Piso para apartamento: 9 dicas para acertar na escolha

A variedade é grande, os prós e contras são muitos. Não tem como não ficar na dúvida quando é hora de escolher o piso para apartamento, seja ele novo ou durante a reforma de apartamento antigo. Para ajudar nesta tarefa árdua, vamos dar algumas dicas sobre quais os melhores pisos para apartamento, desde os que trazem conforto acústico, passando por aqueles com melhor custo/benefício, até os mais duráveis.

 

Entre tantas opções, a primeira iniciativa é avaliar qual o piso mais apropriado para cada área do apartamento.

Sim, porque não é sempre que o revestimento escolhido para sala de estar será o mais indicado para os banheiros, por exemplo.

 

9 dicas para acertar na escolha do material do piso para apartamento

 

1. Granito é sinal de durabilidade

piso para apartamento granito

 

Bastante recomendado para as cozinhas e banheiros, o granito é um piso natural que oferece resistência e durabilidade, o que compensa o preço elevado.

É bem fácil de limpar, bastando apenas jogar água e limpar com algum produto próprio para a higienização completa.

 

São diversos tipos, formatos, desenhos e cores e fica perfeito quando instalado em ambientes mais frios. Pode também ser usado na sala de estar e nos quartos sem erro!

 

2. Cimento queimado dá um toque de modernidade

piso para apartamento cimento queimado polido

 

O queridinho dos arquitetos, este piso é moderno e permite que o ambiente fique com um estilo meio industrial, bem charmoso.

O tom de cinza que traz uma aparência bem clean é o mais usado, mas há outras cores também no mercado, como vermelho, marrom, bege, azul e verde.

É indicada a aplicação de resina em cima do cimento fresco para aumentar sua resistência. Se escolher este, siga uma decoração bem despojada, rústica e contemporânea para combinar direitinho.

 

3. Piso laminado para área internas

piso para apartamento laminado

 

Apesar de algumas ressalvas – não combinar bem com o sol ou a água, por exemplo – o piso laminado é uma boa opção com melhor custo/benefício que os de madeira convencional.

Feito à base de HDF (micropartículas de madeira), ele vai bem em quase todos os cômodos internos do apartamento.

 

4. Piso para apartamento em Madeira Cumaru

piso para apartamento madeira cumaru

 

Prática na hora de limpar, a madeira Cumaru, originalmente brasileira, é de ótima qualidade e resistência para os apartamentos, além de ser prática no momento de limpar.

Os benefícios deste piso são seu preço acessível, facilidade de encontrar no mercado, versatilidade e possibilidade de ser aplicado em forma de assoalho, piso pronto, laminado e vinílico.

 

5. Mantas trazem conforto acústico

piso para apartamento manta acústica

 

Produzidas a partir de materiais como lã de vidro, lã de rocha, lã de PET e até borracha de pneu reciclado, as mantas são desenvolvidos para revestir as lajes entre apartamentos e evitar a passagem de ruídos de impacto, como móveis sendo arrastados, saltos altos, etc. Porém, elas devem ser aplicadas entre a laje e o contrapiso durante a construção do prédio.

É desta forma que elas evitam a transmissão sonora entre a laje, as paredes e os pilares.

 

6. Porcelanato é pau pra toda obra

piso para apartamento porcelanato

 

O porcelanato não sai de moda. Este é um dos poucos pisos que podem ser usados em todos os cômodos e tem boa resistência contra líquidos e produtos químicos, além de ser bastante durável.

Ele oferece um efeito de amplitude e é encontrado em diversas formas, cores e padrões. Sem riscos!

 

7. Laminado de Madeira é aconchegante

piso para apartamento laminado de madeira

 

O laminado de madeira é a melhor escolha para quem busca ambientes aconchegantes e que oferecem bastante conforto.

A principal vantagem desse piso é o tratamento de impermeabilização que ele recebe na sua fabricação. Desta forma, o revestimento ganha uma cobertura protetora para não absorver substâncias.

 

Ótima opção em termos de economia e para quem tem crianças em casa.

 

8. Piso vinílico tem aplicação rápida

piso para apartamento vinílico

 

O piso vinílico pode ser uma boa pedida, principalmente quando for instalado na reforma do apartamento.

Ele tem aplicação rápida, oferece conforto acústico, e tem evoluído muito nos últimos anos. Alguns fornecedores já possuem pisos vinílicos que imitam madeira (parecendo pisos laminados), e até mesmo pisos especiais para aplicação em áreas como cozinhas e banheiros.

Eles só não devem ser aplicados nas áreas externas!

 

9. Independentemente do piso, lajes, terraços e varandas precisam de impermeabilização

piso para apartamento terraço e varanda impermeabilização

 

Existem diversos tipos de piso para apartamento próprios para as áreas externas (o porcelanato é só uma das opções).

No entanto, ao escolher pisos para seu apartamento, você deve levar em conta que, além de tudo o que já falamos, as áreas externas estão sujeitas a infiltrações.

 

Por este motivo, elas necessitam de impermeabilização adequada e de qualidade – afinal, ninguém quer arrumar problemas com os vizinhos, ou ainda ter vazamentos dentro do próprio apartamento.

 

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura destes posts:

 

Pronto! Agora é só fazer o cálculo de quantidade de piso necessário para o seu apartamento, escolher a cor que mais lhe agrade, conferir se há peças extras para cobrir imprevistos e boas compras!

Comentários

Comments are closed.