Energia solar residencial: 5 dicas para captar energia em sua casa

26Não são apenas as empresas que têm o privilégio de poder contar com a energia solar. Esta já é uma possibilidade também para a pessoa física, que pode usufruir da energia solar residencial e ainda obter um incentivo para o investimento.

 

Fato é que o custo alto da conta de energia elétrica e a preocupação com a preservação do meio ambiente estão fazendo com que cada vez mais pessoas procurem fontes alternativas e sustentáveis de geração de energia.

 

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou o programa de geração de energia solar fotovoltaica.

Com isso, diversos consumidores estão se beneficiando com as vantagens de produzir a sua própria energia solar residencial.

Se você se interessa pelo assunto, veja como isso é possível.

 

Energia solar: 5 dicas para captar em sua casa

Com a instalação de um sistema de geração de energia solar, é possível gerar toda a energia consumida numa casa e ainda compartilhar o excedente com a rede distribuidora da sua cidade.

 

A energia que você não utilizar, fica como crédito e pode ser abatido daquilo que for consumido.

 

O sistema de captação de energia solar é feito com a instalação de painéis solares no telhado da residência ou apartamento de cobertura.

 

Para isso algumas providências são necessárias:

 

1. Dimensionamento

energia solar residencial

 

O primeiro passo é procurar por uma empresa especializada na instalação desses painéis para que eles possam fazer o projeto do sistema de forma adequada ao seu imóvel e necessidade.

 

Para a elaboração deste projeto é preciso fazer o dimensionamento do consumo de energia, calculando a média de consumo nos últimos 12 meses.

 

Com esta informação a empresa poderá desenvolver um projeto que atenda a sua necessidade e determinar a quantidade de placas solares que devem ser instaladas em sua casa.

 

2. Custo e retorno financeiro

 

Não há uma maneira de determinar um custo fixo para a instalação do sistema, justamente porque ele varia de acordo com o dimensionamento da residência.

 

O que vale ressaltar é que o retorno financeiro compensa em muito o custo inicial.

 

Um sistema instalado tem vida útil superior a 25 anos e ao longo deste período gera uma economia considerável na conta de luz.

 

3. Projeto de geração de energia solar residencial

energia solar residencial

 

Avaliado e aprovado o orçamento, uma equipe deverá fazer uma visita ao seu imóvel para avaliar tecnicamente a instalação dos equipamentos, verificar as condições da casa e da incidência solar e, a partir daí elaborar um projeto adequado.

 

4. Instalação

energia solar residencial

 

Projeto finalizado e aprovado, o próximo passo é a instalação do sistema.

Nesta etapa, a empresa contratada faz a preparação de todos os materiais necessários para iniciar a colocação dos equipamentos necessários.

 

Os painéis são fixados no telhado e é feita a instalação e conexão do inversor interativo no quadro de energia elétrica da casa.

5. Impermeabilização do telhado

energia solar residencial

 

Atente para uma dica muito importante: a impermeabilização do telhado antes da instalação do sistema solar é fundamental.

Aplicando uma solução segura e com garantia, você evita possíveis transtornos com infiltrações após o sistema estar instalado, o que implicaria na retirada do mesmo.

 

A sugestão é a aplicação da Solução 100% Silicone, que além da garantia de 15 anos, evita sujeira e quebra-quebra e ainda beneficia o sistema de captação solar por ter um alto índice de refletância solar, que ajuda as pacas a captar mais energia.

Energia solar residencial: Como obter crédito

energia solar residencial

 

Se você precisa de recursos para investir em um sistema de geração de energia solar, saiba que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou mudanças no chamado Programa Fundo Clima e agora permite o financiamento de 80% dos itens para a instalação destes sistemas, com um taxa máxima de 4,03% ao ano, para quem tiver renda até R$ 90 milhões.

 

Esses recursos podem ser contratados em bancos públicos e devem ser utilizados para a compra dos itens necessários para a instalação do sistema.

Desde que estes sejam nacionais, novos e cadastrados em um programa específico do BNDES.

 

Se você pretende gerar a energia solar residencial, consulte agora mesmo a Fibersals para mais detalhes sobre a solução de impermeabilização.

Comentários

Comments are closed.