Quais são os cuidados com a prestação de contas?

O síndico tem diversas tarefas e responsabilidades na sua gestão de condomínios, mas de nada adianta ele exercer todas elas de forma eficiente, se não souber prestar contas de forma organizada e transparente. Neste post, vamos falar sobre como fazer isso e dar dicas do que não pode faltar neste momento de prestação de contas no condomínio.

 

Mas, afinal, por onde começar?

A prestação de contas nas assembleias dos condomínios deve ser uma prioridade do síndico até porque é obrigatório que ela aconteça, no mínimo uma vez por ano, de acordo com o Código Civil Brasileiro, no seu artigo 1348.

Um erro comum é ir pagando as contas, assumindo algumas despesas extras e deixar para depois a realização de um relatório final. Não caia nessa!

O ideal é organizar e justificar todas as movimentações financeiras de sua gestão, assim que elas ocorrerem e programar um prazo definido para demonstrar aos condôminos o que foi gasto e o saldo do período. Geralmente, isso vem sendo feito mensalmente.

Desta forma, o síndico ganha confiança e os condôminos podem compreender de modo mais claro como andam as finanças do condomínio, sem sustos, surpresas desagradáveis ou atritos desnecessários.

prestacao de contas no condominio

 

Esteja preparado

Outra atribuição do síndico é produzir o balancete. Este pode ser feito mediante a apresentação de todas as notas de um determinado período ao escritório de contabilidade escolhido pelo condomínio. Mas, muitas vezes, é o síndico quem fica responsável por isso também e, neste caso, ele precisa dominar certas técnicas contábeis.

Se este for o seu caso, basicamente, você terá que saber o que é receita, despesas, resultado do exercício, resultado corrente, resultado transitado e resultado a transitar. Use uma planilha própria para fazer isto, buscando na Internet qual a mais adequada para a realidade do seu condomínio.

E mais um detalhe: na hora de fazer o balanço, divida as contas em “pessoal” (salários, férias, cesta básica e outros); “fixas” (água, luz, telefone, taxas) e “variáveis” (limpeza da caixa d’água, recarga de extintores, manutenções emergenciais e outros).

Vale lembrar que uma prestação de contas não está restrita ao balancete e ao demonstrativo de despesas. Para ganhar credibilidade e confiança, o síndico deve se cercar de alguns cuidados, que podem até consumir um pouco mais do seu tempo e do tempo disponível pelos moradores nas reuniões, mas que valem a pena. Veja ainda:

 

Dicas para prestação de contas no condomínio

  • Use recursos visuais no momento de apresentar as informações. Isso ajuda a compreensão e evita reuniões enfadonhas;
  • Garanta cópias impressas para serem entregues de forma que os condôminos possam avaliar e guardar;
  • Leve documentos que podem ser úteis e precisam estar a mão caso alguém peça. Entre eles, certidões negativas, AVCB, cópias das NRs 5, 7 e 9, certificado de brigada de incêndio, RIA dos elevadores, seguro do prédio e dos funcionários, atestado de dedetização, de lavagem das caixas d’água e da última análise da potabilidade de água;
  • Evite detalhar demais as despesas, fale de forma mais generalizada, mas sem deixar de saber os detalhes para o caso de ser perguntado;
  • Se houver objeções ou críticas, não se altere. Escute com atenção e procure argumentar de forma clara. Se ficar comprovado que algo está errado, se comprometa a corrigir;
  • Limite-se a comentar fatos relacionados ao período em questão para evitar antigas discussões;
  • Se for o caso, cuidado ao abordar inadimplências. Não comente situações particulares e nem fale os nomes para não expor os devedores. Esclareça que medidas vem sendo tomadas a respeito;
  • Se o balanço ou outro item não for aprovado, sugira auditar as contas, tente esclarecer se algum item ficou pendente e defina uma data para retornar e realizar uma nova assembleia.

Siga essas dicas e boa sorte na sua prestação de contas! Veja mais dicas para síndicos em nosso blog.

Comentários

Comments are closed.