Manutenção de quadras poliesportivas: 4 dicas para renovar a área

Com a chegada do verão, aumenta a frequência na quadra poliesportiva do condomínio. Mas este é um espaço aproveitado o ano todo por moradores de várias idades – ainda mais depois da conscientização que vem acontecendo sobre os benefícios da prática esportiva para a saúde.

Diante disso, vale a pena, não somente projetar e executar direitinho, mas conservar cuidadosamente sua estrutura, equipamentos e acessórios.

Atenção especial ao piso, que por receber muito sol e chuvas está sujeito à infiltrações.

O ideal é impermeabilizar a área.

 

Veja 4 dicas sobre manutenção de quadras poliesportivas

 

1. Equipamentos atraem praticantes

manutenção de quadras poliesportivas e quadras de esportes no condomínio equipamentos

 

A renovação dos equipamentos disponíveis nas quadras poliesportivas do condomínio é fundamental para manter e ampliar a prática de atividades físicas entre os condôminos.

Se isso não acontecer, ou seja, se os postes, cestas, redes e traves, que sofrem constantemente os efeitos do clima e também do uso constante, forem ficando deteriorados, quebrados e enferrujados, a frequência começa a cair e, em pouco tempo, adeus ao lazer na quadra.

 

Os síndicos antenados sabem disso e ficam espertos, sempre buscando a modernização dos condomínios e dando uma atenção especial às quadras poliesportivas, ampliando significativamente as possibilidades de uso do espaço.

O mercado avança rapidamente, novos lançamentos surgem a todo momento e os equipamentos mais avançados devem sempre estar na lista dos investimentos do condomínio, no rol das reformas das áreas comuns.

 

As redes e seus respectivos acessórios garantem o uso da quadra para o vôlei, badminton, basquete, handebol, futsal e outras modalidades esportivas.

É preciso garantir, ainda, a instalação e manutenção das redes flexíveis de proteção – lembrando que a tela do alambrado pode ser esticada por empresa especializada no caso da formação de abaulamentos -, e a introdução de acessórios para exercícios físicos.

 

2. Iluminação com maior eficiência energética

manutenção de quadras poliesportivas e quadras de esportes no condomínio iluminação

 

Outro aspecto bem importante para a devida manutenção de quadras poliesportivas é a iluminação.

Afinal, a maioria dos moradores só pode praticar esportes depois do expediente comercial, ou seja, à noite.

 

A maioria dos condomínios tem providenciado a troca da iluminação, usando refletores em LED, que garantem maior eficiência e economia de 20% a 25% nas contas de luz.

 

3. Pisos: afinal, quais as atividades realizadas na quadra poliesportiva?

manutenção de quadras poliesportivas e quadras de esportes no condomínio piso

 

Os pisos de quadras poliesportivas exigem manutenções periódicas.

A pintura, por exemplo, deve ser feita anualmente para que esteja sempre em ordem, limpa, com trincas recuperadas e demarcações bem visíveis.

 

Entre os materiais escolhidos como revestimento dos pisos, o concreto ainda é a solução preferida pela maioria dos síndicos.

Uma das opções é a superfície à base de concreto, polido e regularizado por resina acrílica antiderrapante e revestido com tinta também acrílica, resistente aos raios UV.

Porém, há novas e boas alternativas no mercado, que precisam ser avaliadas. A borracha em placas intertravadas é uma delas.

 

Veja também:

 

O ideal é levar em conta qual o revestimento mais indicado para o uso específico conforme as necessidades do seu condomínio.

Quais as práticas esportivas mais comuns? Que outras atividades serão realizadas na quadra? Será permitido os skates? O espaço será utilizado também para recreação da criançada?

Responda todas estas perguntas antes de tomar a decisão definitiva sobre os pisos.

 

4. E se aparecer infiltração?

manutenção de quadras poliesportivas e quadras de esportes no condomínio infiltração

 

Como dissemos no início, o piso da quadra poliesportiva recebe muito sol e chuva e está sujeito à infiltrações.

Além disso, as quadras de esportes frequentemente estão localizadas em lajes sobre as garagens dos condomínios, por exemplo – o que pode trazer sérios problemas (saiba mais em nosso post sobre vazamento no teto da garagem). Saiba tudo sobre o efeito das variações climáticas nas estruturas.

 

O ideal é impermeabilizar a área contratando uma empresa especializada e que oferece garantia de 15 anos.

A Fibersals oferece uma impermeabilização definitiva e ainda pode fazer a marcação da quadra no próprio acabamento. Veja alguns exemplos de sua utilização.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização de quadra poliesportiva


 

Gostou do post? Agora que você já conhece as principais dicas sobre manutenção de quadras poliesportivas, invista tempo e energia neste espaço que é o queridinho dos condôminos.

Comentários

Comments are closed.