Infiltração no teto: como resolver?

A infiltração no teto infelizmente é um problema recorrente em várias construções no país.

O aspecto visual de um teto com problemas de infiltração é bastante negativo, deixando o ambiente com a sensação de descuido, pinturas descascando, manchas de bolor, e além de comprometer a valorização do imóvel pode também representar riscos à saúde estrutural da edificação.

 

Os motivos para a ocorrência de infiltrações no teto são variados, e a primeira providência a ser tomada é descobrir onde está a falha e corrigi-la o quanto o antes.

 

De nada vai adiantar reparar o reboco, forro ou pintura se o ponto de infiltração não for devidamente corrigido. Caso contrário, os problemas vão continuar acontecendo, e todo o esforço terá sido em vão.

 

Nesse post vamos explorar um pouco mais sobre as causas da infiltração no teto, suas consequências, e algumas medidas que podem ser tomadas para resolver definitivamente o problema.

 

Identificando de onde vem a infiltração no teto

 

Telhado

infiltracao no teto como resolver o que fazer telhado

 

Problemas na cobertura são os principais motivos de infiltração no teto.

Como é o telhado que recebe a água da chuva diretamente, é natural que a água consiga furar essa barreira quando existem falhas.

 

Com o tempo, acontece o desgaste natural e as telhas podem ficar ressecadas, quebradiças, e pontos de gotejamento aparecem.

Essa água que atravessa a cobertura pode se acumular na laje, que muito provavelmente não foi impermeabilizada – como essa laje não vai estar exposta diretamente, normalmente não é feita impermeabilização.

 

Dessa forma, a primeira medida a ser tomada é checar a cobertura.

 

Em certos casos, é possível fazer reparos pontuais, trocar as telhas quebradas ou ainda usar algum tipo de vedação no caso de telhas de fibrocimento.

Já dependendo do estado, pode ser necessário refazer todo o telhado, para resolver o problema de forma definitiva e evitando retrabalhos e intervenções constantes.

 

Felizmente, agora está disponível no mercado nacional uma solução inovadora, em 100% Silicone, que pode ser aplicada sobre praticamente qualquer superfície, sem necessidade de remover os sistemas antigos de impermeabilização.

Além disso, se a estrutura do telhado ainda está forte, não há necessidade de refazer todo o telhado – é possível repara-lo.

 

Impermeabilização de telhados com 100% Silicone

infiltração no teto

 

Uma das maiores preocupações das pessoas que estão sofrendo com a infiltração na cobertura é a necessidade de grandes obras de reparo.

 

Como normalmente os problemas só ficam expostos durante o período das chuvas, os usuários se preocupam com o fato de fazer as obras de remoção e reinstalação do telhado, e durante esse tempo de obras, os prejuízos no interior da construção serem ainda maiores.

 

Além disso, a dificuldade de encontrar mão-de-obra profissional para executar os serviços de maneira rápida, materiais de qualidade, a dificuldade de acesso, falta de garantia da maioria dos fornecedores, todos esses são fatores que preocupam.

 

Solução para grandes telhados

infiltração no teto

 

Nesse sentido, a Solução 100% Silicone é uma excelente opção para impermeabilização de grandes telhados, já que permite restaurar ao invés de refazer.

 

Não é necessário quebrar a estrutura existente

É muito comum, ao fazer orçamentos para reparo de telhados, que a própria retirada da estrutura e materiais do telhado e o descarte desse entulho em locais credenciados fiquem bastante onerosos, podendo inclusive ultrapassar os custos de um novo telhado.

A Solução 100% Silicone pode ser aplicada diretamente sobre telhados com mantas aluminizadas, revestimentos acrílicos, entre outros.

Isso resulta em obras mais rápidas, sem entulho e sem dores de cabeça.

Não causa sobrepeso

Ao refazer qualquer sistema de impermeabilização em coberturas, é muito importante levar em consideração o sobrepeso que isso pode causar na estrutura.

Com a Solução 100% Silicone, isso não é uma preocupação, já que é uma solução extremamente leve, adicionando menos de 1kg/m².

Proteção UV e conforto térmico

Não é uma prática muita comum no Brasil se preocupar com isolamento térmico, e uma grande consequência negativa dessa cultura é a dificuldade de controlar a temperatura no ambiente interno das construções.

Nesse sentido, os gastos com ar condicionado ficam ainda maiores.

Quando a Solução 100% Silicone (na cor branca) é aplicado como sistema de impermeabilização de telhado pode haver uma redução de até 35% nos custos com refrigeração (quando comparado com um telhado preto comum).

Isso ocorre não só porque a cor branca é um refletor natural de luz (fato que, sozinho, não explicaria tamanha redução), mas porque a composição química da Solução em Silicone também ajuda a manter o isolamento térmico.

Sistema sem emendas

Sabemos que as emendas e juntas são pontos críticos nas estruturas.

Onde há movimentação, seja por dilatação e contração, vibrações externas ou recalques de fundação, a probabilidade de ocorrer trincas e fissuras é maior, e se o sistema de impermeabilização não é capaz de acompanhar essas movimentações ou ainda ele mesmo é feito com emendas, surgem as falhas e elas são porta de entrada para infiltração.

Uma das grandes vantagens da impermeabilização de telhados com a Solução 100% Silicone é justamente ele ser um sistema líquido que é aplicado sem emendas.

Alta flexibilidade

Ainda no tema movimentações, é preciso entender que as falhas podem ocorrer não só nas emendas, mas em qualquer parte dos sistemas tradicionais de impermeabilização.

Por isso, é extremamente importante que a impermeabilização tenha a flexibilidade para acompanhar adequadamente qualquer tipo de movimentação das estruturas, sem comprometer a proteção contra infiltrações.

O silicone utilizado nesta Solução é capaz de se expandir sem perder suas propriedades e características de proteção das estruturas.

Resistência à lâmina d’água

Os telhados e calhas devem ser projetados e executados com caimentos determinados para garantir a drenagem da água da chuva.

Contudo, é possível que aconteçam falhas de execução e a água fique empoçada em determinados pontos por um certo período de tempo. Esse empoçamento é chamada de lâmina d’água.

Alguns sistemas tradicionais de impermeabilização não são capazes de resistir às lâminas d’água, comprometendo o sistema de impermeabilização.

O silicone utilizado neste método de impermeabilização é capaz de resistir a formação de lâminas d’água sem perder as suas propriedades.

Reparos pontuais

Outra vantagem de se usar a Solução 100% Silicone como proteção do telhado é possibilidade de fazer reparos pontuais.

Caso seja feita alguma perfuração acidental em um ponto específico, o silicone pode ser reaplicado naquela região específica.

 

A Fibersals é a empresa pioneira no serviço de impermeabilização com silicone no Brasil, oferecendo 15 anos de garantia. Saiba tudo sobre esta solução aqui.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização 100% silicone


 

 

Veja também:

 

Calhas e rufos

infiltração no teto como resolver o que fazer calhas e rufos

 

Os rufos são as proteções laterais nos encontros da cobertura com as paredes, e tem a função de evitar infiltrações.

E as calhas são os canais que captam a água da chuva do telhado.

 

Tanto a calha quanto o rufo tem um papel fundamental para garantir que não haja infiltrações no sistema de cobertura.

Porém, pode acontecer desgaste natural, falhas devido a fenômenos naturais, acúmulo de sujeira, e tantos outros motivos que comprometem esses dois elementos.

 

É preciso estar sempre atento para falhas nas calhas e rufos pois, normalmente, os resultados negativos tendem a ser mais intensos.

 

O rufo, por exemplo, por se tratar de uma barreira física primária, quando está com defeito permite que a água consiga infiltrar em bastante quantidade, e essa água acumulada na laje pode trazer sérios riscos.

Em diversas ocasiões é possível identificar casos de “cachoeiras” de água descendo pelos pontos de elétrica, ou ainda o desprendimento total dos forros de gesso que não suportaram o peso da água.

 

Veja também:

 

Lajes

infiltração no teto como resolver o que fazer lajes

 

Em certos casos, não há um sistema convencional de cobertura com telhas e calhas, e a laje fica exposta, como em terraços e coberturas de edifícios, por exemplo.

 

Nestes casos, a laje deve ter um sistema de impermeabilização para garantir estanqueidade e evitar que a água possa percolar e causar problemas de infiltração.

Existem no mercado diversas opções disponíveis.

 

Porém, um dos maiores problemas dos sistemas de impermeabilização de lajes é a sua durabilidade.

Eventualmente, a impermeabilização começa a apresentar falhas e precisa de manutenção – que normalmente não é feita.

 

A baixa durabilidade na maioria dos casos é explicada por uso de produtos de baixa qualidade, e aplicação realizada por mão-de-obra não especializada, o que compromete os sistemas e faz com que as infiltrações voltem a ocorrer.

 

Para que você entenda quais são as opções disponíveis no mercado, veja:

 

Solução em Silicone ou Sistema Fibersals em Poliéster Flexível como solução de impermeabilização de lajes? Como escolher?

impermeabilização com poliéster flexível infiltração no teto

 

Existem duas soluções modernas para a impermeabilização de lajes, que podem ser aplicadas sem quebrar nada.

 

A Solução em Silicone pode ser usada para proteção de lajes contra a infiltração.

Porém, é recomendado que ela seja aplicada nas lajes onde não há tráfego de pessoas e veículos como, por exemplo, lajes de cobertura e marquises, desde que nestes locais não haja a necessidade de acabamento personalizado.

A impermeabilização feita com a Solução 100% Silicone nas lajes é uma excelente solução quando se procura uma solução rápida e definitiva e que não seja necessárias grandes obras para retirada e descarte do sistema anterior.

 

Quando a laje tem trânsito de pessoas, como os terraços, ou de carros como os estacionamentos, ou então se faz necessário acabamento personalizado, o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível é indicado, pois oferece resistência mecânica.

Da mesma forma que a Solução em Silicone, o Sistema de impermeabilização em Poliéster Flexível pode ser aplicado sobre os revestimentos já existentes, não adiciona sobrepeso, não gera grandes quantidades de entulho, e o tráfego pode ser liberado rapidamente.

Além disso, o próprio Sistema em Poliéster Flexível pode ser aplicado com diversas texturas e ele próprio já é o acabamento, não sendo necessário um novo piso sobre ele.

 

Ainda tem dúvidas? Veja um comparativo entre os dois sistemas:

 

Resolvendo os problemas com infiltração no teto

infiltração no teto

 

Como vimos, o primeiro passo foi identificar a causa do problema.

No caso de falhas na cobertura, os reparos internos devem ser feitos apenas depois de resolvidos os problemas com as telhas, calhas, rufos, e demais elementos do telhado.

 

Um dica importante é não deixar que os problemas se intensifiquem para buscar a ajuda profissional.

A manutenção periódica do seu telhado ajuda a evitar maiores dores de cabeça no futuro.

 

Durante o período das chuvas, os problemas de infiltração se tornam mais visíveis e é justamente o período mais complicado de para fazer qualquer tipo de intervenção no sistema de cobertura.

Portanto, se antecipe aos problemas, para poder resolvê-los antes que eles tomem proporções maiores.

 

Uma vez resolvidos os pontos de infiltração, chega o momento da intervenção interna

infiltração no teto

 

Essa parte é mais simples, e dessa vez, definitiva. Recomenda-se retirar todas a parte afetada com manchas, bolor, descascamento, e refazer o revestimento novamente, desde o reboco até a pintura.

Existem no mercado alguns aditivos impermeabilizantes que podem ser utilizados.

 

No caso das lajes de cobertura com problemas de infiltração, existem soluções definitivas para o problema.

A Fibersals oferece soluções para lajes de cobertura com ou sem trânsito, sem a necessidade de quebrar nada.

 

Para lajes sem trânsito, indicamos a Solução 100% Silicone, uma novidade no mercado nacional, oferecida pioneiramente pela Fibersals.

 

Já para lajes com trânsito de pedestres ou mesmo tráfego de veículos, a solução mais indicada é o Sistema de Poliéster Flexível, que conta com diversas opções de acabamento.

 

Em ambos os sistemas, que contam com 15 anos de garantia, a aplicação é rápida e feita por equipe especializada.

Eles não adicionam sobrepeso na estrutura e podem ser aplicados sobre as estruturas existentes.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização sem quebradeira


 

Quer saber tudo sobre impermeabilização de lajes? Leia nosso guia completo sobre o tema.

Comentários

Comments are closed.