Os perigos da reforma predial e como evitá-los

A reforma predial quase sempre é sinônimo de stress e dor de cabeça. Entre e sai de pessoas, sujeira, barulho excessivo, e aquela sensação incômoda de que aquela situação parece que nunca vai acabar. Quando a reforma é um condomínio, todos os moradores são afetados de alguma forma, e é um momento bastante crítico para o síndico.

 

É certo que muitas intervenções nas edificações poderiam ser evitadas ou minoradas se houvesse uma preocupação maior com ações de manutenção. Mas sabemos que essa não é uma cultura e eventualmente as reformas se tornam inevitáveis. E já que se trata de um período conturbado, quais ações o síndico e o condomínio podem tomar, a fim de evitar maiores problemas e preocupações durante e após o término das obras? Nesse post vamos ver algumas dicas que podem te ajudar bastante quando o assunto é reforma predial.

 

Planejamento da reforma

reforma predial planejamento laudo de reforma

Quanto maior é a atenção durante a fase de planejamento, menos surpresas desagradáveis acontecerão na fase de execução.

Infelizmente, a cultura de se investir em projetos não é forte no Brasil, e a consequência disso são obras que atrasam bastante e parece que nunca vão acabar. Há um nível muito alto de retrabalho, desperdício de materiais, serviços mal-feitos, atrasos, e tudo isso acaba gerando descontentamento geral por parte dos moradores e grandes prejuízos financeiros.

Dessa forma, é essencial que seja feito um planejamento adequado e isso engloba várias ações. Primeiramente, é preciso identificar os problemas de maneira correta, com laudos, estudos técnicos, vistorias, para saber exatamente quais são as necessidades do condomínio. Por vezes, durante uma inspeção de um problema específico são descobertos vários outros.

Leia mais em:

 

A partir daí é possível se planejar melhor para as reformas, sabendo previamente todas as intervenções que serão feitas e evitando surpresas. Um bom projeto otimiza vários gastos, evita desperdícios, permite que o condomínio tenha uma noção mais precisa de quanto dinheiro será investido. E também é possível elaborar um cronograma de obra mais assertivo, além de auxiliar na compra dos materiais, principalmente para garantindo que não haja paralisações na obra por falta de material.

 

Cuidado ao escolher a empresa para reforma predial

reforma predial como escolher fornecedores

As reformas prediais, dependendo do tipo de intervenção, podem chegar a cifras muitas altas. Dessa forma, é essencial ter alguns cuidados na hora da contratação de empresas e prestadores de serviço.

De maneira geral, a melhor prática é pesquisar no mercado opções antes de fechar qualquer tipo de contrato. Primeiramente, deve-se buscar empresas idôneas, com capacidade técnica comprovada e com boas referências na execução dos projetos e serviços que o condomínio busca. De nada adianta cobrar uma garantia, se quem está prestando o serviço não capaz de honrá-la.

Em processos licitatórios para obras públicas, a exigência de vários documentos é prática comum. No entanto, clientes privados também podem (e devem!) exigir comprovações das empresas que atestem sua situação financeira, fiscal e técnica, por exemplo.

Saiba mais:

 

Organização do canteiro de obras

reforma predial organização do canteiro de obras

Uma vez iniciados os trabalhos, é essencial que sejam feitos de maneira organizada. Em local em que moram várias pessoas, a organização é fundamental para que os transtornos sejam os menores possíveis.

A começar pela disposição do canteiro de obras, que tem recebido cada vez mais atenção, pois as grandes construtoras têm percebido a importância da logística de um canteiro de obras, a designação correta de lugares para armazenamento das máquinas e materiais, bem como locais de corte de dobra e aço, centrais de argamassa.

Portanto, em uma reforma predial é uma boa prática definir previamente entre construtora e condomínio as ações que serão tomadas para que o canteiro de obras seja o mais organizado possível e o processo de execução seja mais eficiente.

 

Gestão de Resíduos

reforma predial gestão de resíduos entulho

Reformas geram muito entulho e resíduo, mesmo as intervenções menores. Por isso uma forma de evitar maiores dores de cabeça é estar preparado para a gestão desses resíduos da construção.

É preciso pensar em uma logística para que o entulho possa ser facilmente descartado desde o local de geração. E que esse descarte seja feito de maneira organizada e frequente, evitando acúmulo de resíduo e sujeira. Todo esse processo deve ser planejado e combinado previamente entre construtora e condomínio.

 

Cadastramento de pessoal

reforma predial cadastramento de pessoal

Quando a reforma está acontecendo, há uma grande movimentação de pessoas, trabalhadores e fornecedores, e isso pode gerar problemas. Há casos em que, infelizmente, podem acontecer depredações e até furtos se não houver controle daqueles que acessam as áreas do condomínio.

O ideal é que, durante a reforma predial, o condomínio faça um cadastro de todas as pessoas envolvidas na obra, para que seja possível manter um controle de quem entra e sai da obra.

 

Cuidados legais

reforma predial leis quesitos legais

Para evitar problemas, é importante também que o condomínio esteja amparado legalmente. Como se trata de várias pessoas, pode haver conflitos de interesses, problemas com moradores, situações estressantes, e isso pode acabar se transformando em brigas mais sérias.

Uma forma do síndico e do condomínio estarem resguardados é, com a ajuda de profissionais da área, estar em posse de todos os documentos legais necessários para a reforma, bem como registrar em ata tudo o que for discutido e todas as decisões que forem tomadas.

Saiba mais:

 

Escolha os materiais certos

reforma predial escolha de materiais

É consenso para todos os envolvidos em uma reforma predial que todas as intervenções devem ser feitas da melhor forma possível para evitar que novas reformas sejam necessárias em um curto e médio período de tempo.

Por isso não somente a escolha das empresas e prestadores de serviços deve ser analisada com cuidado, mas também os materiais que serão utilizados. Muitas vezes, pensando apenas na economia durante o período de obra, são escolhidos materiais e técnicas de qualidade duvidosa. E, assim, é possível ver em muitos casos que o barato acaba saindo muito caro no futuro. Portanto, nesse momento é preciso ter consciência de que um investimento maior em materiais de qualidade podem significar, na verdade, uma grande economia e tranquilidade no futuro.

Saiba mais:

 

Tem mais alguma dica para evitar transtornos quando o assunto é reforma predial? Compartilhe conosco!

Comentários

Comments are closed.