Bacia de contenção para geradores: entenda seus requisitos

As bacias de contenção são essenciais para inúmeras empresas que armazenam e transportam materiais poluentes. Sua principal função é conter vazamentos, evitando que esses materiais entrem em contato com o solo, lençóis freáticos, corpos d’água e eventualmente animais. No caso da bacia de contenção para geradores, ela serve para conter vazamentos de combustíveis que são usados para a geração de energia alternativa. Assim, elas podem estar presentes tanto junto ao equipamento, quanto em tanques de armazenamento de combustível que servem para a alimentação dos geradores.

 

Hoje os geradores estão presentes em diversos tipos de empreendimento, tais como indústrias, agricultura, hospitais e até em condomínios e shoppings. Esses equipamentos podem ser movidos a diferentes tipos de combustível, mas, na maioria das vezes, o diesel é o mais comum. Como se trata de um líquido inflamável e poluente, as bacias de contenção para geradores garantem maior segurança para o empreendimento e para quem trabalha nele.

 

No post de hoje vamos tratar sobre os principais requisitos a serem observados na instalação das bacias de contenção para geradores, bem como, quais são as regras da legislação que devem ser observadas tanto no projeto quanto na instalação.

 

Para saber mais, não deixe de conferir!

 

Bacias de contenção para geradores: por que são tão importantes?

bacia de contenção para geradores

 

A principal finalidade das bacias de contenção para geradores é garantir a segurança de empreendimentos que utilizam fontes alternativas de energia. Assim, ela serve para evitar o vazamento de diesel, o que pode ocorrer tanto durante o funcionamento do gerador, como em caso de falha do equipamento.

 

Em empreendimentos distantes de áreas de abastecimento de combustíveis, é muito comum encontrar tanques de armazenamento. Em casos assim, esses tanques também precisam ter uma bacia de contenção específica, que garanta a segurança em caso de vazamentos.

 

A bacia de contenção serve como uma verdadeira barreira, impedindo que o diesel ou outro combustível vazado chegue aos sistemas de drenagem de águas pluviais, atinjam os corpos d’água ou mesmo o solo. Elas também servem para que o derramamento de combustíveis não afete a segurança e saúde dos trabalhadores que atuam no local.

 

Por fim, as bacias de contenção de geradores são importantes para evitar o desperdício do combustível utilizado ou armazenado. Isso porque com a contenção do líquido é possível que ele seja coletado e reaproveitado.

 

Requisitos para uma bacia de contenção para geradores

bacia de contenção para geradores

 

Os requisitos para a instalação e operação de uma bacia de contenção para geradores vai depender das características do equipamento, bem como, das necessidades do empreendimento. Hoje existem diferentes tipos de geradores no mercado, com potências distintas.

Além disso, conforme mencionamos, em determinadas situações, além do gerador em si, é preciso contar com um tanque de armazenamento de combustível que precisará da sua respectiva bacia.

 

Para a instalação de uma bacia de contenção para geradores é preciso checar diferentes normas e regulamentações, que serão aplicáveis conforme o caso. Vamos falar mais sobre isso no tópico seguinte. Porém, além de seguir e aplicar as diretrizes das normas, alguns cuidados são válidos para a maioria dos empreendimentos, tais como:

 

  • Instalação do gerador em local isolado e com acesso restrito
  • Sinalização do equipamento
  • Revestimento de piso e paredes com material impermeável
  • Proteção contra chuva, umidade, calor e vento

 

Normas que regulamentam o planejamento e a instalação de uma bacia de contenção para geradores

bacia de contenção para geradores

 

As normas que regulamentam o planejamento e a instalação de uma bacia de contenção para geradores podem variar de acordo com o equipamento e com as necessidades do empreendimento. A principal norma utilizada é a NBR 17.505, que dispõe sobre o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

 

No que se refere à localização, a NBR 17.505 dispõe que a bacia de contenção deve estar próxima a, no mínimo, duas vias diferentes, pavimentadas ou estabilizadas que ofereçam passagem para dois veículos de combate ao incêndio ou 5 m, escolhendo o maior destes valores.  Além disso, para bacias com capacidade até 1.000m³ é permitida apenas uma via para passagem do veículo de combate a incêndio ou 3 m.

 

Ela também determina algumas regras para o cálculo do volume da bacia de contenção.

No entanto, é preciso considerar que nem todas as bacias de contenção são dimensionadas para suportar o volume do tanque que armazena determinado produto químico. Isso ocorre porque, em determinados casos, a bacia terá como finalidade apenas dar suporte ao conteúdo vazado, que será encaminhado a outro recipiente de armazenamento, para posterior uso.

 

A norma da NBR também prevê que as bacias de contenção sejam impermeabilizadas considerando tanto a permeabilidade de fundo quanto as paredes laterais de diques de contenção com base na permeabilidade da água. No entanto, já existe uma pesquisa que concluiu que os critérios estabelecidos pela NBR 17505-2 não são suficientes e seguros para garantir a impermeabilização de bacias de contenção. Assim, a tomada de decisão sobre a impermeabilização das bacias de contenção deve ser avaliada para cada local específico, em função do tipo de combustível, solo e bens a proteger.

 

No que se refere a segurança dos trabalhadores, também existe a Norma Regulamentadora nº 20 do Ministério do Trabalho, além da Portaria 1.360/2019. Ambas são recentes e foram criadas com o objetivo de garantir a segurança de trabalhadores que manuseiam ou realizam operações com combustíveis inflamáveis, como é o caso de inúmeros edifícios.

 

Como são tantas as normas sobre bacias de contenção, criamos um e-book sobre o assunto:

baixe ebook bacias de contenção de produtos químicos

 

Riscos relacionados com vazamentos e demais incidentes

bacia de contenção para geradores

 

As normas técnicas editadas pela ABNT são normas de segurança que servem como referência para os técnicos envolvidos tanto no projeto quanto na instalação de geradores. Contudo, é preciso ter em mente que, mais do que seguir essas normas é fundamental consultar se o tipo de gerador a ser instalado no empreendimento está ou não sujeito ao licenciamento ambiental.

 

Para isso, é fundamental checar as leis municipais e estaduais e verificar quem é o órgão competente para a condução do licenciamento. No estado de São Paulo, por exemplo, geradores com potência superior a 10 MW precisam de licença a ser emitida pela CETESB, que é o órgão estadual.

 

Tanto a falta de licenciamento, quanto eventuais danos ambientais causados pelo vazamento de combustíveis podem gerar a responsabilização da empresa tanto no âmbito administrativo, quanto civil e criminal. Assim, dependendo do impacto e do dano gerado, a empresa pode arcar com multas, paralisação das suas atividades, processos de indenização e até processos criminais contra os sócios.

 

Para manter a bacia de contenção para gerador regularizada e segura, é essencial contar com um apoio técnico especializado, bem como, materiais resistentes que garantem a sua impermeabilização. Tomar esses cuidados faz toda a diferença na hora de evitar problemas com órgãos ambientais e desgastes causados por conta de vazamentos.

 

Quer saber mais sobre a impermeabilização de bacias de contenção para geradores? Confira as soluções da Fibersals para tanques e bacias de contenção.

Comentários

Comments are closed.