A impermeabilização de reservatório já requer uma série de cuidados, mas quando se trata do módulo superior de uma torre de reservatório de cerca de 30 m de altura, é preciso preparo e profissionalismo. Foi isso que a Fibersals entregou a essa empresa localizada no estado de Goiás.
Impermeabilização de reservatório de água
Nem todo sistema de impermeabilização pode ficar em contato permanente com a água. Quando se trata de reservatório de água de consumo, no entanto, é necessário se certificar, também, que o sistema de impermeabilização não afeta a potabilidade da água.
O Sistema Fibersals em Poliéster Flexível foi testado e aprovado para contato permanente com a água de consumo de acordo com a Portaria 2914:2011 (Anexo VII) do Ministério da Saúde. Também atende a NSF/ANSI 61:2016 (“Drinking Water System Components – Health Effects”).
Impermeabilização em reservatórios: equipe qualificada
Reservatórios de água, no geral, por suas características, são espaços confinados, o que requer que a aplicação do sistema de impermeabilização seja realizada por uma equipe qualificada e treinada de acordo com a Norma Regulamentadora nº 33 do Ministério do Trabalho, que trata de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
Quando se trata de torres de reservatório, é adicionado o risco do trabalho em altura, e a equipe deve ser especializada e familiarizada com os preceitos da Norma Regulamentadora nº 35 do Ministério do Trabalho que trata, justamente, do Trabalho em Altura.
Em módulos em que altura interna do reservatório supera 2,10m, no geral, é necessária a instalação de um andaime.
O andaime, para passar pelas dimensões reduzidas das entradas dos reservatórios, no geral, precisa ser do tipo “tubo equipado”. Para sua montagem, é necessário que a equipe esteja treinada de acordo com a Norma Regulamentadora nº 18 do Ministério do Trabalho, mais especificamente, na Montagem de Andaimes de acordo com a norma, que trata de vários aspectos de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.
Além disso, é importantíssimo que a equipe de aplicação esteja treinada de acordo com as outras normas regulamentadoras, de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado (um exemplo que se aplica a todos os trabalhos é a NR 06, que trata dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs).
Segurança na impermeabilização em reservatórios
Além da qualificação da equipe, são necessários diversos equipamentos de proteção, tanto individual, quanto coletiva, para que os trabalhadores possam realizar a impermeabilização do reservatório com segurança. Alguns exemplos são o medidor de gases, os equipamentos de exaustão e insuflação de ar, tripé de resgate e, é claro, os cinturões de segurança.
Aplicação do Sistema Fibersals (Poliéster Flexível) em reservatório
Veja agora este estudo de caso, com o passo a passo da aplicação do Sistema Fibersals de impermeabilização em reservatório.
1. Acesso seguro
A equipe da Fibersals, que tem todos os treinamentos necessários para o trabalho com segurança em altura e espaço confinado, além dos riscos da própria atividade, tem ampla experiência com o trabalho em ambiente industrial. Está familiarizada com toda a documentação de segurança e com o uso de todos os equipamentos necessários.
Após acessar a laje superior do reservatório, foram montados os equipamentos: guincho elétrico, tripé de resgate com guincho, iluminação para espaço confinado e linhas de vida. Com o uso de todos os EPIs necessários, a equipe fez o acesso ao interior do reservatório.
2. Remoção da manta asfáltica
O Sistema Fibersals deve ser aplicado sobre superfície limpa e íntegra. Para isso, foi necessário remover a manta asfáltica que cobria as paredes e fundo do módulo do reservatório, e que havia falhado. A impermeabilização com manta asfáltica apresentava desgaste aparente.
3. Montagem do andaime
A montagem do andaime do tipo “tubo equipado” foi realizada no interior do reservatório, uma vez que o módulo tem 6,5 m de altura interna.
A equipe da Fibersals conta com montadores de andaime certificados, com experiência na tarefa.
4. Preparo do substrato
O substrato, após a remoção da manta asfáltica, ainda apresentava alto grau de sujeira e rugosidade. Foi realizada a limpeza da área, com desbaste superficial.
5. Impermeabilização do reservatório com Poliéster Flexível (Sistema Fibersals)
Na área limpa, é aplicado o primer, que melhora a já excelente aderência do Sistema Fibersals em poliéster flexível ao substrato. Então, é aplicada a camada estrutural do sistema, que consiste em resinas poliéster especialmente preparadas para impermeabilização, reforçadas com roving. Sobre a camada estrutural, foi aplicada barreira química.
A camada final da impermeabilização com poliéster flexível, também chamada de camada de acabamento, é o gelcoat flexível. Ele é aplicado na cor desejada (em reservatórios, recomendamos a cor azul “piscina”, como a aplicada neste caso) sobre a camada de barreira química.
Na imagem acima é possível visualizar todas as camadas da impermeabilização, aplicadas nesta ordem:
- Primer: após aplicado, ele escurece levemente a tonalidade existente no substrato (por isso, na imagem, aparece como cinza escuro);
- Camada estrutural: na imagem, aparece na cor bege, e é o compósito base do sistema de impermeabilização, formado pela resina poliéster reforçada;
- Barreira química: na imagem, aparece na cor cinza gelo, e garante proteção extra ao revestimento;
- Acabamento: na imagem, aparece na cor azul, sendo um gelcoat poliéster flexível próprio para o contato permanente com água de consumo.
O resultado final da impermeabilização é um sistema resistente, próprio para o uso em reservatórios de água, e com garantia de 15 anos.
Quer um orçamento de impermeabilização de reservatório com poliéster flexível? A Fibersals atende todo o Brasil!