Laje técnica: saiba tudo sobre ela

Recentemente incorporada aos projetos de arquitetura, a laje técnica desempenha papel fundamental no controle dos sistemas das edificações.

 

Da mesma forma que o uso de shafts para tubulações dos edifícios foi difundido e revolucionou a construção civil nos anos 90, a laje técnica trilha o mesmo caminho.

 

O que é laje técnica?

 

laje técnica construção civil o que é, vantagens e desvantagens - como fazer impermeabilização de laje técnica

 

É o pavimento de um edifício responsável por abrigar equipamentos e tubulações correspondentes aos principais sistemas operacionais da edificação.

Por exemplo: gás, água, caldeiras, antenas, ar condicionado, elétrica, telefonia, entre outros.

 

Quanto maior o porte e automação do edifício, mais complexa ela será.

 

Pode estar localizada no último pavimento ao ar livre ou em andares intermediários.

Normalmente os fechamentos laterais, visando a ventilação, são feitos com peças vazadas parecidas com venezianas que se integram a arquitetura do prédio. Ou seja: quem olha o edifício por fora nem faz ideia da quantidade de coisas escondidas pelas venezianas.

 

A laje técnica nos prédios residenciais pode ser usada de outra forma. Um exemplo é quando, em cada uma das unidades, é prevista uma varanda exclusiva para a instalação das condensadoras dos equipamentos de ar condicionado.

 

Principais vantagens da laje técnica

laje técnica construção civil o que é, vantagens e desvantagens - como fazer impermeabilização de laje técnica

 

Acesso restrito

Possui acesso restrito, permitindo apenas a entrada de pessoas autorizadas, mantendo afastados os curiosos e mal intencionados.

 

Planejamento

Concebida durante a fase de projeto, a laje técnica já prevê o tipo de equipamento a ser instalado, seu tamanho, sua potência, seu peso. Ou seja, quando pronta, os acessos e passagens já estão adaptados às reais necessidades geradas pela montagem de cada um deles.

Os equipamentos mais robustos, que não permitam desmontagem capaz de viabilizar o acesso pelo elevador, podem ser içados pela fachada por empresas especializadas.

 

Manutenibilidade privilegiada 

É o fim das escadas provisórias para descer ou subir em lugares inacessíveis.

Os equipamentos podem ser instalados de forma a permitir acesso por todos os lados.

 

Adaptabilidade

Facilidade de ampliação: quando previsto em projeto, a quantidade ou potência dos equipamentos pode ser aumentada sem dificuldades.

 

Segurança

Por ficarem sempre em locais de acesso restrito, podem ser concebidos eficientes sistemas de detecção e combate à incêndios que venham a ocorrer nos equipamentos, podendo manter o fogo isolado do restante do prédio.

 

Principais desvantagens da laje técnica (e como resolvê-las!)

laje técnica construção civil o que é, vantagens e desvantagens - como fazer impermeabilização de laje técnica

 

Problemas com aves

O primeiro e menos importante é a possibilidade de aves fazerem seus ninhos por entre equipamentos e tubulações.

 

Dessa forma, é necessário o uso de telas e alambrados para impedir o acesso.

 

Ruído

As lajes técnicas, dependendo da quantidade de equipamentos em operação, podem ser um incômodo significativo para a vizinhança. Isso porque o ruído gerado, principalmente a noite, pode ser percebido a distância.

 

A instalação de barreiras acústicas estrategicamente posicionadas pode diminuir bastante o incômodo.

 

Dificuldade na reforma da impermeabilização com sistemas convencionais

O mais relevante e comprometedor é quando ocorrem falhas no sistema de impermeabilização.

Ao fazer a reforma na impermeabilização, equipamentos e máquinas precisam ser desmontados e transferidos de local enquanto o reparo é realizado, trazendo transtornos, alto custo e paralisação de sistemas vitais do edifício.

Veja:

 

 

Para mitigar esse risco, existem sistemas de impermeabilização como a Solução 100% Silicone da Fibersals, que pode ser aplicada como reparador sem que nada precise ser removido. Não há geração de entulho ou ruído. Indicado para pisos com trânsito esporádico, como o de áreas de manutenção e conta com 15 anos de garantia.

 

Essa solução permite, ainda, a criação de corredores de manutenção, com maior resistência mecânica, caso o tráfego seja mais intenso. Saiba mais sobre ela.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização sem quebradeira


 
Vale a pena conferir:

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é laje técnica, suas vantagens e desvantagens, conte nos comentários quais as suas dúvidas sobre o tema. E, se precisar de ajuda em impermeabilização, conte com as soluções da Fibersals.

Comentários

Comments are closed.