Antes eram espaços menores, sem grandes atrativos, com no máximo duas cadeiras confortáveis e a maior parte do tempo fechados. Hoje são cômodos com áreas bem maior, podendo abrigar vários móveis e o queridinho de toda a família. Isso mesmo! Estamos falando da varanda de apartamento. Mais do que uma tendência, atualmente elas são argumento para boas vendas e podem ser aproveitadas de diversas maneiras. Se você tem um apartamento com varanda, não pode perder as dicas de hoje.
6 dicas para aproveitar melhor sua varanda de apartamento
1. Que tal uma horta?
Para ter uma, será ideal ter uma varanda que receba ao menos cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã.
Um jeito bem fácil é plantar mudas ou sementes em vasilhames, vasos, jardineiras, calhas ou canos de PVC. É bom que o local tenha a profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero. Se você optar por vasos ou jardineiras colocadas no chão da varanda, monte-os sobre degraus – que podem ser de madeira.
A varanda terá, assim, um toque de charme e vai exalar um aroma gostoso ao ambiente. Mas cuidado! Será necessária a irrigação 3 vezes ao dia, enquanto suas plantas estiverem na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta crescidas. Já as as adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.
2. Quem sabe um jardim vertical?
Está também é uma opção bem viável para sua varanda. Os painéis treliçados, de madeira de demolição ou painéis prontos vendidos em lojas de bricolagem, ficam perfeitos.
O plantio pode ser de hortaliças com raízes curtas, como manjericão, alface, coentro, salsa e cebolinha. Já pensou que delícia ter tudo isso para sua cozinha, colhido ali, na hora? Plante também temperos e ervas como orégano, salsinha, hortelã, coentro e manjericão. Todos eles vão bem nos suportes vendidos em lojas especializadas para colocação de vasinhos plásticos, que você encontra nos hortifrutigranjeiros.
3. Curta o conforto de um espaço de leitura!
Um cantinho de leitura vai cair feito uma luva na sua varanda para seus momentos de descanso e enriquecimento cultural. Algumas iniciativas simples rendem um resultado ótimo. Invista no conforto e numa boa iluminação. Coloque uma poltrona com uma estampa floral e que seja bem macia. Um pufe para colocar os pés complementa o lugar de sentar, que pode também receber almofadas coloridas e até uma mantinha para os dias mais frios. Para os meses de calor, separe um ventilador de pé. Coloque também uma mesinha lateral para apoiar os livros e um chá ou suco, a depender da temperatura da época.
4. Espaço gourmet para reunir os amigos
Este é um projeto que tem tudo para ficar bem bonito, confortável e personalizado. Você pode usá-lo no seu dia a dia e também para compartilhar receitas e horas de lazer com seus amigos. Para tornar este sonho realidade, você terá que adquirir alguns itens como eletrodomésticos, utensílios de cozinha, mobiliários e objetos de decoração de qualidade e que devem ser distribuídos de forma a não atrapalhar a circulação das pessoas. Procure referências na internet sobre como transformar sua varanda num ambiente descontraído, com uma mini cozinha americana, mesa e poltronas que se harmonizem compondo seu espaço gourmet.
5. Sua sala pode ser maior
Apesar de todas estas possibilidades citadas até agora, muita gente tem optado por fechar a varanda, integrando-a à sala, promovendo uma ampliação deste cômodo. Outros moradores têm preferido ficar com a varanda híbrida, ou seja, continua como varanda, mas fechada por meio da colocação de vidros, que garantem o aconchego térmico, sem vento ou barulhos. Mas se você decidir seguir por este caminho, lembre-se de que essa decisão envolve o condomínio e uma questão legal. Qual o tipo de fechamento permitido? Com qual material? Verifique as normas do seu condomínio e o padrão visual do prédio antes de tudo. Para mais detalhes sobre este assunto acompanhe este post!
6. Varanda de apartamento exige cuidados
Seja qual for a finalidade que você escolher para a varanda do seu apartamento, fique atento para as questões das intempéries já que muitas das opções envolvem as mudanças de clima e também os aspectos de maior visibilidade e consequente falta de privacidade. Ainda entre os cuidados essenciais com a varanda, avalie a necessidade de contar com um serviço de impermeabilização de qualidade e que ofereça garantia.
Entenda: