Como fazer um terraço na laje?

Um espaço especial ao ar livre, o terraço é sinônimo de diversão e reuniões familiares ou de amigos. Que tal aprender como fazer um terraço na laje?

 

Primeiramente, é importante saber que o terraço é uma estrutura localizada na parte superior da construção de uma casa ou de um apartamento, no caso de prédios. Pode ocupar uma parte ou toda a superfície do referido espaço.

 

A laje se transforma em teto verde, área de lazer particular, jardim e pode até ganhar uma piscina. Na maioria das vezes, ao entender como fazer um terraço na laje, os moradores se animam para ter um local de convivência ao ar livre.

 

como fazer um terraço na laje

 

Quando a paisagem é incrível, melhor ainda! Para decorar o ambiente, é possível investir em vasos de plantas e flores de fácil cultivo e manutenção.

 

Fazer uma estrutura especial para a área da piscina, se for o caso, e comprar móveis próprios para ambientes externos, com proteção contra sol e chuva, são opções interessantes. Não só para tornar o terraço na laje bem aprazível, mas para transformá-lo em local seguro e funcional.

 

Mas, afinal, como fazer um terraço na laje?

como fazer um terraço na laje

 

O primeiro passo sobre como fazer um terraço na laje é ter clareza de que, sem uma proteção, como um telhado, haverá incidência de chuva, vento e sol sobre o espaço. Como tal, precisa estar preparado para isso, provavelmente exigindo uma reforma.

 

Por isso, antes de pensar em como será o terraço ou qual tipo de piso será escolhido, é obrigatório investir em impermeabilização. Nesta hora, prefira um sistema adequado e com garantias, como o oferecido pela Fibersals.

 

O sistema de impermeabilização da Fibersals oferece uma tecnologia única de revestimento com poliéster flexível de alto desempenho. Pode ser aplicado diretamente sobre o piso existente no local, sem quebrar o revestimento antigo. Essa aplicação gera uma nova superfície nos terraços com espessura de 3mm a 5mm, já com acabamento.

 

Tudo é feito rapidamente, sem quebra-quebra. E, o melhor, a área é liberada para uso em pouco tempo e sem canteiro de obras.

A solução da Fibersals é definitiva e prática. Ao ter uma boa impermeabilização, os moradores se livram de muita dor de cabeça no futuro.

 

Confira nosso guia completo sobre impermeabilização de terraço.

 

Calor e sistema de drenagem

como fazer um terraço na laje

 

Impermeabilização feita, passo seguinte é relacionado ao fator calor. Como é um lugar descoberto, haverá incidência maior de sol. Isso pode aquecer os cômodos mais próximos ao terraço, principalmente no verão.

Soluções como pergolados podem ser uma boa pedida!

 

A instalação de um sistema de drenagem, com ralos, é essencial para proteger o terraço contra a infiltração.

Precisa ser bem dimensionado porque nem sempre é possível escoar toda a água que acaba se infiltrando. Os problemas mais comuns são:

  • Manchas e bolor;
  • Descascamento da pintura;
  • Comprometimento do forro;
  • Exposição ao tempo das armaduras da estrutura.

 

Como o terraço na laje é a céu aberto, são indicados móveis e objetos que tenham resistência à exposição ao tempo, como mobília impermeabilizada, de alta resistência e durabilidade.

 

Como fazer um terraço na laje: Dicas de segurança

como fazer um terraço na laje

 

Terceiro passo é seguir algumas regras para construir e depois poder manter o terraço seguro, bem decorado e funcional. Confira algumas dicas!

 

  • É essencial pensar em propiciar boas condições de uso para o terraço na laje, mesmo nos períodos mais frios do ano. Tudo para não cair na tentação de transformar o espaço em depósito;
  • Caso haja crianças em casa, é indispensável evitar barras que enferrujam com facilidade, paredes vulneráveis à excesso de umidade, irregularidades do solo, parapeitos frágeis e pontos de luz não bem localizados;
  • As grades devem ter uma altura mínima, que não pode ser inferior a 110 centímetros. No caso de fechamento com vidro, é importante que o material seja laminado. É mais seguro, porque no caso de quebra, não haverá pedaços de vidro espalhados;
  • Se o morador decidir instalar uma piscina ou hidromassagem, a infraestrutura do terraço será muito mais complexa. A avaliação é responsabilidade do arquiteto ou engenheiro. São estes profissionais que devem analisar peso e litragem que a estrutura pode suportar.

 

Saiba mais sobre o sistema de impermeabilização com poliéster flexível da Fibersals. É seguro, prático e sem quebra-quebra.

Comentários

Comments are closed.