Tudo sobre manutenção preventiva, corretiva e preditiva no condomínio

O custo da manutenção predial e dos vários equipamentos é, sem dúvida alguma, o principal, e talvez, o mais oneroso item na composição das taxas condominiais. Portanto, é de suma importância que essa manutenção seja efetuada da melhor forma possível, evitando o desgaste prematuro, tanto dos equipamentos, quanto da edificação como um todo. Isso sem falar na segurança dos moradores. Hoje vamos ver como funciona a manutenção preventiva, a manutenção corretiva e a manutenção preditiva.

 

Tudo sobre manutenção preventiva, corretiva e preditiva no condomínio

O que é manutenção preventiva?

O plano de manutenção preventiva tem como objetivo efetuar reparos importantes nos equipamentos prediais, resolvendo possíveis defeitos e proporcionando, assim, uma durabilidade muito maior.

A maioria dos problemas ocorre, geralmente, quando há necessidade de uso contínuo dos equipamentos como, por exemplo, bóias das caixas d’água, bombas elétricas, saunas, piscinas, etc.

Por isso a manutenção preventiva é tão importante. Ela evita uma possível falta de água que impacta diretamente todos os condôminos e consertos emergenciais que encarecem as taxas do condomínio. Veja:

 

O que é manutenção corretiva?

manutenção preventiva corretiva e preditiva no condomínio

A manutenção corretiva, ao contrário da preventiva, como o próprio nome já diz, serve para corrigir os desgastes ou falhas nos equipamentos. Prevê, por exemplo, a substituição de peças de máquinas ou aplicação de uma série de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar tudo que tenha sofrido alteração em seu funcionamento.

Trata-se de uma técnica de atuação reativa que aguarda pela falha, para aí sim determinar a ação de manutenção a ser seguida. Com isso, esse tipo de manutenção gera sempre maiores custos, pois demandam mais tempo de paralisação de uso, alto custo de material comprado em situação de emergência e relacionado à mão de obra urgente.

Um exemplo que pode demandar a manutenção corretiva nos condomínios é a falta de lubrificação nos equipamentos, bem como rachaduras em paredes e vazamentos nas áreas úmidas.

A impermeabilização também é um item bastante frequente de manutenção corretiva – a maioria dos condomínios só busca soluções depois das falhas ocorrerem. Aqui vale a pena conhecer uma solução definitiva de impermeabilização, que não requer a quebra do piso existente: o Sistema Fibersals.

 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma técnica de manutenção com base específica no estado dos equipamentos ou das instalações. Trata-se de um acompanhamento periódico, baseado na análise de dados coletados por meio de monitoramentos programados ou inspeções de campo.

É um tipo de manutenção que se beneficia especialmente por seus baixos custos, porque é menos trabalhoso do que a manutenção preventiva, por serem baseados no estado real dos equipamentos e instalações e da necessária determinação de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.

Por meio de novas técnicas de de ultrassom, câmeras termográficas e testes de análise de vibração, este tipo de manutenção é uma alternativa viável e mais econômica em certas circunstâncias.

 

Fique de olho no quórum necessário

Agora que você já sabe os tipos de manutenções, vale lembrar que o síndico, conforme o Código Civil (Artigo 1.347) possui limites em sua atuação, instituídos pelos direitos e deveres próprios da função que exerce.

Em se tratando de uma obra necessária (manutenção corretiva) de urgência, mesmo que se seja onerosa, o síndico pode providenciá-la, apenas dando ciência à assembleia.

Porém, para a manutenção sem urgência, o síndico deverá pedir autorização à assembleia e ter aprovação por quórum simples. Ou seja, a decisão – contrária ou a favor à contratação da obra – deve ocorrer pela maioria simples (50% dos condôminos mais um).

Entenda tudo sobre o assunto:

 

Para mais informações relacionadas ao seu condomínio, especialmente na área de impermeabilização, assine nossa newsletter e fique sempre bem informado!

Comentários

Comments are closed.