Durante as definições do projeto e da construção de sua casa, uma infinidade de dúvidas surge. Quase todas impactam em qualidade, estética, e principalmente custo. Vamos falar sobre uma decisão super difícil de ser tomada e tentar te ajudar a decidir se a melhor opção para sua casa é usar laje ou telhado.
Laje ou telhado? Leve em conta a funcionalidade
As casas construídas com cobertura em telhado demandam mais tempo para serem construídas. Apesar das telhas serem um mero sistema de encaixe, todas estão suportadas por um complexo sistema de madeira.
A mão de obra precisa ser especializada e qualquer um que suba nele para realizar algum tipo de manutenção no telhado precisa saber pisar. Caso contrário, o risco de quebrar uma telha e ocorrer um vazamento é muito grande.
Para os casos onde a laje seja exclusivamente impermeabilizada, precisa-se ponderar com seu engenheiro se o impacto extra de peso gerado pela proteção mecânica da manta asfáltica (se este for o sistema de impermeabilização escolhido) vai aumentar ou não as estruturas de apoio da laje.
O aumento no dimensionamento dessas peças pode justificar a implantação de um telhado simples.
Uma solução mais moderna seria a aplicação de um sistema de impermeabilização leve, que não necessite de proteção mecânica adicional. Entenda.
Quanto ao desempenho, desde que bem feita, uma laje impermeabilizada tende a te trazer bem menos aborrecimentos que um telhado. A sensação de segurança costuma ser maior em meio a vendavais, por exemplo.
Em ambos os casos, para se obter conforto térmico, são necessários trabalhos adicionais e complementares que proporcionem esse resultado. Há, no entanto, sistemas de impermeabilização que agregam alto índice de refletância solar, como a Solução 100% Silicone.
Arquitetura: qual agrega mais? Laje ou telhado?
Esteticamente, existe o mito de que para a casa promover um visual aconchegante e ter “cara de casa”, ela precisa ter telhado.
A arquitetura se adaptou ao futuro e as casas projetadas nos dias de hoje sem telhado estão longe de parecer agência bancária ou concessionária de veículos.
É fato que os telhados proporcionam vasta possibilidade de estilos arquitetônicos, sendo assim protagonistas na definição do estilo de uma casa.
Da mesma forma as casas cobertas apenas com laje impermeabilizada viabilizam o aproveitamento de espaços na cobertura, que podem possuir extremo valor arquitetônico, agregando à casa diferenciais charmosos e cobiçados, como uma laje verde por exemplo.
Existe ainda a possibilidade de mesclar as duas modalidades de cobertura.
Com equilíbrio e parcimônia o resultado final pode surpreender.
Custo: Laje ou telhado, o que é mais barato?
Conforme dito anteriormente, há que se ter muito critério nessa escolha quando o custo é levado em consideração.
A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata.
No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado.
Da mesma forma, um telhado mais sofisticado, com muitos recortes e muitas águas, certamente custará muito mais que uma laje plana.
Alternativas
Sistemas mistos podem ser muito interessantes, pois telhados apoiados em lajes impermeabilizadas associam a beleza e charme do telhado à segurança da laje impermeabilizada.
Existem no mercado empresas especializadas no tema, como a Fibersals, que proporcionam soluções que abrangem lajes com trânsito intenso (Sistema Fibersals) e lajes sem trânsito (com a Solução 100% Silicone).
Ambos são sistemas super versáteis, que ao mesmo tempo garantem a impermeabilidade da superfície e promovem excelente conforto térmico.