26Não são apenas as empresas que têm o privilégio de poder contar com a energia solar. Esta já é uma possibilidade também para a pessoa física, que pode usufruir da energia solar residencial e ainda obter um incentivo para o investimento.
Fato é que o custo alto da conta de energia elétrica e a preocupação com a preservação do meio ambiente estão fazendo com que cada vez mais pessoas procurem fontes alternativas e sustentáveis de geração de energia.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou o programa de geração de energia solar fotovoltaica.
Com isso, diversos consumidores estão se beneficiando com as vantagens de produzir a sua própria energia solar residencial.
Se você se interessa pelo assunto, veja como isso é possível.
Energia solar: 5 dicas para captar em sua casa
Com a instalação de um sistema de geração de energia solar, é possível gerar toda a energia consumida numa casa e ainda compartilhar o excedente com a rede distribuidora da sua cidade.
A energia que você não utilizar, fica como crédito e pode ser abatido daquilo que for consumido.
O sistema de captação de energia solar é feito com a instalação de painéis solares no telhado da residência ou apartamento de cobertura.
Para isso algumas providências são necessárias:
1. Dimensionamento
O primeiro passo é procurar por uma empresa especializada na instalação desses painéis para que eles possam fazer o projeto do sistema de forma adequada ao seu imóvel e necessidade.
Para a elaboração deste projeto é preciso fazer o dimensionamento do consumo de energia, calculando a média de consumo nos últimos 12 meses.
Com esta informação a empresa poderá desenvolver um projeto que atenda a sua necessidade e determinar a quantidade de placas solares que devem ser instaladas em sua casa.
2. Custo e retorno financeiro
Não há uma maneira de determinar um custo fixo para a instalação do sistema, justamente porque ele varia de acordo com o dimensionamento da residência.
O que vale ressaltar é que o retorno financeiro compensa em muito o custo inicial.
Um sistema instalado tem vida útil superior a 25 anos e ao longo deste período gera uma economia considerável na conta de luz.
3. Projeto de geração de energia solar residencial
Avaliado e aprovado o orçamento, uma equipe deverá fazer uma visita ao seu imóvel para avaliar tecnicamente a instalação dos equipamentos, verificar as condições da casa e da incidência solar e, a partir daí elaborar um projeto adequado.
4. Instalação
Projeto finalizado e aprovado, o próximo passo é a instalação do sistema.
Nesta etapa, a empresa contratada faz a preparação de todos os materiais necessários para iniciar a colocação dos equipamentos necessários.
Os painéis são fixados no telhado e é feita a instalação e conexão do inversor interativo no quadro de energia elétrica da casa.
5. Impermeabilização do telhado
Atente para uma dica muito importante: a impermeabilização do telhado antes da instalação do sistema solar é fundamental.
Aplicando uma solução segura e com garantia, você evita possíveis transtornos com infiltrações após o sistema estar instalado, o que implicaria na retirada do mesmo.
A sugestão é a aplicação da Solução 100% Silicone, que além da garantia de 15 anos, evita sujeira e quebra-quebra e ainda beneficia o sistema de captação solar por ter um alto índice de refletância solar, que ajuda as pacas a captar mais energia.
Energia solar residencial: Como obter crédito
Se você precisa de recursos para investir em um sistema de geração de energia solar, saiba que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou mudanças no chamado Programa Fundo Clima e agora permite o financiamento de 80% dos itens para a instalação destes sistemas, com um taxa máxima de 4,03% ao ano, para quem tiver renda até R$ 90 milhões.
Esses recursos podem ser contratados em bancos públicos e devem ser utilizados para a compra dos itens necessários para a instalação do sistema.
Desde que estes sejam nacionais, novos e cadastrados em um programa específico do BNDES.