Infiltração é vício oculto?

A infiltração é uma dor de cabeça para qualquer pessoa, inclusive para o condomínio. Esse problema estrutural é difícil de identificar, e quanto isso acontece, a situação já está mais grave. Mesmo assim, muitas pessoas têm dúvida se a infiltração é vício oculto, uma vez que é possível ver seus sinais. O post de hoje explica melhor o tema. Confira!

 

O que é vício oculto?

infiltração é vício oculto o que é

Vício oculto é aquele que não é passível de fácil detecção à primeira vista ou em curto período de tempo.

 

Quando se visita um imóvel, ele nem sempre revela todas as suas características. Somente com o uso pelo tempo ou com análise minuciosa se identifica um vício oculto.

Um problema na rede elétrica, por exemplo, pode aparecer somente depois de meses de uso de energia em um apartamento.

 

O vício oculto é também chamado de defeito construtivo. Ele é diferente do vício aparente, que é quase que imediatamente verificável, como um piso colocado torto ou um vidro quebrado.

 

Infiltração é vício oculto?

infiltração é vício oculto e defeito construtivo infiltração é perigoso

A infiltração é considerada um defeito construtivo. Então, infiltração é vício oculto.

 

Infelizmente, esse é um problema detectado com o passar do tempo.

Quando nos deparamos com mancha escura no teto ou na parede, sinais de mofo ou pintura descascada, já precisamos ter em mente que a infiltração está ali há muito tempo. Esse “sintoma evidente” aparece quando a situação está complicada.

 

E nunca é demais destacar que infiltração é perigoso, porque afeta a solidez do imóvel, sendo um problema estrutural. Entenda:

 

Quando proveniente de vazamento, ela pode aumentar a conta de água do proprietário ou do condomínio. Veja ainda:

 

De quem é a responsabilidade pela infiltração?

infiltração é vício oculto quem é responsável

Como a infiltração é vício oculto, só é possível identificar o responsável por ela com auxílio profissional, que possui equipamentos que captam os ruídos, fazem testes nos encanamentos e outras tarefas.

 

Contratar um técnico para conseguir encontrar a origem da infiltração é fundamental, e isso deve ser feito rapidamente assim que os sinais aparecerem (mofo, manchas etc.) para evitar que a água penetre mais na sua unidade e na dos vizinhos próximos e gere prejuízos maiores.

 

Em geral, a origem das infiltrações é um vazamento, uma falha na impermeabilização da cobertura ou da laje ou o próprio lençol freático (infiltração aparece no poço do elevador).

 

Origem em área comum do condomínio

Quando a infiltração se origina de área comum (área de lazer, poço de elevador, caixa d’água, paredes externas), a responsabilidade pelo reparo é do condomínio.

Neste caso, o síndico deve ser notificado para tomar as providências necessárias.

 

Origem em apartamento

Ela pode ter origem dentro do apartamento.

 

Neste caso, há particularidades quando está em vigor um contrato de locação.

Se o vazamento ocorre por culpa do inquilino (perfura um cano na hora de fazer uma pequena reforma), ele será o responsável pelo reparo. Mas se o problema decorre do desgaste natural dos materiais, o proprietário deverá custear o reparo.

 

Por fim, se uma infiltração no seu apartamento causar danos para vizinhos ou para as áreas comuns do edifício, você será responsável por custear as obras de conserto. Em alguns casos, o condomínio providencia a obra e cobra o reembolso do proprietário.

 

Infiltração é perigoso. O síndico ou o morador deve adotar providências rapidamente para que o prejuízo não seja maior para a estrutura da edificação.

Em cada caso, existirá um responsável, fique atento!

 

Como a infiltração é vício oculto, ela é uma das situações interessantes que ocorre quando falamos de garantia obrigatória para obras na construção civil. Aprenda mais sobre o tema no nosso post sobre o assunto!

Comentários

Comments are closed.