Como acabar com os problemas em épocas de chuvas?

Como andam dizendo, São Pedro não está brincando em serviço. As estações climáticas não são mais tão bem definidas e as fortes chuvas têm castigado diversas regiões do Brasil ao longo do ano todo. Uma situação bem comum nestes períodos de enxurradas está relacionada aos problemas de infiltração por todos os lados, principalmente em condomínios. Contar com uma empresa de impermeabilização eficiente e de forma preventiva, é a melhor saída.

Quando começam a aparecer goteiras, alagamentos, sinais de umidade, etc, a infiltração já se instalou. Por isso, a recomendação é se antecipar e acabar de vez com o problema, tomando uma atitude que não seja apenas imediata, mas que resolva definitivamente, protegendo o imóvel e evitando dores de cabeça por ter que contratar um serviço de impermeabilização às pressas e sem os cuidados necessários.

As estatísticas demonstram que 85% dos prédios têm problemas de infiltração nos períodos de chuvas fortes. Não é pouca coisa.

E ainda tem um agravante: os reparos para solucionar goteiras, manchas de umidade e alagamentos, entre outros, vão depender muito da real situação. Mas, muitas vezes, eles não devem ser feitos enquanto ainda estiver chovendo.

O melhor é aguardar, o que não é fácil para um síndico que tem um morador afetado, insistindo para que o problema seja resolvido logo.

 

 

Serviço bem feito

infiltração em épocas de chuvas

Quem lida com impermeabilização reconhece que é melhor esperar um pouco e contar com este serviço quando o clima estiver mais seco. Desta forma, o trabalho de reparo será concluído com mais sucesso. Para que tudo corra bem, o ideal é entender qual a real necessidade do condomínio em questão.

Porque quando o sistema de esgotamento de água de subsolos e sistema elétrico são atingidos, aí a receita é justamente o contrário: a manutenção e os serviços de reparos devem ser feitos imediatamente após a ocorrência, de maneira a evitar maiores riscos para o prédio como um todo.

Se uma só parede tiver sido danificada, mas de modo profundo, ficando encharcada, o risco de um colapso é grande. Trata-se de uma emergência também e um engenheiro especializado deve ser chamado para um diagnóstico mais preciso.

 

Sempre tem uma primeira vez

Quando o prédio não conta com um sistema de drenagem perfeito, basta haver um aumento do volume do lençol freático para ocasionar a falta de vazão suficiente para a água. E aí ela acaba ficando em contato com o subsolo, causando assim alagamentos nas garagens, por exemplo.

Você pode estar pensando: mas isso nunca aconteceu comigo… Vale lembrar que existem prédios antigos que nunca enfrentaram problemas deste tipo, mas que depois de uma grande chuva com ventos fortes, vieram a ter pela primeira vez destelhamentos muito graves, por exemplo. Já imaginou o apartamento da cobertura com água escorrendo pelas paredes?

 

Medidas emergenciais

medidas emergenciais infiltração impermeabilização

Nestes casos, algumas medidas paliativas são necessárias. Como improvisar uma lona gigante para cobrir os telhados de forma a amenizar os prejuízos causados pelos vazamentos, como avarias na mobília, pisos e outros bens dos impactados.

Você não quer passar por esses problemas, certo? Então, o ideal contar com uma empresa especializada em inspeções para fazer um diagnóstico do seu condomínio e detectar as vulnerabilidades da edificação. Só assim poderá haver a prevenção.

Além disso, garanta que seu condomínio tenha uma manutenção correta e periódica e fique de olho nos seguintes aspectos:

  • Telhados sujos e sem manutenção correm muito mais risco de apresentar goteiras ocasionadas por infiltrações;
  • Troque sempre telhas quebradas ou trincadas, se este for o caso;
  • Garanta que a limpeza das áreas comuns seja efetiva. Isto evita reparos e gastos inesperados na época das chuvas.

 

Impermeabilização em condomínios

E se, na manutenção, aparecerem sinais de vazamentos, procure uma empresa de impermeabilização conceituada, explique o problema e, certamente, você receberá uma estimativa de custos para avaliar com os moradores do prédio na próxima reunião de condomínio.

Saiba mais sobre o assunto:

Agindo preventivamente, a dor de cabeça será bem menor. E se você já está procurando uma empresa de impermeabilização, consulte nosso site!

Comentários

Comments are closed.