Experimente perguntar para amigos e familiares o que a expressão reformar apartamento lhes faz lembrar. Muitos responderão renovação, modernidade ou satisfação, mas a grande maioria dirá: dor de cabeça ou problemas. Agora imagine reformar e morar ao mesmo tempo. Essa combinação tem enorme potencial de encrenca!
Mas acalma-se, temos algumas dicas que ajudarão a tornar a experiência menos traumática.
Dicas para reformar apartamento morando nele:
Planejamento
Um bom planejamento é o início de tudo.
Montar uma estratégia de ocupação dos cômodos permite que a obra avance de acordo com o prazo combinado.
Evite as mudanças de última hora, elas causarão retrabalho e atrasos indesejados no cronograma.
Leia também:
Ajustes
De acordo com o que for reformado, uma situação muito comum é que, durante o período da reforma da cozinha, seja necessário montar uma cozinha improvisada na sala ou em algum quarto.
Nessa ocasião, lembre-se que só será possível contar com o microondas, portanto planeje suas compras no mercado.
Lidando com barulho e sujeira ao reformar apartamento
Os principais incômodos que podem surgir durante a reforma são o barulho e a sujeira.
Quanto ao barulho, o ideal é que você passe o dia fora de casa. Se isso não for possível, busque por alternativas que visem diminuir o ruído, ou seja, evite demolições de paredes e remoções de revestimentos.
Tudo o que diminui o ruído diminui também a sujeira.
Falando em sujeira, quanto menos entulho melhor.
De qualquer forma, para evitar a entrada do pó nos cômodos habitados, a melhor estratégia é vedar o vão inferior das portas com panos. Além disso, estender um pano molhado na soleira das portas ajuda a limpar a sola do sapato.
Leia:
Alternativas mais rápidas e com menos entulho
Piso sobre piso
Uma alternativa legal para minimizar o transtorno é viabilizar o uso do piso sobre piso.
Basicamente, sem quebrar o piso existente e usando argamassa específica, qualquer tipo de revestimento cerâmico pode ser aplicado dessa forma. O resultado é idêntico ao de uma troca convencional, porém, é necessário ajustar a altura das portas, uma vez que o piso sobe alguns centímetros.
Além disso, você precisa de uma análise detalhada do profissional que realizará o serviço, pois dependendo das condições do piso existente essa aplicação não será possível.
Impermeabilização
Existem sistemas de impermeabilização modernos que também não requerem a quebra do piso.
A Fibersals é especialista em impermeabilização sem quebradeira. Veja os sistemas oferecidos, que contam com 15 anos de garantia contra infiltrações.
Móveis e objetos de decoração
Para a obra acontecer, os móveis e objetos de decoração deverão ser removidos do ambiente.
Nas ocasiões em que o tamanho dificultar essa movimentação, providencie plásticos ou tecidos, tais como uma cortina antiga para cobrir o móvel. Na medida em que for necessário, esses móveis deverão ser constantemente reposicionados.
Fita crepe é ótima aliada
Não economize na fita crepe.
Vedar todas as frestas de armários, cômodas e gaveteiros impede que o pó se acumule no interior delas. Assim, na hora de reorganizar você terá menos coisas para limpar.
Troca de móveis
Tente conciliar a troca de móveis com o período da obra. Assim, antes da reforma começar, você se desfaz do existente e agenda a entrega do novo para o final dela. Isso vai liberar espaço e reduzir o tempo da obra.
Limpeza
Combine com o responsável da obra, que todos os dias deverá haver limpeza do ambiente trabalhado, sendo que na sexta feira a limpeza deverá ser geral e mais caprichada.
Finalmente, quando a obra terminar, se ainda couber um gastinho extra, vale a pena chamar uma empresa especializada em limpeza pós obra. Uma limpeza detalhada e bem feita aumentará sua sensação de prazer e bem estar.
Não se esqueça, que apesar dos transtornos, ter uma casa novinha, do jeito que você sonhou trará muita alegria e satisfação.