Laje ecológica: ter uma não é tão difícil quanto parece!

A preocupação com a sustentabilidade chegou às lajes e aos telhados. Você já deve ter ouvido falar em telhado verde, captação de energia solar para aquecimento e telhado solar. Essas são algumas formas de manter uma laje ecológica em seu imóvel, seja casa, apartamento ou prédio comercial.

 

Ter uma laje ecológica pode ser bem fácil. Mas um ponto merece atenção especial: a impermeabilização da laje para evitar dissabores futuros.

 

Laje ecológica: Opções para quem quer ter uma

Como já mencionamos, a laje de um prédio ou casa pode se tornar ecológica através da instalação do telhado verde ou do aproveitamento para aquecimento e captação da luz solar.

 

Vamos ver cada uma das opções e como podem ser executadas:

1. Lajes solares:

laje ecologica verde

 

Não confunda as placas solares, bastante conhecidas, com as lajes solares. Apesar dos nomes semelhantes, elas diferem no emprego e função.

As lajes solares utilizam a luz do sol para iluminar o ambiente, além de cumprir sua função estrutural.

 

As lajes solares utilizam blocos de vidro resistentes em sua construção. Esses blocos permitem a passagem da luz do sol, iluminando o ambiente com a luz natural e preservando a área útil da laje.

Além da vantagem de economizar luz, a laje solar tem fácil manutenção, custo acessível e é segura e prática de ser construída. O que exige mais cuidado é a escolha de blocos de vidro resistentes e na quantidade certa.

 

laje ecologica verde

 

Claraboias também são ótimas opções!

 

É muito importante, ainda, uma impermeabilização bem feita na hora da instalação das estruturas para que não ocorram vazamentos.

 

2. Captação de energia solar e aquecimento:

laje ecologica verde

 

A laje também pode ser utilizada para a instalação de painéis de captação de energia solar para o aproveitamento como fonte de energia e aquecimento.

 

Neste caso, as placas são instaladas sobre a laje de forma a captar da melhor maneira a incidência solar, transformando-a em energia a ser utilizada no sistema elétrico e de aquecimento da casa ou edifício. Gerando conforto e economia.

 

As placas solares podem ser aplicadas por meio da fixação com parafusos na laje, o que requer a aplicação de um bom sistema de impermeabilização. Ou coladas com cola especial para esse fim e que tenha garantia de durabilidade.

 

3. Telhado verde:

laje ecologica verde

 

Se a intenção é aliar beleza à sustentabilidade, o telhado verde pode ser a opção ideal. Neste caso, a laje é preparada para receber vegetação. Também aqui o quesito impermeabilização faz toda a diferença.

 

Os benefícios do telhado verde são muitos. Além das propriedades saudáveis do oxigênio gerado pela presença de vegetais no alto do edifício, ele ainda serve como isolamento acústico.

 

O telhado verde também retém a água da chuva, fazendo com que ela chegue mais devagar às galerias pluviais. Ele não esquenta tanto quanto os telhados convencionais e ainda absorve o calor, evitando o aquecimento no interior do edifício e diminuindo a utilização de ar condicionado.

 

Saiba mais:

 

Impermeabilização da laje: Item a ser considerado em todas as opções

impermeabilização de laje ecológica solução 100% silicone e sistema fibersals

 

Seja qual for a opção de laje ecológica escolhida, um ponto é comum à todas elas é a importância da impermeabilização antes da aplicação do modelo escolhido.

Leia:

 

Para a instalação de painéis ou placas solares, o ideal é a aplicação da Solução 100% Silicone que oferece uma série de vantagens.

Além de aumentar a vida útil do telhado com a eliminação das infiltrações, ela ainda colabora com a diminuição da temperatura no interior do prédio e aumenta a captação de energia pelos painéis por refletir a luz.

 

Já para a implantação de um telhado verde, a melhor opção é a utilização do Sistema Fibersals, que consiste em um revestimento aplicado diretamente sobre a laje existente, com alta resistência e apropriado para suportar o ataque das raízes das plantas.

 

Ambos os sistemas são aplicados sobre a superfície existente, sem quebradeira e sem entulho. A Fibersals oferece 15 anos de garantia contra infiltrações nas duas soluções.

 

Viu como a impermeabilização correta é fundamental na hora de instalar a laje ecológica? Saiba mais sobre os sistemas da Fibersals!

Comentários

Comments are closed.