Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades

Há diversos motivos para que se cuide de ponta a ponta do reservatório de água de consumo coletivo, seja num condomínio, em empresas, hospitais ou fábricas.

Não importa o lugar, a responsabilidade é grande e demanda atenção do síndico e dos profissionais de manutenção.

 

Neste artigo, vamos dar dicas de como proteger a água de consumo.

É importante que se saiba a frequência com que deve ser feita a limpeza. Quais as regras a serem seguidas e como adequar a tubulação de alimentação.

 

impermeabilização de reservatório de água de consumo coletivo

 

Os responsáveis pela água de consumo coletivo armazenada precisam estar com os seus radares ligados quanto à impermeabilização do reservatório.

Este serviço é fundamental e deve ser 100% apropriado.

 

Entre outros aspectos, a certificação de que a impermeabilização do reservatório realmente não afete a água de consumo requer atenção redobrada.

Isto porque é necessário atender a legislação.

 

Ou seja, a certificação deve ser feita através de um ensaio que esteja de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Mais exatamente a Portaria 2914:2011 (Anexo VII).

E que também atenda a NSF/ANSI 61:2016 (“Drinking Water System Components – Health Effects”).

 

Impermeabilização de reservatório: Testada e aprovada

impermeabilização de reservatório de água de consumo coletivo

 

Para garantir que o serviço de impermeabilização de reservatório cumpra o protocolo correto exigido para eficiência e segurança, o ideal é procure uma empresa conceituada e especializada.

 

A Fibersals testou seu sistema completo de impermeabilização (e não só um dos componentes!) e tem a certificação de que o mesmo é seguro para reservatório de água de consumo coletivo.

 

O ensaio realizado determinou o teor de compostos orgânicos e inorgânicos numa amostra de água que ficou armazenada em um recipiente impermeabilizado com o Sistema Fibersals.

O resultado comprovou que os valores encontrados são equivalentes aos permitidos pela Portaria, sendo a água, portanto, segura para o consumo.

 

Frequência da limpeza do reservatório de água de consumo coletivo

impermeabilização de reservatório de água de consumo coletivo

 

Existem muitos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano. O mesmo vale para o seu padrão de potabilidade.

 

Geralmente, os programas de vigilância da qualidade da água para o consumo humano têm normas técnicas orientativas. É desta forma que se preserva a saúde da população em geral.

 

Os síndicos e responsáveis pela manutenção devem ficar de olho nos procedimentos, tanto de limpeza, quanto de desinfecção e impermeabilização do reservatório de água potável (caixas d’água) e não potável.

 

Afinal, estudos comprovam o quanto a água é um dos veículos de transmissão de protozoários e de ocorrências de surtos, como o de toxoplasmose, por exemplo.

 

A limpeza e a desinfecção das caixas d’água devem ser feitas, no mínimo, uma vez ao ano. Mas a recomendação é que ela ocorra uma vez a cada seis meses ou quando houver sabida contaminação da água, entrada de objetos, animais ou pessoas no reservatório.

 

Outros tipos de sujeiras como folhas, lama ou lodo e mudanças nos aspectos da água, como cor, odor ou sabor também são sinais de que está na hora do procedimento.

 

Como adequar a tubulação de alimentação

impermeabilização de reservatório de água de consumo coletivo

 

O alimentador predial, que é a tubulação compreendida entre o ramal predial e a primeira derivação ou válvula do flutuador do reservatório, deve ser regulado de forma automática por bóia.

É este dispositivo que, instalado no interior do reservatório, permite o funcionamento automático da instalação elevatória entre seus níveis operacionais extremos.

 

O ramal predial, ou seja, a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento e a instalação predial precisa observar um limite até chegar no alimentador. Porém, este limite é definido por regulamentação da companhia concessionária de água de cada região.

 

Em reservatório de água de consumo coletivo superior, quando a pressão da rede pública de abastecimento é insuficiente causando abastecimento descontínuo, torna-se necessária a instalação de um segundo reservatório, este inferior.

 

Cada caso é um caso. Já que há algumas situações complexas como em hospitais e hotéis, lugares onde o consumo obedece padrões específicos.

E que podem exigir modificação nos métodos utilizados, por exemplo, num condomínio de apartamentos.

 

Saiba mais sobre impermeabilização de reservatório de água. E se gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Comentários

Comments are closed.