Os segredos da limpeza de fachada em condomínios

A gente até pode achar que o prédio onde moramos não seja o mais bonito. No entanto, se ele tiver uma boa conservação, sua aparência melhora muito. A fachada de um prédio é igual a capa de um livro. Então cuide dela para manter seu bem valorizado e atraente. Para te ajudar nessa tarefa vamos falar aqui sobre limpeza de fachada.

 

Busque uma empresa qualificada

limpeza de fachada em condomínios

 

A primeira coisa a fazer é buscar uma empresa qualificada.

 

Faça uma pesquisa e selecione apenas as que trabalhem com mão de obra própria, com todos os funcionários registrados e que todos possuam certificação na NR 35, que é a norma regulamentadora para trabalhos em altura.

Fique atento! Trabalho em altura já se configura a partir do momento em que os pés do trabalhador ficam a mais de 2 m de altura em relação ao chão. Portanto, qualquer edificação com mais de dois pavimentos já exige o treinamento.

 

Verifique a idoneidade da empresa, cheque as referências.

 

Veja:

 

Plano detalhado para a limpeza da fachada

limpeza de fachada em condomínios

 

A empresa deve oferecer um plano de trabalho detalhado.

 

Uma visita ao local é fundamental. Somente após checar a acessibilidade, o tipo de acabamento e o grau de sujidade é que ocorrerá a seleção dos equipamentos e produtos químicos necessários para a limpeza da fachada de condomínio.

 

A escolha de balancim, andaime ou plataforma será feita em função da acessibilidade e possibilidade de ancoragem de cordas.

 

Os equipamentos para a limpeza, tais como escovas e tipos de jato são definidos basicamente pelo tipo de material de acabamento.

 

As texturas são as que exigem mais cuidados, pois a sujeira acumula dentro das ranhuras, exigindo o uso de escovas apropriadas.

 

Os produtos utilizados variam entre produtos químicos alcalinos e detergentes.

Nunca permita o uso de cloro, pois ele age de maneira profunda arrancando rejuntes e tintas.

 

Prepare os condôminos

limpeza de fachada em condomínios

 

Durante a realização da limpeza, todos os condôminos devem ser informados sobre a data em que cada prumada será limpa.

Todos devem manter suas janelas fechadas.

 

No térreo do edifício, a área correspondente ao trecho a ser limpo deve ser interditada para a passagem de pessoas e veículos, pois pode haver queda de objetos e pedaços do revestimento.

 

Revisão é importantíssima

limpeza de fachada em condomínios

 

Um ponto importante a se considerar é que, após a limpeza da fachada, deve ser feito um trabalho minucioso revisando a fachada e reparando os defeitos gerados pelo hidrojateamento, principalmente no que diz respeito a rejuntes e juntas de dilatação.

 

Se o prédio for revestido por pastilhas é normal que algumas se desprendam. A reposição é fundamental.

 

Muitos prédios realizam a pintura integral após a limpeza da superfície. Aliás, limpar antes de repintar barateia bastante o custo de material.

E ainda aumenta a durabilidade da próxima camada de pintura!

 

Limpeza de fachada é mais barata quando é rotina

limpeza de fachada em condomínios

 

Por falar em custo: estabelecer uma rotina de limpeza no plano de manutenção do prédio torna esse processo mais barato.

Isso, pois, se realizada de 4 em 4 anos, nunca haverá acúmulo de sujeira que possa tornar o processo muito caro, bastando uma limpeza simples para manter o prédio tinindo!!

 

É claro, que estamos falando de um caso onde o prédio esteja localizado em grandes centros urbanos com presença contínua de pó e poluição.

Para casos diferentes, esse prazo pode ser maior.

 

Com essas dicas você terá excelentes resultados na manutenção do seu prédio. Se já teve experiências com esse tipo de serviço compartilhe com a gente!

Comentários

Comments are closed.