Como evitar a infiltração de produtos químicos no solo?

Se você é técnico de manutenção em uma empresa, talvez já tenha tido contato com as consequências danosas de infiltração de produtos químicos no solo. Além da poluição do solo e de possíveis lençóis freáticos e da responsabilidade ambiental, há ainda o risco de a empresa vir a sofrer uma ação judicial por dano ambiental, danos morais e materiais.

Neste post, vamos apresentar a solução, que é impermeabilizar o piso industrial com um sistema resistente e que pode ser aplicado com uma parada fabril reduzida.

 

Legislação brasileira garante a preservação do meio ambiente

Mesmo com tantos problemas econômicos, as empresas têm demonstrado grande preocupação para que seus processos e produtos contribuam para a preservação ambiental. Isso sem falar nas inúmeras organizações que atuam em defesa do meio ambiente. Temos uma legislação ambiental consistente e que atualmente é considerada uma das mais avançadas do mundo.

Não é de hoje que vários dispositivos foram criados para dar maior efetividade à proteção ambiental. Em meados dos anos 70, foi publicado um decreto-lei para impor às indústrias instaladas – ou a ainda iriam se instalar no Brasil -, a adoção de medidas indicadas pelos órgãos governamentais competentes, para prevenir ou corrigir os inconvenientes e prejuízos causados pela poluição e contaminação do meio ambiente.

 

Meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial para a qualidade de vidainfiltração de produtos químicos no solo dano ambiental impermeabilização

Devemos lembrar, também, que as questões ambientais ganharam ainda mais relevância social quando foram acrescentadas à Constituição Federal de 1988. Está lá devidamente registrado que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Os infratores das leis que protegem o meio ambiente têm sido condenados. Em abril de 2016, para citar apenas um exemplo disso, o Superior Tribunal de Justiça confirmou a condenação do posto Brazuca e da Petrobrás Distribuidora por vazamento de combustível.

Por uma decisão unânime, eles tiveram que indenizar os membros de uma família, arcando com o tratamento médico necessário devido à contaminação sofrida diante do vazamento de combustível na água e no solo da região onde eles moravam.

 

Impermeabilizar o piso industrial previne infiltração de produtos químicos

Portanto, todo cuidado é pouco quando nos referimos a possíveis infiltrações de produtos químicos no solo. Antes que isto aconteça causando poluição, o melhor é prevenir impermeabilizando o piso industrial. Um sistema resistente e que exige uma parada da produção mais breve é o Sistema de poliéster flexível da Fibersals.

O Sistema Fibersals utiliza material compósito de fase matriz em poliéster flexível, laminado e ancorado in loco. Ele é aplicado sobre a superfície existente, com elongação mínima de 20%, reforçado com roving de fiberglass, acabamento com gel coat estabilizado contra a ação das intempéries e na cor desejada pelo cliente.

A resistência mecânica superficial é um atributo do próprio material. Trata-se ainda de um sistema com superfície final totalmente atóxica.

É um sistema que oferece excelente resistência a agentes químicos agressivos e a impacto pesado, proporcionando um piso com espessura de 3 a 5 milímetros, ideal para aplicações em processos predominantemente úmidos, incluindo tanques de armazenagem de líquidos.

É a melhor opção em revestimentos para os segmentos alimentícios, farmacêuticos e indústrias químicas entre outros locais que exijam um piso robusto e de alta durabilidade.

 

Este sistema de impermeabilização já foi utilizado em várias obras de órgãos públicos e também em obras privadas. Saiba mais!

Comentários

Comments are closed.