Da mesma forma que ocorre nas cozinhas das nossas casas, em cozinhas industriais, os alimentos podem ser contaminados por contato com superfícies e equipamentos que não estejam adequadas e suficientemente limpas. Como tratam-se de espaços maiores e com muitos equipamentos que passam pelas mãos de uma grande quantidade de pessoas, os cuidados com a higiene em cozinhas industriais devem ser redobrados.
É bem provável, inclusive, que seja necessário ter um piso resistente à lavagem constante, que não fique vulnerável a infiltrações e no qual a limpeza seja facilitada.
Neste caso, a impermeabilização do piso da cozinha industrial pode ser o melhor caminho.
Separamos aqui 11 dicas de higiene em cozinhas industriais. Acompanhe:
1. Limpeza de equipamentos e utensílios
Os micro-organismos patogênicos podem se multiplicar em locais que não sejam adequadamente lavados.
Por isso, garanta a limpeza adequada e recomendada pelos fabricantes dos equipamentos e utensílios utilizados na cozinha industrial.
2. Água e sabão
Um dos métodos utilizados para a higiene dos utensílios e peças de equipamentos é a boa e velha lavagem com água e sabão.
Depois, tudo deve ser enxaguado com água corrente.
É prudente também fazer uma imersão destes aparatos em água fervente por cerca de 15 minutos.
3. Calor ou métodos químicos
Se não for feita a desinfecção por calor, o ideal é usar os métodos químicos indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
4. Cloro
A OMS recomenda a utilização do cloro, que é um agente fungicida e bactericida.
Se usado nas concentrações adequadas, o risco de toxicidade é baixo.
5. Não esqueça das bancadas, pisos, paredes, câmaras e ralos
Lave bem as bancadas, pisos, paredes, câmaras e ralos com água e sabão, enxaguando em água corrente e quente.
Use também a água clorada.
6. Tempo de ação
Ao utilizar detergentes que possuem cloro em sua composição química, aplique o produto e deixe agir por 10 minutos.
Em seguida, enxague.
7. Secagem natural
Se possível, deixe que tudo seque naturalmente para evitar a recontaminação.
Diga não aos paninhos de cozinha e aos panos de chão, que acumulam germes e os espalham no ambiente em vez de eliminá-los.
8. Utensílios x mãos
Garanta espaços separados para a lavagem de utensílios como pratos, tigelas, formas, panelas, potes e talheres e para a lavagem das mãos.
9. Armazenagem
Armazene corretamente os materiais de limpeza e produtos químicos e não esqueça de identificá-los.
10. Oscilações de temperatura
Cuidado para que a temperatura das geladeiras, freezers e câmaras frias não sofra oscilações.
Limpe frequentemente estes eletrodomésticos utilizando os produtos recomendados pelos fabricantes de forma a evitar corrosão e odores.
Procure não usar esponjas que causam danos às superfícies.
11. Impermeabilização do piso
Opte por um conceituado fornecedor de impermeabilização de piso.
A Fibersals oferece uma ótima solução para cozinhas industriais, já que a superfície final da impermeabilização é atóxica e aprovada para contato com alimentos.
Impermeablização pode ser a solução definitiva para sua cozinha industrial
Um bom exemplo de utilização da impermeabilização da Fibersals é a cozinha industrial da Secretaria de Fazenda de São Paulo.
O pavimento do local estava infiltrando para o andar inferior e também apresentava sinais de desgaste, o que, cá entre nós, não é nada apropriado para uma cozinha.
O sistema Fibersals foi aplicado com acabamento de azulejo e textura escolhidos pelo cliente, o que garantiu o fim das infiltrações, com garantia exclusiva de 15 anos.
A impermeabilização da Fibersals propicia um acabamento de piso final com aspecto limpo, além de ser asséptico, o que o torna perfeito para aplicação em locais sensíveis, como cozinhas de restaurantes, fabricas de alimento, hospitais, etc.
Para finalizar, saiba que o sistema Fibersals é resistente à lavagem constante e necessária para a correta higienização da cozinha, além de ser resistente aos agentes químicos presentes nos produtos de limpeza pesada. Outro ponto positivo é a possibilidade de reparo pontual, caso necessário.