Água, vapor e umidade estragam componentes e impactam a qualidade das edificações. Diante disso, a melhor solução é contar com uma eficiente impermeabilização residencial.
Confira a seguir, um breve guia com dicas para síndicos, moradores e profissionais da construção civil.
Do nada, sinais de infiltração começam a aparecer na parede. Mas, como? Parece que tudo foi tão bem planejado, não é mesmo? É preciso lembrar que toda construção é erguida em meio à natureza e, portanto, está sujeita às variações do tempo.
Procedimento vital
A impermeabilização residencial prolonga a vida útil do projeto, nos mais diferentes contextos. Ao formar uma camada protetora, repelindo a água, o procedimento é vital para a preservação dos materiais presentes em estruturas e revestimentos.
Investir em impermeabilização residencial é evitar gastos desnecessários com manutenção, dor de cabeça e, principalmente, riscos à saúde dos moradores.
Além do prejuízo visual e financeiro, mofo e bolor são problemáticos para o pulmão, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. Entenda os riscos de infiltrações não resolvidas.
Mas, é preciso impermeabilizar tudo?
Como vimos, a impermeabilização residencial é um escudo que evita, principalmente, absorção da água que pode vir de:
- Chuva ou de lavagens (água de percolação);
- Umidade do solo (água capilar);
- Grande volume em reservatórios como piscinas (água de pressão);
- Ambientes expostos ao vapor (água de condensação);
- Possível vazamento.
Na impermeabilização residencial, recomenda-se atenção a toda superfície constituída por material poroso, direta ou indiretamente exposta ao tempo e à umidade. Veja, a seguir, os pontos principais.
4 cuidados para ficar atento na impermeabilização residencial
1 Onde fazer:
A impermeabilização é imprescindível em fundações, lajes, terraços, paredes externas, piscinas e caixas d’água, beirais e calhas de alvenaria.
Também recomenda-se dar atenção às áreas internas com maior contato com a água, como banheiros, lavanderias e cozinhas.
2 Mão-de-obra:
Não basta ter um produto excelente, se for aplicado de forma errada ou visando economia na quantidade. O ideal é recorrer a uma empresa especializada e a um projetista de impermeabilização.
O profissional qualificado e com experiência terá conhecimento para entender as necessidades do ambiente e alinhar a solução com os sistemas hidráulico e estrutural, seguindo as normas técnicas.
3 Produtos:
A escolha da melhor solução passará, inevitavelmente, pelo olhar sobre os produtos específicos para áreas internas e externas. É importante observar o quanto a superfície residencial é afetada por movimentações térmicas e, assim, evitar as temidas fissuras.
Entre estes produtos, os sistemas de impermeabilização flexível da Fibersals são mais utilizados pela praticidade e efetividade, atuando como uma membrana de proteção.
Já os impermeabilizantes rígidos diminuem a porosidade ao reduzir os vazios entre os substratos. E são mais recomendados para locais com pouca exposição ao sol ou estruturas enterradas, por exemplo.
Essa análise do ambiente fará toda a diferença no futuro da obra. Conheça as principais soluções de impermeabilização.
Se possível, busque impermeabilizantes ecocompatíveis, que representam menor impacto ao meio ambiente na produção e no descarte. E à saúde, tanto de quem vai aplicar quanto dos moradores.
4 De olho na garantia:
É importante estar atento, primeiramente, ao manual de uso dos produtos, onde consta o período de garantia: 5 anos em média. Já a durabilidade do serviço de impermeabilização deve se entender por mais tempo, com manutenções programadas também conforme o manual.
No Sistema Fibersals são 15 anos de garantia!
Hábitos simples, como limpar ralos, manter arejadas áreas que acumulam maior unidade e remover folhas secas de lajes e caixas d’água também fazem parte dos cuidados para ficar atento na impermeabilização residencial.
Atenção redobrada ao calendário das manutenções gerais programadas para não perder o período de garantia da impermeabilização! Consulte, também, nosso artigo sobre impermeabilização no condomínio.
Longo benefício
Para ter uma ideia do quanto vale a pena investir em impermeabilização, estima-se que os gastos com essa etapa não ultrapassem 3% do valor total da obra.
Por outro lado, se a opção for não prevenir, mas remediar o estrago, os custos podem alcançar até 30% na recuperação dos materiais danificados. Sem contar os danos à saúde pelo convívio com um ambiente insalubre.
O Sistema Fibersals oferece impermeabilização efetiva, com 40 anos de experiência, oferecendo as melhores soluções, tanto para a indústria e o comércio quanto para áreas residenciais.
Ficou com dúvidas? Confira mais detalhes sobre impermeabilização residencial.