradeira fibersals poliéster flexível piso sobre piso

 

Mantendo a idéia da diminuição de resíduos, podemos estender o conceito à impermeabilização.

Os sistemas convencionais exigem a quebra dos revestimentos, quebra do contrapiso, troca da manta, para então se refazer tudo novamente.

Entenda:

 

A Fibersals detém tecnologia de ponta que, sem quebrar absolutamente nada, é capaz de impermeabilizar a superfície através da aplicação de um finíssima membrana de poliéster, que pode ter o desenho e a cor que você quiser dentre diversas opções. E o melhor: com 15 anos de garantia.

 

Lembre-se que o avanço da tecnologia exige, cada vez mais, que tenhamos mão de obra especializada para saber empregá-la, fuja dos aventureiros!

Quando empregada corretamente, o maior custo despendido com um bom profissional é compensado através da durabilidade e qualidade do serviço que foi feito.

 

Agora que você já sabe tudo de piso sobre piso, mãos a obra!

Comentários

Comments are closed.