Impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível

Projetos industriais demandam diversos cuidados, em especial, com o dimensionamento adequado das soluções, para que resistam às agressões químicas e físicas. A impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível é uma excelente escolha para quem busca qualidade e alta durabilidade, aliada à minimização de transtornos.

 

O Sistema Fibersals 100% Poliéster Flexível é um revestimento totalmente impermeável, de alto desempenho e altíssima durabilidade, ideal para Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), Bacias de contenção, Espessadores, Floculadores e outros reservatórios e tanques com características similares, onde são processados, tratados, armazenados ou derramados líquidos, efluentes, produtos químicos, esgoto ou água em tratamento.

 

Recentemente, finalizamos um projeto de impermeabilização de tanque clarificador em uma siderúrgica. A solução, com o Sistema Fibersals em poliéster flexível de alto desempenho, foi aplicada de maneira a minimizar os transtornos decorrentes da parada do equipamento.

 

Tanque clarificador impermeabilizado com poliéster flexível

Foram impermeabilizados a calha de overflow, face interna do costado, coluna de suporte central, dutos de saída de lodo “sludge discharge”, cone de descarga e fundo do tanque, bem como a face externa do costado “exterior do tanque”.

Confira as áreas nestes detalhamentos do projeto:

Impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível Sistema Fibersals

 

Impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível Sistema Fibersals

Preparação detalhada da superfície

A estrutura, com mais de 2.800 m² de superfície impermeabilizada, e capacidade de 5.870 m³, foi previamente tratada para receber o Sistema Fibersals.

O processo de hidrojateamento removeu todo o lodo sedimentado e incrustado, bem como pontos do concreto ou dos impermeabilizantes anteriormente aplicados que estavam soltos ou desprendendo facilmente. Foi empregada, ainda, a escarificação do substrato para a remoção total dos impermeabilizantes que falharam anteriormente.

Após, procedeu-se com a recuperação pontual do substrato com massa química poliéster, acompanhada de tratamento de corrosão da armadura do concreto que encontrava-se, em alguns pontos, exposta.

 

 

Impermeabilização dimensionada às especificações da área

Impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível Sistema Fibersals

 

As camadas que formam a impermeabilização com o Sistema Fibersals em poliéster flexível foram especialmente dimensionadas para atender aos requisitos de agressividade do tanque clarificador. Foi aplicada camada extra no fundo do tanque, como adicional de proteção mecânica, a fim de proteger a impermeabilização do desgaste causado pela abrasão.

 

Para a aplicação na face externa do costado, foi feito o uso de uma Plataforma de Trabalho Aéreo (PTA).

 

Confira as fotos:

 

Serviços complementares

Adicionalmente, foi realizada a instalação de linha de vida no perímetro da calha do clarificador, bem como a limpeza do substrato e pintura do teto e paredes do fosso do clarificador.

 

Impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível

Impermeabilização de tanque clarificador com poliéster flexível Sistema Fibersals

 

São muitas as vantagens de impermeabilizar tanques clarificadores (e outras áreas similares) com poliéster flexível. Veja algumas:

 

  • Por ser aplicado em forma líquida sobre o substrato existente, permite moldar detalhes construtivos, mesmo nos pontos críticos e de difícil acesso, gerando um envelopamento total do tanque;
  • Fica totalmente aderido quimicamente a substratos de concreto, cimentícios, pedras, porcelanatos, aço carbono, plásticos, PRFV e outros;
  • Torna-se, ao final, um revestimento totalmente monolítico, sem qualquer emenda aparente;
  • Apresenta elongação mínima de 35% já reforçado;
  • Resiste à contração/retração do substrato acompanhando suas movimentações sem romper;
  • Resiste a abrasão, punção, impacto, agressão aos raios U.V., contato permanente com água e contato com produtos químicos (podendo ser dimensionado para atender cada caso específico);
  • Aplicação rápida, permitindo inclusive atendimento em cronogramas restritos;
  • Permite aplicação em segmentos, caso seja necessário.

 

A Fibersals, empresa que desenvolveu o método, conta com mais de 35 anos de experiência e apresenta comprovação de capacidade técnica em projetos de elevado grau de exigência.

Tem um projeto industrial? Fale conosco:

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização com o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível


Comentários

Comments are closed.