É muito normal acontecerem infiltrações nas áreas comuns do condomínio e o síndico, como responsável por resolver o problema, deve correr para buscar uma solução rápida e eficiente. Mas, antes de escolher por uma empresa de impermeabilização, é preciso alguns cuidados.
As infiltrações ocorrem em 83% dos condomínios, segundo pesquisas (veja nossos outros posts sobre o assunto).
Por isso, as chances de você ter este problema são grandes.
Quando surgem sinais como gotas no teto da garagem, mofos em áreas das paredes, alagamentos isolados na cobertura, é preciso agir rapidamente.
Para que não haja desgastes e desperdício de recursos financeiros – tão escassos hoje em dia -, é bom saber mais sobre algumas questões técnicas que envolvem a impermeabilização em condomínios.
Veja também:
Siga as dicas abaixo pra não ter dor de cabeça com o serviço prestado e com as reclamações dos condôminos.
Melhor prevenir que remediar
Na maioria dos casos, as infiltrações atingem as lajes dos apartamentos de cobertura, garagens, jardins e fachadas.
Para se antecipar aos problemas, o melhor é agir de forma preventiva, ou seja, programe vistorias periódicas porque corrigindo os danos assim que eles aparecem, os custos para reparação serão menores.
O ideal é programar manutenções constantes no condomínio, lembrando que a execução de serviços de impermeabilização e reparos deve ocorrer após os períodos de chuvas.
Outra medida importante de prevenção é fazer uma profunda limpeza nas calhas, nos condutores de águas pluviais e nos drenos das floreiras dos apartamentos, a cada seis meses. Se o escoamento das águas não for prejudicado por entupimentos, as chances de aparecer infiltrações diminuem.
Alguns aspectos que danificam a impermeabilização são os cupins que agem embaixo da terra, a ação natural do tempo, os movimentos da estrutura da edificação, a passagem constante dos veículos sobre a superfície impermeabilizada e as raízes profundas de algumas plantas, entre outros.
Cuidados antes de contratar uma empresa de impermeabilização
Já que somente a impermeabilização é capaz de proteger devidamente a estrutura do prédio e agora você já conhece os itens técnicos, vamos às dicas que devem ser levadas em conta na hora de contratar uma empresa para resolver os problemas de infiltração.
- Para entender a causa raiz da infiltração, vale a pena contratar os serviços de um engenheiro independente. Ele fará uma inspeção prévia de forma a diminuir os riscos de a empresa contratada atuar somente nos sintomas e não na causa;
- Ao buscar uma empresa de impermeabilização, certifique-se quanto a ela fazer uma inspeção gratuita para avaliar as áreas que apresentam vazamentos;
- Peça que depois da avaliação, ela entregue um orçamento detalhando o que será feito, qual o material utilizado e o custo total do serviço com prazo para conclusão. Apresente este documento numa reunião extraordinária do condomínio;
- Exija que a empresa contratada lhe dê garantias para o caso de as infiltrações voltarem ou o trabalho não for bem feito, causando qualquer outra dificuldade.
- Repare, ainda, se a empresa orçou o serviço completo ou se depois, você terá que fazer orçamentos complementares de remoção e de colocação de um novo piso, por exemplo;
- E um último cuidado: antes de contratar a empresa, peça para ver o registro da mesma no CREA e o atestado de treinamento específico, como a NR 35, norma de segurança relacionada à trabalhos em altura. Pergunte, ainda, se os produtos impermeabilizantes que a empresa vai usar seguem as Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para saber todos os documentos que você deve exigir, leia nosso post.