A gente até pode achar que o prédio onde moramos não seja o mais bonito. No entanto, se ele tiver uma boa conservação, sua aparência melhora muito. A fachada de um prédio é igual a capa de um livro. Então cuide dela para manter seu bem valorizado e atraente. Para te ajudar nessa tarefa vamos falar aqui sobre limpeza de fachada.
Busque uma empresa qualificada
A primeira coisa a fazer é buscar uma empresa qualificada.
Faça uma pesquisa e selecione apenas as que trabalhem com mão de obra própria, com todos os funcionários registrados e que todos possuam certificação na NR 35, que é a norma regulamentadora para trabalhos em altura.
Fique atento! Trabalho em altura já se configura a partir do momento em que os pés do trabalhador ficam a mais de 2 m de altura em relação ao chão. Portanto, qualquer edificação com mais de dois pavimentos já exige o treinamento.
Verifique a idoneidade da empresa, cheque as referências.
Veja:
Plano detalhado para a limpeza da fachada
A empresa deve oferecer um plano de trabalho detalhado.
Uma visita ao local é fundamental. Somente após checar a acessibilidade, o tipo de acabamento e o grau de sujidade é que ocorrerá a seleção dos equipamentos e produtos químicos necessários para a limpeza da fachada de condomínio.
A escolha de balancim, andaime ou plataforma será feita em função da acessibilidade e possibilidade de ancoragem de cordas.
Os equipamentos para a limpeza, tais como escovas e tipos de jato são definidos basicamente pelo tipo de material de acabamento.
As texturas são as que exigem mais cuidados, pois a sujeira acumula dentro das ranhuras, exigindo o uso de escovas apropriadas.
Os produtos utilizados variam entre produtos químicos alcalinos e detergentes.
Nunca permita o uso de cloro, pois ele age de maneira profunda arrancando rejuntes e tintas.
Prepare os condôminos
Durante a realização da limpeza, todos os condôminos devem ser informados sobre a data em que cada prumada será limpa.
Todos devem manter suas janelas fechadas.
No térreo do edifício, a área correspondente ao trecho a ser limpo deve ser interditada para a passagem de pessoas e veículos, pois pode haver queda de objetos e pedaços do revestimento.
Revisão é importantíssima
Um ponto importante a se considerar é que, após a limpeza da fachada, deve ser feito um trabalho minucioso revisando a fachada e reparando os defeitos gerados pelo hidrojateamento, principalmente no que diz respeito a rejuntes e juntas de dilatação.
Se o prédio for revestido por pastilhas é normal que algumas se desprendam. A reposição é fundamental.
Muitos prédios realizam a pintura integral após a limpeza da superfície. Aliás, limpar antes de repintar barateia bastante o custo de material.
E ainda aumenta a durabilidade da próxima camada de pintura!
Limpeza de fachada é mais barata quando é rotina
Por falar em custo: estabelecer uma rotina de limpeza no plano de manutenção do prédio torna esse processo mais barato.
Isso, pois, se realizada de 4 em 4 anos, nunca haverá acúmulo de sujeira que possa tornar o processo muito caro, bastando uma limpeza simples para manter o prédio tinindo!!
É claro, que estamos falando de um caso onde o prédio esteja localizado em grandes centros urbanos com presença contínua de pó e poluição.
Para casos diferentes, esse prazo pode ser maior.