7 dicas essenciais de segurança para sua empresa

Segurança é um fator primordial nos dias atuais, seja no âmbito residencial ou empresarial. Quando nos referimos à segurança empresarial, envolve tanto a segurança predial, pessoal e de informações. Algumas providências são essenciais para garantir a segurança. Vamos a elas?

 

7 dicas essenciais de segurança para sua empresa

 

Segurança Predial

Visando o conforto e um ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários, alguns procedimentos de segurança são necessários.

 

1. Sistema de Segurança:

Vários são os sistemas oferecidos para a segurança do patrimônio das empresas. Os recursos tecnológicos têm disponibilizado controles de acesso via biometria a fim de restringir a entrada de estranhos aos diversos ambientes da empresa. Câmeras dispostas em ambientes externos e internos também ajudam a controlar a movimentação, tanto dentro, quanto fora.

Além da segurança contra terceiros, é importante pensar também em sistemas contra incêndios, através da disponibilização de extintores de incêndio e medidas preventivas na instalação dos diversos equipamentos e fiações elétricas.

O treinamento das equipes em relação a procedimentos de evacuação do prédio e medidas de segurança no caso de incêndios também devem ser práticas constantes e adequadamente divulgadas. Saídas de emergência devem estar desobstruídas e bem sinalizadas.

 

segurança empresarial predial dicas para empresas

2. Portaria/Recepção:

Orientação e treinamento para os funcionários que trabalham junto à portaria ou recepção são primordiais. A vigilância na entrada e saída de pessoas no ambiente empresarial depende da qualidade do serviço prestado por esses profissionais.

Desde a liberação de acesso até o recebimento de encomendas, tudo deve passar por procedimentos e regras de segurança, como a correta identificação das pessoas.

A utilização de crachás de identificação auxilia muito no controle do fluxo de pessoas, seja o uso pelos colaboradores ou para visitantes e prestadores de serviço.

 

3. Emergências:

Como mencionado acima, equipamentos de segurança contra incêndio devem estar dispostos nos prédios. Além desses, equipamentos de primeiros socorros para o caso de emergências também devem estar disponíveis e de fácil alcance.

A saúde dos colaboradores deve estar resguardada. Para isso, a empresa precisa oferecer uma estrutura segura desde os equipamentos que são utilizados para a realização do trabalho até a conservação e qualidade dos alimentos que são servidos nos refeitórios.

 

4. Dinheiro fora da empresa:

Guardar dinheiro na empresa pode ser um chamariz para assaltos. Afinal, até mesmo dentro do ambiente de trabalho, pessoas podem manter uma conduta inadequada.

Por este motivo, o dinheiro não deve ser guardado em cofres ou gavetas dentro da empresa, para evitar problemas e, principalmente, para proteger os colaboradores de alguma tentativa de assalto.

Pode-se manter uma quantia razoável em caixa para pagamento de eventuais necessidades diárias, mas o montante maior deve estar armazenado em um banco.

 

5. Fechar a porta:

Alguém deve ser responsável por trancar a empresa ao término do expediente.

Essa pessoa deve ser de total confiança e ter toda a atenção e controle aos procedimentos necessários. Lembrar sempre da ativação dos alarmes e sistemas de segurança para que a empresa não fique descoberta nos momentos em que não há funcionários na sede.

 

Segurança Empresarial

A vulnerabilidade não acontece apenas no âmbito predial, é necessário garantir a segurança das informações, sistemas e procedimentos.

 

6. Informações protegidas:

A ação dos hackers está muito mais poderosa e assídua do que imaginamos. Por isso, é importante proteger os sistemas de informação com senhas seguras, difíceis e criptografias, a fim de dificultar a ação dos invasores e o roubo de informações que possam comprometer a empresa.

Para os acessos necessários fora do ambiente da empresa, a instalação de VPN ajuda a inibir a invasão dos sistemas, uma vez que a comunicação é totalmente criptografada.

 

7. Condutas:

Condutas inadequadas por parte de funcionários, lideranças, fornecedores e clientes também podem ser causas de vulnerabilidade no âmbito da segurança da empresa.

Por este motivo, alguns empresários estão implantando sistemas de denúncia dentro das empresas para que essas falhas possam ser identificadas e corrigidas.

 

Um ambiente seguro e protegido colabora para o bem-estar dos funcionários e maior produtividade da empresa. Você utiliza algum sistema que gostaria de compartilhar? Comente aqui.

Comentários

Comments are closed.