Piso encardido, como resolver?

Na maioria das vezes, se um piso está instalado na sua casa, é porque em algum momento você o escolheu, ou o preservou porque gostou. O problema, é que com o passar do tempo e sem a manutenção adequada, aquele piso maravilhoso não passa de um piso encardido, que lentamente perde a capacidade de te agradar.

 

A primeira vontade que dá, é a de chamar um pedreiro, quebrar tudo e instalar um novo, mas calma!

Antes de sair atrás de soluções caras e que trazem transtorno e sujeira, saiba que existem soluções baratas e caseiras que podem remover a sujeira e melhorar muito sua aparência.

 

Piso poroso tende a encardir

piso encardido granilite poroso

 

Os pisos porosos, por terem alto poder de absorção, são os que mais padecem desse mal.

 

Para você entender melhor:

O conceito de piso poroso não está associado exclusivamente a sua textura e aparência, mas sim pela quantidade de espaços vazios existentes em seu interior.

 

Um exemplo fácil aparece quando comparamos granito e mármore. Ambos têm a mesma aparência, certo?

Temos a impressão que o polimento aplicado confere a ambos as mesmas propriedades, mas não!

Enquanto a rocha de granito possui pouquíssimos espaços vazios na sua composição conferindo a ela boa impermeabilização natural, a rocha do mármore possui diversos espaços vazios, que permitem a entrada de água e sujeiras, demandando, assim, cuidados diferentes para a manutenção de cada um deles.

 

Tipos de pisos porosos

Existem diversos pisos porosos: madeira, cimento queimado, mármore, ladrilho hidráulico, entre outros.

Todos tem particularidades a respeito dos cuidados a serem tomados para sua conservação e manutenção.

 

Granilite e piso encardido

piso encardido granilite poroso

 

Vamos a seguir, falar de um tipo de piso em especial: o granilite!

 

Muito utilizado nas décadas de 60 e 70, o granilite reassume nos dias de hoje o papel de protagonista nos pisos residenciais e comerciais.

 

O granilite não é encontrado pronto na natureza. Ele é, sim, o resultado da mistura de diversos minerais com cimento, água e areia.

 

Sua composição essencialmente possui:

  • Granito
  • Mármore
  • Quartzo
  • Calcário

 

Detentor de alta durabilidade, esse piso, para manter-se bonito e com brilho, requer cuidados especiais com sua limpeza.

 

Limpeza de granilite encardido: receita caseira

piso encardido granilite poroso limpeza receita caseira

 

A primeira coisa a se fazer é remover todo o pó e demais partículas da sua superfície. Para isso, use vassoura de pelos macios ou aspirador.

 

Em seguida, prepare uma solução com uma colher de sopa de detergente neutro para cada 5 litros de água. Aplique no piso inteiro com o auxílio de um pano macio.

 

Para recuperar o brilho, podem ser adicionadas três colheres de sopa de vinagre branco à essa solução.

 

Depois da aplicação enxágue todo o piso com água limpa.

 

De forma alguma utilize produtos abrasivos ou escovas de aço para essa aplicação. Seu uso provocaria riscos na superfície do piso.

 

Limpeza profissional de granilite

piso encardido granilite poroso limpeza profissional

 

Se preferir, além das receitas caseiras, que podem ser aplicadas em qualquer piso frio, existem empresas especializadas na recuperação de pisos de granilite, que evidentemente possuem maior eficiência.

 

Os métodos aplicados contam com equipamentos e ferramental próprio e incluem a remoção de uma finíssima camada superficial com posterior aplicação de resina acrílica, que funciona como impermeabilizante para granilite. Esse procedimento deve ser repetido a cada três anos.

 

Detalhe importante: esse “impermeabilizante” age para proteger a superfície da sujeira e poluição, mas não protege o piso de infiltrações causadas pela água da chuva. Nestes casos, uma solução definitiva de impermeabilização (como a da Fibersals) é necessária.

 

 

Viu como é fácil revitalizar seu piso? Dá trabalho, mas basta ter disposição para colocar nossas dicas em prática. Ou, simplesmente, ligar para a empresa certa. Portanto, não perca mais tempo e mãos à obra!

Comentários

Comments are closed.