Terceirizar a mão de obra no condomínio vale a pena?

Terceirizar a mão de obra de um condomínio é uma decisão que precisa ser bem avaliada. Entregar os serviços de recepção, segurança, limpeza, zeladoria, serviços gerais de manutenção e jardinagem (entre outros) para uma empresa especializada tem seus prós e contras. A gestão de condomínios deve ficar bastante atenta a todos os lados envolvidos na questão e dividir a responsabilidade pela decisão com todos os condôminos.

No Brasil, esta prática tem se tornado cada vez mais comum por conta das diversas situações problemáticas envolvendo a substituição de funcionários contratados nos dias de faltas ou períodos de afastamento, acompanhamento das demandas, supervisão do dia a dia, aumentos de salário, advertências e controle de horários, por exemplo. Mas além disso, existem outro motivos. Veja:

 

Garantia de funcionários melhor capacitados

Hoje em dia, os síndicos não conseguem mais disponibilizar o tempo necessário para estas tarefas e aí, a opção de terceirizar aparece como a mais adequada. Foi exatamente o que aconteceu alguns anos antes na indústria e no comércio, que passaram a contratar serviços terceirizados, principalmente na área de limpeza, zeladoria e segurança.

Outro aspecto que motiva esta decisão é quanto ao treinamento, qualificação e reciclagem do pessoal contratado. Com a terceirização, os cursos de capacitação são responsabilidade da empresa que foi contratada e que, constantemente, deve avaliar esta necessidade a partir dos retornos recebidos dos clientes.

Além disso, as empresas terceirizadas ficam com a obrigação de realizar o pagamento dos salários, benefícios, encargos sociais, substituição de pessoal, supervisão dos trabalhos realizados, enfim, tudo que se relaciona com a gestão das atividades do pessoal contratado.

 

Custo maior, preocupação menor

terceirizacao condominio

Os gastos dependem muito do tamanho dos condomínios e de algumas características específicas de cada um. Mas estima-se que, em média, as despesas com pessoal respondem por 50% do total de custos nos condomínios verticais, e este índice aumenta para cerca de 65% nos condomínios horizontais. E para terceirizar os serviços citados acima, um condomínio chega a ter um custo de 15 a 20% maior, do que se fosse contratar e manter funcionários próprios.

Um dos fatores que causam este aumento é que as empresas terceirizadoras de mão de obra pagam salários e benefícios superiores aos estipulados na Convenção Coletiva de Trabalho, que rege as relações trabalhistas dos condomínios e seus funcionários.

Além disso, dependendo dos detalhes no contrato, já há empresas no mercado que assumem a responsabilidade e ressarcimento em casos de prejuízos ocasionados ao condomínio, ou a seus condôminos, decorrentes de atitude dos funcionários contratados nas dependências do contratante.

De qualquer modo, ao avaliar sua relação custo/benefício, a terceirização ainda é vantajosa porque o custo é um pouco maior do que ter uma mão de obra própria, mas a dor de cabeça com tudo o que envolve o pessoal contratado é substancialmente menor.

 

Dicas de cuidados para os condomínios que optarem pela terceirização

  • Antes de contratar a empresa, realize uma pesquisa de mercado sobre as prestadoras de serviço, solicitando referências e documentos que atestem sua experiência de mercado, idoneidade financeira e lista de clientes;
  • Depois de contratada, o condomínio deve fiscalizar todos os pagamentos de encargos e benefícios estipulados pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, assegurando-se que todas as obrigações estão sendo cumpridas;
  • Acompanhe a concessão e garantia de direitos trabalhistas fundamentais, tais como o pagamento de 13º salário e a garantia das férias anuais, pagas com o acréscimo de 1/3 sob o salário nominal;
  • Condicione no pagamento mensal à empresa, a vistoria das guias pagas de INSS, FGTS, folha de pagamento, comprovante de pagamentos de benefícios e certidões negativas da empresa perante o INSS e Receita Federal;
  • Depois de alguns meses da contratação, faça uma pesquisa para medir a satisfação dos condôminos quanto aos serviços prestados.

Vale lembrar que todos estes cuidados são importantes porque o contratante tem responsabilidade por eventuais passivos trabalhistas. Outra desvantagem que precisa ser levada em conta é o fato de que, com a terceirização, perde-se boa parte da relação humana entre os moradores e os empregados do condomínio. Afinal, se estabelece uma relação comercial entre condomínio e empesa terceirizada.

E você? Reconhece alguma outra vantagem que não abordamos aqui? Conte pra gente sua experiência com a terceirização dos serviços no condomínio!

Comentários

Comments are closed.